Lomadee

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Por que lançar o Nintendo 3DS XL agora?


Na madrugada do dia 22 de junho, a Nintendo anunciou em uma conferência um novo modelo do Nintendo 3DS, o Nintendo 3DS XL, com telas 90% maiores, bateria que dura mais e um cartão SD de 4 GB. Agora, a grande questão, por que ela resolveu lançá-lo agora?

A resposta para essa pergunta está na engenharia reversa de uma previsão que eu fiz, mas não cheguei a postar por falta de tempo. Eu já esperava que a Nintendo revelaria um novo modelo do Nintendo 3DS, porém, eu pensei que seria na E3 2012, entre os dias 5 e 7 de junho.

Quando a Nintendo não anunciou o novo portátil na E3, fui revisar minhas teorias para ver se havia algo errado, mas não havia. Também havia previsto que muitas empresas boicotariam a E3, evitando fazer anúncios na feira, mas nem minhas previsões mais pessimistas imaginariam que a Nintendo boicotaria o evento.

Fiquei mais tranquilo quando vi que a teoria estava correta, pois prever algo nada mais é que usar conhecimento e experiência para analisar sinais sutis, que podem passar despercebidos para outras pessoas, para determinar o curso de ação e as consequências mais prováveis.

Ergo, os sinais que me levaram a prever o surgimento de um novo modelo do Nintendo 3DS, são a resposta para a pergunta "Por que lançar o Nintendo 3DS XL agora?".

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, anunciou que quer vender 18,5 milhões de Nintendo 3DS no ano fiscal de 2012 e um dos problemas é que a Nintendo não tem a menor ideia de como fazer isso. Então eles apenas farão parecer que conseguiram chegar lá.


No ano fiscal de 2011, o Nintendo 3DS vendeu 13,5 missões e para tanto, precisou de um corte de preço monstruoso e teve jogos apressados, como Super Mario 3D Land e Mario Kart 7. Ela acha que vai conseguir um resultado ainda superior com um novo Paper Mario, Luigi's Mansion 2 e o Nintendo 3DS XL mais caro?

Há alguns meses comecei a notar sinais nas atitudes da Nintendo que indicavam vendas infladas. Não foi difícil encontrar ou interpretar esses sinais pois eles são na verdade especialidade da Sony, que inflou bastante suas vendas na época do PlayStation 2.

Enquanto o Nintendo DS XL era focado em um público idoso, com dificuldade de enxergar a tela do Nintendo DS comum, o Nintendo 3DS XL é focado diretamente no público hardcore, mas não qualquer público, exatamente o mesmo que já comprou o Nintendo 3DS.

A Nintendo quer enganar seus investidores com múltiplos portáteis para a mesma pessoa, dando a impressão de que tem mais clientes do que realmente tem. Na Europa e Japão ela nem está dando o carregador junto com o portátil, já que ele é compatível com o anterior.

Não só isso, ele será lançado em 19 de Agosto. Curiosamente, Satoru Iwata comentou que a empresa pararia de perder dinheiro com o Nintendo 3DS em setembro. É provável que ele se referisse ao lançamento do novo modelo.


De acordo com o que já sabemos sobre a Espiral da Morte, Satoru Iwata não tinha escolha, como havia comentado com Sean Malstrom. Ele está apenas tentando salvar seu próprio traseiro, pois precisa manter as previsões e os números de vendas altos e lucrar muito.

Inclusive, não acho improvável que a Nintendo revise sua projeção de vendas durante a próxima reunião com investidores, dizendo "Ops! Ganhamos mais dinheiro do que esperávamos!", como também acredita Ben Gilbert da Joystiq.

Números inflados terão consequências a longo prazo, é como construir um castelo nas nuvens, eles apenas enganam os investidores por enquanto e fazem Satoru Iwata ganhar tempo. Até agora o Presidente da Nintendo ainda acha que o Nintendo 3DS vai engatar no futuro e resolver seus problemas.

E apenas para não perder o hábito. As ações da Nintendo caíram de novo após o anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário