quarta-feira, 27 de março de 2019

Mais Indies? ID@Xbox Game Pass


Lembram que a Microsoft também anunciou um vídeo de anúncios depois da Nintendo Nindies e do State of Play da Sony? O vídeo dela é chamado ID@Xbox Game Pass e foca-se mais em games independentes, especificamente alguns que vao entrar no Game Pass desde seu lançamento.

Temos apresentadores semelhantes ao Nintendo Nindies, porém com mais espaço para os desenvolvedores. No início eu achei legal colocar os desenvolvedores para falarem de seus jogos, mas eles enrolam um bocado e apesar de ser um vídeo curto de 13 minutos fez eu me sentir vendo algo de meia hora.

Normalmente eu não linko o vídeo inteiro, só os vídeos dos jogos individuais, mas a Microsoft nem mesmo postou os vídeos de todos os jogos no seu canal do YouTube, então melhor que vejam por aqui alguns deles. Alguns canais fizeram cortes da apresentação, mas esse tipo de vídeo é mais temperamental e pode sair do ar com o tempo.


Killer Queen Black

Um jogo multiplayer com gráficos 2D oito bits que parece uma partida de Towerfall com 4 pessoas. Eu não acho que gráficos 2D tão pequenos funcionem bem para jogos multiplayer onde você tem que estar tão ciente de tudo. Dois times com quatro jogadores se enfrentam com diferente classes de abelhas humanoides e há diferentes formas de vencer, seja por confronto direto, por coleta de itens ou... lesma? Não entendi essa. Sai para Xbox One, Switch e PC no terceiro trimestre de 2019.


Outer Wilds

Este é um jogo um pouco estranho de exploração espacial que tem algo que eu particularmente gosto: looping de tempo. Há algum grande mistério sobre por que esse universo está em looping (não é sempre um buraco negro?) e você precisa explorar sempre com essa limitação de que tudo voltará atrás e só o seu conhecimento permanece. Infelizmente parece focado demais na narrativa e um pouco chato de jogar. Será lançado para Xbox One e PC, ainda sem data.


Cinco jogos, quatro caixas

Na sequência houve um vídeo com um pouco sobre cinco jogos: Void Bastards, Operencia, Supermarket Shriek, The Good Life e After Party. Também foram sorteados quatro Xbox personalizados desses jogos, exceto por The Good Life, para quem tweetasse sobre o evento. Note que nem Nintendo nem Sony costumam fazer sorteios para se promover nesses casos, uma das vantagens do cheat de dinheiro infinito da Microsoft.


Void Bastards

O primeiro deles foi Void Bastards, um jogo que eu gostei bastante. O visual em cel-shading com cores vibrantes é muito agradável e o combate parece simples de começar e cheio de elementos para se aprofundar. Em alguns momentos o jogo pareceu excessivamente complicado em seu balanço entre ação e estratégia mas ainda parece muito bom. Sai ainda esse ano para Xbox One e PC.


Operencia: The Stolen Sun

Eu até queria olhar para Operencia com bons olhos, pois é da Zen Studios e eu gosto bastante da companhia, porém não tá com cara de que vai ser algo muito fora do comum. Basicamente é um dungeon crawler com movimentação predeterminada por blocos, no estilo de séries como Etrian Odyssey. É um pouco básico demais e para piorar o jogo só sai em 2020 no Xbox One e PC.


Supermarket Shriek

Uma divertida corrida em um carrinho de supermercado pilotado por um garoto e um bode que controlam o movimento do carro de acordo com o quanto se inclinam individualmente. Visualmente o jogo é agradável e o conceito parece divertido, porém também não é nada muito profundo e não imagino durando mais do que um dia ou como um party game leve. Ele sai no verão norte-americano, nosso inverno, para Xbox One, PlayStation 4 e Switch.


The Good Life

Este é um jogo de aventura bem charmoso que estou esperando mesmo que não seja tão bom. Houve um bocado de polêmicas ao redor do seu desenvolvimento com kickstarters, criadores nervosos, entre outros. O jogo segue a história de Naomi, uma jornalista falida de Nova York que se muda para a cidade britânica do interior chamada Rainy Woods. Aos poucos o jogador trabalha documentando as notícias da cidade e desvenda seus mistérios, como o fato de que durante a noite todos viram cães e gatos. O jogo sai no final do ano para Xbox One, PlayStation 4 e PC.


Afterparty

Aqui temos o jogo mais bizarro da apresentação, então terei um pouco de dificuldade de descrevê-lo. Afterparty é um jogo de aventura sobre Milo e Lola, dois amigos de faculdade que subitamente morrem e vão parar no inferno. Para voltar à Terra eles precisam desafiar e vencer Satã em um duelo de quem bebe mais.


Não entendi bem como o jogo anda, mas presumo que o jogador vá construindo resistência ao álcool em vários bares antes de enfrentar Satã. O jogo parece focado demais na história, com a maior parte do conteúdo focada em acessar diálogos e ponderar sobre qual o significado da amizade... *suspiro* eu achei bem chato. Ele sai em 2019 para Xbox One e PC.

Blazing Chrome

O mais novo jogo brasileiro da Joymasher, estúdio criador de títulos como Oniken e Odallus. Enquanto estes dois últimos não faziam muito o meu gosto, Blazing Chrome parece incrível e muito promissor. A jogabilidade segue a vibe do clássico Contra: Hard Corps de Mega Drive, um jogo repleto de ação com reviravoltas constantes na forma de jogar.


Conclusão

O evento da Microsoft mostrou alguns jogos bons, mas foi bem mais aleatório que uma direct. Alguns deles são multiplataforma, outros nem data de lançamento tem e a Microsoft estava mais focada no lance de "Quando lançar, vai estar no Game Pass". Acho que anúncios mensais com o que entra no serviço naquele mês são mais práticos do que anunciar com mais de um ano de antecedência que um Indie vai entrar no serviço quando sair.

Amazon:

Nenhum comentário:

Postar um comentário