segunda-feira, 7 de março de 2011

Por que tanto medo Nintendo?

Para quem pode acompanhar a conferência do presidente da Nintendo, Satoru Iwata, percebeu a sua preocupação com os smathphones. Mas por que Iwata?

É normal que um mercado se sinta ameaçado por outro distinto caso venha a abocanhar um publico potencial seu. Smartphones estão ficando cada vez mais populares e com funções mais diversas e completas. Entre as funções estão os jogos. O mercado de download de jogos para smarthphones como Iphone e sistemas Androids são os mais populares e que arrecadam maior numero de vendas. Não é por menos, os jogos são divertidos e baratos (no caso do Android a maioria são gratuitos).

Todo esse "boom" dos jogos de smartphones criaram um temor entre as produtoras de hardware portáteis como a Nintendo e Sony. A ultima por sua vez já teve o desgosto de querer se aventurar por algo do tipo. O PSP Go, que vem sem entrada de midia física, apenas digital, fracassou miseravelmente.

Só que a ideia desse artigo não é discutir porque smathphones funcionam e o PSP Go não. É sobre o motivo do temor. Por que temer os smartphones?



Vamos comparar alguns valores de vendas de hardware:

Iphone - Total de vendas até o final de 2010 - 75 milhões

Nintendo DS - Total de vendas até o final de 2010 - 145 milhões


Agora de softwares mais vendidos:

Angry Birds - Total de vendas até o final de 2010 - 12 milhões

New Super Mario Bros - Total de vendas até o final de 2010 - 25 milhões

Comparem os números e veja quem deve temer quem. Se eu fosse a Apple ficaria assustada com a força da Nintendo caso ela fosse querer se aventurar no mercado de "gadgets". Mas esta acontecendo o inverso: a Nintendo é quem esta assustada. A sua ideia é se inserir no mercado de "gadgets" para proteger o mercado de vídeo games, e não para expandi-lo

A Apple é líder indiscutivel no mercado de "gadgets". Para quem não conhece o termo , ele significa geringonça, ou seja, aparelhos eletronicos com funções especificas. São eletronicos para se usar no dia a dia com alguma usuabilidade útil. Como ipods são úteis para ouvir e carregar suas musicas, celulares para ligações e tablets para leitura. São ferramentas de auxilio para o cotidiano. Enquanto jogos são entretenimento. Não são úteis para o seu dia a dia exceto para uma coisa: matar o tempo. É assim que o publico vê os jogos para smartphone, matadores de tempo. Ninguém liga seu ipod para ouvir musica em casa, ninguém liga seu celular para jogar Andry Birds. Eles são ferramentas para te entreter quando você precisar disso. São jogos "melhor isso do que a sala de espera do médico".

Jogos para celular existem a muitos anos. Quem nunca jogou Snake, o famoso jogo da cobrinha? Eu era viciado e adorava, mas ainda sim tinha o meu Game Boy. Eram objetivos diferentes. Enquanto a cobrinha matava o tédio, o Game Boy me fazia se divertir em um mundo incrível de pokemons. Assim como eu não gostaria de jogar Pokemon em meu celular, eu não compraria um cartucho para jogar Snake.

Mas não é assim que pensa a Nintendo. Ela esta se sentindo ameaçada pelos preços, pelo modelo do sistema de distribuição online, e pela variedade de jogos. O seu Nintendo 3DS é uma mistura de vídeo games, com multi funcionalidades inúteis como reprodução de filmes e fotos. Quando Iwata começou a conferencia dizendo "Conteúdo é o Rei" imaginei que falasse de jogos, e não de filmes, fotos e Internet. Alguém realmente vai comprar um 3DS para ver filmes em 3D? Eu não chamo isso de conteúdo, eu
chamo isso de encher linguiça! A Nintendo está transformando seu novo portátil em um "gadget" e não em um vídeo game. Quando eu falo de conteúdo, falo de jogos, mais especificamente, conteúdos para jogos.

Jogos de smartphones não possuem muito conteúdo, enquanto os jogos de Nintendo DS possuem de sobra. Mais pessoas pagaram mais por New Mario que por Angry Birds(que custa apenas U$ 0,99 na AppStore, contra U$40 de New Mario). Existe um motivo para isso. New Super Mario Bros. é um jogo divertidissimo, com muitas fases, desafios, inimigos e lugares para explorar. É uma experienca melhor e mais completa que nenhum smartphone é capaz de oferecer.

A Nintendo deveria temer a falta de interesse nos seus jogos, já que exceto Super Mario Bros, todas as suas franquias mais famosas estão em decadência, vendendo cada vez menos. Ao invez de focar no sistema de negócios que só vai faze-la remar para onde o PSP Go já naufragou.

2 comentários:

  1. Nossa, nunca li tanta merda. Essa comparação de números de vendas não faz o menor sentido, principalmente porque o Nintendo DS está no mercado desde 2004, enquanto o iPhone foi lançado em 2007. E dizer que jogos para smartphones não têm conteúdo é uma generalização absurda, assim como dizer que todos os jogos para Nintendo DS são riquíssimos em conteúdo.

    O medo da Nintendo é resultado do próprio público no qual ela fez tanta questão de focar: os jogadores casuais. Para eles tanto faz se a plataforma é Sega, Nintendo, Sony ou Apple, o que interessa é jogar - ou "passar o tempo", como o autor disse. Esse público não está nem aí para marcas, franquias ou títulos exclusivos. É o público que olha para um Nintendo DS e para um iPhone e acha que são a mesma coisa, ou que o iPhone é ainda melhor por também servir como telefone e assim economizar a compra de outro produto.

    Os smartphones estão bem mais preparados para oferecer conteúdo para este público, com suas centenas de jogos lançados diariamente a preços baixíssimos, sem terem que passar pelo famigerado "selo Nintendo de qualidade". A Nintendo realmente está desesperada e tornou o 3DS um produto um tanto quanto espalhafatoso, mas o melhor que ela pode fazer no momento é deixar os brinquedinhos de lado e voltar a fazer video games como sempre fez.

    ResponderExcluir
  2. Talvez eu deveria ser mais especifico ao comentar sobre as vendas, mas eu não queria me atentar muito nisso mesmo. Só quis mostrar que o Nintendo DS é mais popular que o Iphone e suas vendas não foram abaladas com o lançamente do Iphone e Android.

    Sobre essa de diferenças de publicos, as pessoas não são burras, elas coseguem perceber a diferença entre jogar Angry Birds ou Plants vs Zombies e jogar New Mario Bros ou Mario Kart. Se eles querem "matar o tempo", vão comprar jogos para seus smartphones, se querem se "divertir" vão comprar um Nintendo DS.

    Obrigado pelo comentario ;D

    ResponderExcluir