sexta-feira, 1 de março de 2019

Nintendo revela Pokémon Sword & ZZzzzz


No dia 27 de fevereiro, aniversário de Pokémon Red & Green no Japão, a Nintendo realizou uma Nintendo Direct para revelar o próximo título da franquia. Os novos jogos são Pokémon Sword & Shield para Nintendo Switch, espada e escudo basicamente. O mais impressionante é que eu fui para a Direct esperando pouco e ainda assim saí decepcionado.


A Direct começou com uma cena rápida de recapitulação com cenas de vários jogos passando. Como eu estava com expectativas baixas até pensei: "Sabe, se a Nintendo lançasse uma coletânea dos jogos passados para o Switch, eu acharia legal". Afinal, seria bacana jogar os Pokémons do Nintendo DS e 3DS em uma resolução decente.

Então veio a revelação de Pokémon Sword e Shield propriamente dita. Vamos analisar rapidamente coisas que não interessam muito para tirá-las do caminho. Eu apostaria que a temática do jogo é baseada na cidade de Londres, como rumores já disseram antes, mas ainda adiciono algo. Acredito que será uma versão steampunk, um tema que vem crescendo nos últimos anos no Japão. Gosto de Londres, fish and chips mate, mas acho que essa versão antiga pode ser um pouco melancólica para um jogo de Pokémon.

Não tenho praticamente nada a dizer sobre o mapa e os iniciais, tudo parece um pouco genérico e formulaico. Esta revelação teve o mesmo impacto de um "Pokémon Bambolê & Bilboquê", é exatamente o que é esperado, sem qualquer surpresa. Poderia ser a revelação de qualquer um dos jogos anteriores de Pokémon, os iniciais poderiam ser de qualquer jogo, sem nada de especial, e esse sentimento podia ser sentido no ar durante a Direct.


Ao contrário de Astral Chain que elogiei recentemente, Pokémon está extremamente sem ambição, contente em sempre acatar ao mesmo público, sem crescer e sem evoluir. Pokémon é uma das séries da Nintendo com maior êxodo de jogadores, sempre crescendo com novas crianças que têm contato com o desenho, mas sempre perdendo velhos fãs que cansam de sempre ser mais do mesmo.

A série foi de um jogo de impressionantes 30 milhões decaindo até estagnar nos meados de 15 milhões, o que ainda é uma boa vendagem mas longe do seu total potencial. Muitos podem dizer que as vendas altas de Pokémon foram devido à febre de quando ele foi lançado, mas vimos uma febre de igual intensidade com Pokémon Go há poucos anos. O público está lá, os jogos é que não estão cativando sua imaginação.

O mais importante que Pokémon precisa no momento é: Horizonte. Por Arceus, chega de câmera aérea! Esse estilo serviu bem à série na época do GameBoy mas já passou do seu tempo. Eu quero ser capaz de enxergar a linha do horizonte no jogo.

A visão aérea, mesmo com gráficos 3D, é basicamente uma movimentação 2D. A câmera em terceira pessoa adiciona uma terceira dimensão de exploração, é todo um passo a frente. É poder enxergar algo distante, ter sua imaginação instigada e dizer "eu quero explorar aquilo". Assim como na época de Pokémon X & Y há certos momentos em que a câmera muda um pouco pra dar uma dramaticidade e exibir algum cenário bonito, mas sem a liberdade no resto do jogo.

Parece uma das minhas imagens, não é? Mas vi no Twitter

Conseguem imaginar onde GTA estaria hoje se nunca tivesse deixado sua câmera aérea? Talvez não muitas pessoas saibam, mas GTA 3 ainda tinha a visão de cima como nos originais. Recentemente com o remake de Resident Evil 2 a Capcom ficou na dúvida se deveria deixar a câmera fixa do jogo original. Podem imaginar como teria sido decepcionante?

Pokémon está estagnado há muito tempo, assim como muitas séries da Nintendo. A primeira vez que a franquia evoluiu de Red & Blue para Gold & Silver era palpável a diferença, era claramente um passo a frente, era ambicioso. Desde Ruby & Sapphire a série não dá mais passos pra frente, só para os lados, mudando levemente sua posição e andando em círculos. Quando você diz para um fã de Pokémon que a série não está indo pra frente, então ele retruca: "Como não? Veja quantos passos ela já deu".

A maioria das adições dos jogos são "gimmicks" que sustentam um jogo ou uma geração e depois acabam sendo deixados de lado como se não fossem importantes ou nunca tivessem acontecido. Como as Mega Evoluções, os Z-Moves, e assim por diante. Isso é um problema que acontece também com Mario e The Legend of Zelda.


Zelda quebrou esse ciclo de andar apenas para os lados com uma real evolução: Breath of the Wild. Eu passei anos reclamando de Zelda, que aquilo que Aonuma estava fazendo não era condizente com a franquia, que havia um Zelda muito melhor esperando para ser feito com base nos próprios valores básicos da franquia. Que um Zelda bem feito superaria até mesmo o sucesso de Skyrim. A resposta para essas reclamações foi Breath of the Wild.

Já passou da hora de Pokémon ter seu Breath of the Wild, a série merece isso. Muitas pessoas estão pensando isso e até ironizaram no Twitter: "Por que as pessoas estavam esperando por um Breath of the Wild de Pokémon se isso nunca foi prometido?". Exatamente por isso, por Breath of the Wild. Este jogo instigou a imaginação de quem comprou um Switch e essa imaginação está faminta por mais jogos desse nível, os quais a Nintendo até agora falhou em prover. É um público que não vai ficar ansioso por esse Pokémon.

Vai vender bem? Provavelmente. Pokémon sempre vende bem. A série não está falindo, porque como dito antes o grande êxodo é compensado por constantes ondas de novos fãs entrando. No entanto todo o potencial desse bolsão de fãs apenas esperando um passo pra frente para dar muito dinheiro à Pokémon Company, continuará adormecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário