sexta-feira, 10 de junho de 2011

Porque o Wii U vai falhar

Oi pessoal, voltando da ressaca da E3 2011, eu não acompanhei tanto quanto queria pois fiquei doente, mas estive presente nas conferências de imprensa principalmente e tive a oportunidade de ver o novo console da Nintendo, o Wii U.


E assim como avisei sobre o Nintendo 3DS antes, não será diferente com o Wii U, o caminho que a Nintendo está tomando a levará a inevitavelmente falhar em atingir seus objetivos. Objetivos de expansão e de dominação de mercado.

O Wii U venderá menos que o Nintendo Wii. Talvez não muito menos pois o próprio Nintendo Wii foi abandonado no meio da vida pela Nintendo e não realizou tanto do seu potencial quanto foi com o Nintendo DS, mas ainda assim, não atingirá o mesmo nível.


Enquanto o teto de vendas do Nintendo Wii atingiria fácil os 150 milhões, sendo que ele parou por volta dos 85 milhões, veja quanto potencial desperdiçado, o teto do Wii U será basicamente o mesmo do Xbox 360 e PlayStation 3, consoles que ele está tentando mimetizar, por volta de 60 milhões.

A diferença pode parecer pequena pelo potencial realizado, mas é bem impactante quanto comparamos os tetos de vendas. O Nintendo DS chegou mais perto do seu teto que o Nintendo Wii pois a Nintendo demorou mais a abandoná-lo.

Desde o anúncio do Nintendo Wii U, na E3 2011, as ações da Nintendo já caíram 10%, 5,7% em um dia e 5,2% em outro, levando-a aos níveis pré-Wii (era do GameCube). Mas vamos ser sinceros, parte disse se deve também ao fracasso do Nintendo 3DS.

A falta de uma resposta à altura para o novo portátil da Sony, o PS Vita, foi uma grande falha. Seu concorrente anuncia um produto mais parrudo, no mesmo preço, com jogos de peso e você anuncia Luigi's Mansion 2? Acabou de chamar seu produto de GameCube 2.

Mas voltando ao novo elefante branco... Vamos analisar por que o Nintendo Wii U irá falhar.



O novo controle tablet. Não importa que mantenha-se o Wii Remote e ele seja só uma adição, como diziam do 3D, como se você não gostasse pudesse apenas não usar. Ele é o "valor excepcional", ele é o que passa como destaque do novo console. Mesmo sendo opcional, ele se mistura e cria uma mensagem não clara.

A Nintendo afirmou que não irá utilizá-lo como um Tablet, o que eu acredito pois ele não é multi-touch, o que o tornará bem desconfortável de usar para outras coisas além de jogar.

A filosofia. Minha namorada olhou para o Wii U e soltou uma frase que resume bem: "Nintendo voltou com a filosofia do 'sentar o traseiro no sofá'", e é isso que qualquer um vendo esse vídeo vai sentir. Não é o vídeo de divulgação do produto oficial, mas é a aura impregnada nele.

Após cinco anos com o Nintendo Wii vencendo a sala de estar, levando videogames para o centro do entretenimento da família, o Wii U simplesmente pede licença e sai de fininho de volta pro cantinho dos jogos.

O nome. Note uma coisa curiosa, as pessoas estão com tanta vergonha alheia do Wii U, que enquanto muitas chamam o Wii de Nintendo Wii, ninguém quer atribuir o nome Nintendo ao novo console. Ninguém está falando Nintendo Wii U. Essa vergonha se estenderá ao Wii original a ponto de parar suas vendas por completo. Wii U é um nome bem parecido com Wii, o que causará confusão, assim como todo o resto das semelhanças.

A mensagem. O novo console passa uma mensagem tão confusa que as pessoas não viram que o console do vídeo era o Wii U até que foi mostrado separado. Isso porque ele não só é parecido com o Wii original, como ainda utiliza o Wii Remote como controle também, além do seu tablet.


Os jogos. O analista Michael Pachter, conhecido por só dar dicas erradas pra Nintendo durante anos, disse antes da conferência da empresa que ela tinha que conseguir as grandes Thirds Parties no barco, com títulos como Darksiders, Assassin's Creed, Batman: Arkham Asylum, Ninja Gaiden, etc., todos que foram anunciados na conferência da Nintendo.

Vamos analisar por um instante, o Nintendo Wii precisou da ajuda das Thirds Parties pra vencer no mercado? Claro que não, e era justamente isso que as irritava tanto sobre o console, elas o boicotavam com seus melhores jogos enquanto não se incomodavam de ganhar dinheiro com títulos de tranqueiras, era a garota feia que pegavam mas não apresentavam pros amigos.

Agora vamos analisar as vendas desses títulos: Darksiders: 1,7 Milhões; Assassin's Creed: 9,7 Milhões; Ninja Gaiden: 1,63 milhões; Batman: Arkham Asylum: 2,9 milhões.

Comparemos então com estes títulos: wii Sports Resort: 26,7 milhões; Mario Kart Wii: 27 milhões, New Super Mario Bros. Wii: 21,8 milhões, Wii Fit: 22,7 Milhões.

O Wii U conseguirá vender mais se focando no primeiro tipo de título ao invés do segundo? Ele não pode misturar os dois, como sabemos, o Oceano Roxo é um mito, se ele tentar captar os dois tipos de público, ele automaticamente perde o segundo, pois ele deixa de transmitir uma mensagem clara e direta.

Mas os jogos do primeiro grupo são considerados "melhores", não é mesmo? Acontece que este primeiro grupo continua não gostando da Nintendo.

A Nintendo é como aquele garoto gordinho que não sabe dizer quem são seus amigos de verdade, que quando tem dinheiro para comprar sorvete aparecem os garotos legais para acompanhá-lo e a largam assim que a vantagem pra eles acaba. A Nintendo ainda não percebeu que não tem amigos neste mercado.

Por que o segundo grupo de jogos é na verdade o melhor? Porque aumenta a penetração do seu videogame, faz com que mais pessoas o tenham em casa para a partir dali aproveitar qualquer outro jogo que sair para ele. O princípio do First Party, software desenvolvido pela fabricante do videogame, é vender o hardware, para que então as Third Parties possam vender mais de seus jogos nele.

No entanto, como rapidamente a indústria classificou todos que compraram o Wii de idiotas, ficou bem difícil pra que eles produzissem jogos que o público dele também gostasse.

Isso porque todos esses jogos do primeiro grupo, não tinham como atrativo nada que o Nintendo Wii não pudesse dar, mas ainda assim, boicotavam o console da Nintendo, pelo simples fato que não gostavam dele. Todos os estúdios colocaram seus piores times para trabalhar com o console e ainda culpavam elementos externos para seu jogos não venderem, como o público ser casual.


Yoshinori Kitase, produtor de Final Fantasy XIII, de longe o pior capítulo da série até hoje, afirmou que o que o público espera de Final Fantasy, são gráficos top de linha, apesar da performance recorde de Dragon Quest IX no Nintendo DS, ele vai insistir no mesmo esquema para Final Fantasy Xv, linear e com bons gráficos. Venderá mal em qualquer plataforma que for, inclusive o Wii ou o Wii U.

A iminente morte. Atualmente o Wii U tem um hardware mais potente que o Xbox 360 e PlayStation 3, permitindo que ele ganhe versões superiores de jogos dos dois consoles já estabelecidos no mercado há anos. Ou seja, o Wii U é o Dreamcast 2.

Reginald Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, disse que as Third Parties queriam mais potência no Wii, para assim poderem preguiçosamente converter seus jogos das outras plataformas para ele.

Ele receberá suporte por algum tempo, sem decolar nas vendas, mesmo com versões superiores dos jogos, porque obviamente ter os mesmos jogos de outros consoles com gráficos superiores não é o que faz o público escolher um videogame.

Reggie parece ter esquecido do GameCube, onde havia a potência e as Third Parties abandonaram a Nintendo do mesmo jeito, só porque não gostavam dela. Acontecerá novamente, e acontecerá depois como no Wii, quando os próximos PlayStation 4 e Xbox 720 forem mais potentes que o Wii U.

O abandono dos casuais. O público que comprou o Wii e simplesmente foi largado pela Nintendo desde 2009, nunca mais confiará na empresa, pois se antes ela não sabia que estava deixando público para trás, como foi com a evolução do NES -> Super NES -> Nintendo 64 -> GameCube, com a retomada do Nintendo Wii e evolução para o Wii U, a empresa olhou nos olhos deles e deu as costas. Agora a Nintendo pensa que eles são tão idiotas quanto as produtoras.

A impossível recuperação. Quando falei do Nintendo 3DS cheguei a dizer que haveria solução para o portátil se ele oferecesse outro valor excepcional além do 3D e lançasse os jogos certos, mas eu estava errado nessa época pois ainda não tinha percebido que os produtos tem uma identidade por si só.

Não são os jogos que fazem o videogame, é a filosofia dele, os jogos só fortalecem ou enfraquecem essa filosofia. Jogos como Wii Sports e God of War estão de acordo com a filosofia de seu videogame e repelem o consumidor que não esteja de acordo com ela.

Isso significa que não há salvação para o Nintendo 3DS ou para o Wii U. A Nintendo está numa sinuca de bico maior do que em sua época pré-Wii, pois dessa vez não há um novo público para ela conquistar, pois ele se sente traído.

O mercado de jogos ficará bem menos interessante nos próximos anos.

35 comentários:

  1. COncordo em tudo. Adeus Big N.

    ResponderExcluir
  2. se vc se sente traído, fale por vc, não pelos outros.
    é isso aí, o Wii U vai falhar porq o nome é ruim etc... oO

    haja delírio.

    ResponderExcluir
  3. É o prenúncio do fim e assim morrerá a última grande potência dos tempos antigos.

    ResponderExcluir
  4. Para de falar merda cara, você fez um mesmo artigo falando que o 3DS ia falhar, mais o mundo inteiro tá atras dele, você deve ser um sonysta ou qualquer outra merda que odeia qualquer produto da nintendo.

    ResponderExcluir
  5. Haha, o Rafael não é "Sonysta", pode ter certeza. E ele fala o que quiser no blog dele, não? Enfim...

    Eu concordo com algumas ideias, mas não todos os argumentos. E uma coisa eu gostaria não de corrigir, mas de indagar: não vi nenhuma indicação ainda de que o Wii U será mais potente que o PS3 ou X360. Se for, considero que será irrisório, pouca coisa mesmo.

    Agora, essa coisa de 3rd parties não "gostarem" da Nintendo.. Isso não existe, é tudo uma questão de modelo de negócios. O da Nintendo deve ser ruim de alguma forma - se mesmo a Apple que é uma fdp com desenvolvedoras consegue muitas parcerias, tem algo de errado ae.

    ResponderExcluir
  6. Noite de sábado.... balada nem pensar neh?
    mulher também,levanta essa bunda do computador cara, tem um mundo la fora, vai tomar um ár fresco
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Pq em td lugar eu só vejo gente revoltada contra a Nintendo por falta de jogos hardcore???? Agora que ela se propoe a por as porcarias dos games multiplataforma em sua coletânea ela tá errada? Há um porém.. o potencial do PS3 e XBOX 360 está longe de ser esgotado. não haverá um novo console tão cedo. o que passar disso é rumor de fabricante pra não mostrar que está possivelmente "acomodada".

    ResponderExcluir
  8. Bom, espero que ninguem leve em conta as coisas que vc fala aqui, já que vc é um nada no mundo dos games.
    Vc poderia analisar o mercado antes de falar qualquer coisa sobre isso.

    Até entendo o pq vc foi ignorante ao escrever esse artigo. No Brasil o mercado de games é uma coisa muito diferente de todo o resto do mundo, então não temos a minima ideia de como é ter um mercado "aquecido" da industria.

    Na boa, esse trabalho não é pra você. Fecha esse blog.
    So uma dica pra vc não perder muito tempo na sua vida.

    ResponderExcluir
  9. @Topic Lendo os comentários percebe-se porque não existem mais empresas de games de sucesso por aí e porque tem menos ainda no Brasil. O povo tem a visão MUITO limitada do mercado.

    Fora os que lêem o texto do Rafael e interpretam como "Eu, Rafael, não gostei da atitude da Nintendo e por isso ela vai falhar" enquanto o que ele diz é "A Nintendo está nadando contra tudo o que ela fez na geração passada e que deu certo, por isso vai falhar".

    @JG Tipo como você tá fazendo, né? Aposto que postou esse seu comentário de uma rave cheia de mulheres e com duas gêmeas suecas no colo.

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu fico realmente impressionado com essas pessoas que ficam defendendo e tudo, vcs podem até gostar mas tem que admitir as vezes que estão errados. Eu tenho os tres consoles, alem do psp e do 3ds. O primeiro que comprei foi o wii. Joguei uma semana com ele e está parado na estante até hj, é simplesmente uma falha horrorosa da nintendo.
    Esse novo está seguindo os mesmos caminhos do antigo, portando vai falhar também, e sim, realmente a falta de jogos bons para wii dificultou muito, afinal, ninguem quer ficar jogando mario galaxy o dia inteiro.
    Portando, antes de qualquer um ficar defendendo alguma coisa, analise todos os lados.
    Para o dono do blog, está de parabens, continue assim.

    ResponderExcluir
  11. Rapaz... tenho todos os consoles. E digo uma verdade, adoro todos, porém já ficaria feliz tendo o WII e o PS3... Os exclusivos da nintendo e os esclusivos da SONY, fazem a compra valer a pena. Mas tem aquela coisa, nem todos os jogos serão bons! Porém, No dia que a sony tiver um Mario (adoro) e no dia que a nintendo ter um uncharted, decido com quem vou ficar de verdade. Cada um me diverte da forma dele, nenhum é completo, mais os dois se completam. rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Olha, amigo, com o Wii foi a mesma coisa. Nome bizarro, baixa potência, ia morrer logo, ia ser brutalmente detonado pelo PS3 e no fim a grande piada é o PS3.

    Dificilmente o Wii U vai falhar e é mais dificil ainda que aconteça o que disseram o @Alaor e o @Pkninguem logo acima; adeus a Big N? Acorda gente, o único console morto é o PS3. Com games de third parties e as franquias invencíveis da Big N, acham mesmo que tem chance de falhar? Já estou ansioso pra por a mão no meu Nintendo Wii U!

    ResponderExcluir
  13. Hahah! "Você é um nada no mundo dos games."
    Uau!! Posta como anônimo e deve se achar O entendido nesse mundo, hahah!
    Escreve um artigo aí tb, pra gente dar risada!

    ResponderExcluir
  14. eu vejo um acessório de interação com os jogos de maneira nunca dantes vista
    xbox 360 tem o nome parecido com o xbox
    playstation portable, playstation 2, playstation 3 todos tem nome parecido com playstation.... realmente esse argumento foi, um tanto quanto, falho

    ResponderExcluir
  15. o ps3 nao é piada, pode ser no brazil, pois aqui as coisas sao absurdamente caras mesmo. Mas só pq a nintendo vende mais nao quer dizer que saja a melhor, até pq vende mais no japão.
    Realmente cada console tem seus fortes. O xbox com o kinect agora, o ps3 sempre se supera nos gráficos, e o wii com a jogabilidade do remote. Apesar de que o remote nao funcionou bem, mesmo com o motion plus. O melhor jogo que já joguei até hj foi zelda de wii, mas é um raro, é isso o que quero dizer. Apesar da nintendo ter jogos clássicos e bons sao poucos, ao contrário da sony e do xbox que tem milhares de jogos ótimos. A saida para a nintendo, que já deveria ter sido feito nessa nova geração do wii u, é um processador com nucleos para se igualar ao ps3 e se quiser continuar com esse tipo de jogabilidade, investir em um controle que seja pelo menos igual ou superior ao kinect, onde os movimento sejam realmente perfeitos com o seu corpo. Essa é minha opinião, cada um pense o que quiser.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que matéria pessimista. Não tenho Wii, tampouco nenhum video game de nova geração, só jogo no PC mesmo. Respeito a opinião do autor, hoje todos podem ter blogs e emitir sua opinião na internet, mas sinceramente, acho que o Wii U dará certo. Vai ser um console que vai unir o melhor dos dois mundos: Games da Nintendo, que sustentaram o Wii até hoje, e os jogos das empresas terceiras, que os "gamers hardcore" tanto enchiam a paciência que não tinha suporte direito. Agora com relação a gostarem ou não da Nintendo, acho tudo papo furado, pois se o console vender bem, vão fazer jogos para ele de qualquer jeito, é o dinheiro que manda, puro capitalismo. E com relação ao 3DS, é cedo falar, não teve nenhum jogo ainda que justificasse a compra, vamos esperar um tempo melhor e aí sim, com jogos que valem a pena, poder afirmar ou não se vale a pena investir nele.

    ResponderExcluir
  17. Li seu artigo sobre pq o Wii-U vai falhar e concordamos em alguma coisa. Ele vai falhar. Entretanto, nenhum dos motivos eh aquele que vc citou.

    Vc apontou muito bem que o Wii-U procura ter melhor dos dois mundos (casual e hardcore). Acredito até pela força que o nome Wii tem, ele pode conseguir os casuals. Entretanto, com os hardcore eles ja esta falahando por outros problemas. Um deles, mais importante de todos, eh o fato que a Nintendo não esta dando surporte de rede aos 3rd publisher. Ou seja, igual ao Wii ninguem vai querer lançar games lá.

    O seu argumento que os 3rd publishers não gostam da Nintendo eh falho. Motivo pela qual eles não lançavam games pro Wii foi pela baixissimas vendas do games que eram do Wii que nao fossem da Nintendo. E mesmo alguns da propria Nintendo falharam.

    Exemplo: Metroid: the other M, vendeu menos que 1M. Kirby Epic Yarn vendeu 1.59 M. Entretanto, Call of Duty Morden Warfare 2, vendeu so 25M. RDR vendeu 7M, Mass effect vendeu 7M. Gears of wars vendeu mais de 7M.

    Problema do Wii era, publico casual, só compra game casual. Todos os top games dele sao casual. Unica pessoa que lucrava com Wii era a Nintendo.

    ResponderExcluir
  18. Engraçado que falam que o wii é uma merda etc...
    eu acho assim: as vendas falam tudo.
    então respeito ao defecarem pela boca falando que wii é isso e aquilo.

    ao invés disso, ajudem a sony a correr atrás do prejuizo e tentar pelo menos os 80 milhões antes de lançar o prox console.

    essa geração, a nintendo levou.

    ResponderExcluir
  19. Cala boca cara , engraçado como o povo fala mal da nintendo , mas adora copiar as ideais deles. E ainda tem povo muito invejoso que fica falhando que vai falhar e talz ,só por que não tem a capacidade de criar nada.

    ResponderExcluir
  20. "se vc se sente traído, fale por vc, não pelos outros.
    é isso aí, o Wii U vai falhar porq o nome é ruim etc... oO

    haja delírio."

    "Engraçado que falam que o wii é uma merda etc...
    eu acho assim: as vendas falam tudo.
    então respeito ao defecarem pela boca falando que wii é isso e aquilo.

    ao invés disso, ajudem a sony a correr atrás do prejuizo e tentar pelo menos os 80 milhões antes de lançar o prox console.

    essa geração, a nintendo levou."

    1-provavelmente vcs são os idiotas que compraram Wii e se arrependera, e o Wii vendeu mais porque possuia uma proposta interessante, até paea aqueles que não jogavam videogames, por isso vendeu mais, ou vc acha que tem mais gamers no mundo do que pessoas???

    Li seu artigo sobre pq o Wii-U vai falhar e concordamos em alguma coisa. Ele vai falhar. Entretanto, nenhum dos motivos eh aquele que vc citou.

    "Vc apontou muito bem que o Wii-U procura ter melhor dos dois mundos (casual e hardcore). Acredito até pela força que o nome Wii tem, ele pode conseguir os casuals. Entretanto, com os hardcore eles ja esta falahando por outros problemas. Um deles, mais importante de todos, eh o fato que a Nintendo não esta dando surporte de rede aos 3rd publisher. Ou seja, igual ao Wii ninguem vai querer lançar games lá.

    O seu argumento que os 3rd publishers não gostam da Nintendo eh falho. Motivo pela qual eles não lançavam games pro Wii foi pela baixissimas vendas do games que eram do Wii que nao fossem da Nintendo. E mesmo alguns da propria Nintendo falharam.

    Exemplo: Metroid: the other M, vendeu menos que 1M. Kirby Epic Yarn vendeu 1.59 M. Entretanto, Call of Duty Morden Warfare 2, vendeu so 25M. RDR vendeu 7M, Mass effect vendeu 7M. Gears of wars vendeu mais de 7M.

    Problema do Wii era, publico casual, só compra game casual. Todos os top games dele sao casual. Unica pessoa que lucrava com Wii era a Nintendo."

    Concordo plenamente

    ResponderExcluir
  21. parei qdo o idiota diz que o Nintendo Wii, maior vendedor da geraçao, " falhou" ...


    que idiota....

    ResponderExcluir
  22. gostaria q cada pessoa prevendo o futuro dos videogames expressasse exatamente oq eles gostariam de ver.

    porq se a nintendo faz jogos 'causais', ela não vai conseguir se sustentar num mercado limitado e vai morrer. e se ela faz jogos hardcore (o que nunca vai acontecer), ela está remando contra o q sempre defendeu.

    o wiiu, da parte da nintendo, vai ser a mesmíssima coisa q o wii. as thirds podem ou nao fazer alguma diferença pra esse restrito publico gamer, mas é só isso.

    pra finalizar, esqueçam esse raciocinio adolescente de "XYZ nao gostam da nintendo", "nintendo é o garoto excluído", mimimi.

    empresas nao gostam de nada, empresas só se importam com: DINHEIRO. vendas, custos de desenvolvimento, logística -- essas são as unicas coisas que importam a uma empresa. e nada mais.

    ResponderExcluir
  23. Sério mesmo, falam que o cara não manja de indústria de games, mas quando ele disse que o 3ds iria falhar,e está falhando,e o outro cara que falou da balada sábado a noite, sério mesmo? Enquanto você tá tendo os seus 10 minutos de putaria beijando uma desconhecida, o cara ganha dinheiro escrevendo artigos, e tem namorada, parem de chamar ele de sonysta ou coisa do tipo, se você leu tudo viu que ele foi imparcial em relação às empresas.
    Argumentos como wii tem gráficos podres, etc não são agumentos, aprendam a ter uma discussão como pessoas civilizadas.

    ResponderExcluir
  24. pra mim tanto faz, se eu pudesse tinha todos os consoles... mais eu n tenho dinheiro... Ò.Ó

    ResponderExcluir
  25. Olha, eu tenho o nintendo Wii, e gosto muito do console, pois ele tem uma proposta ótima e jogos (principalmente aqueles clássicos como mario, zelda, metroid, dk) são muito produtivos, adoro passar o tempo jogando super smash bros. brawl pro exemplo. Mas é a minha opnião né! Mas também acho que o Wii U pode falhar.. PORQUE AO INVES DE FAZEREM UM NOVO CONSOLE, ELES NÃO LANÇAM O CONTROLE-TABLET COMO ACESSÓRIO DO PRÓPRIO WII? iria ser bem melhor, porque lançar um novo console que é praticamente idêntico ao anterior é uma certa perda de tempo, porque ela pode acabar decepcionando milhões de fãs por aí. o wii u não é nada mais que o nintendo wii com um novo controle, porque a atração de verdade é o controle que parece um tablet, porque a jogabilidade do Wii U vai ser identica ao do wii, mas claro, muda por causa do outro controle, que é a novidade. A nintendo deveria parar para pensar nisso, eles ainda tem tempo para salvar a 'vida' deles. Mas eu garanto, que mesmo ano que vem lançando o Wii U (que provavelmente vai chegar no brasil em 2013), eu vou continuar com o meu Nintendo Wii, porque eu posso muito bem comprar apenas o control-tablet, pois ele vai ter retrocompatibilidade mesmo... É isso o que eu penso. Nintendo, se ajude.

    ResponderExcluir
  26. Sou veterano de games desde 1989 com o glorioso sega genesis e era um viciado inveterado jogava em media 8 horas por dia....Comprei um xbox 360 em 2009 e fiquei espantado com seus gráficos...Contudo, por falta de algo inovador, resolvi trocar meu xbox 360 por um Wii. Sabem o que descobri???O console é simplesmente fantástico!!!Uma filosofia nova, diferente, joguei vários títulos do 360, com gráficos legais,mas nada inovador, nenhum me divertiu tanto quanto os games do wii como wii sports, mario party 8, house of dead 2 etc...Pq??Pq o wii m fez ver que sou um jogador casual e não mais um "gamer hardcore" dos anos 90 que jogava 8 hrs por dia...Hoje jogo wii com meu filho de 5 anos e racho de rir com nossas disputas em mario tennis no máximo 2 hrs de jogatina.......Achei o post bem feito pois a proposta inovadora do wii reflete nas suas vendas....E concordo e considero que a nintendo é descriminada pelar softhouses pq esta só fazem games para hardcore e não para casuais, mas principalmente devido a seu presidente que tem fama de jogar duríssimo no mundo dos negócios, o que cria uma certa antipatia nos parceiros...uma pena....mas viva o wii

    ResponderExcluir
  27. Isso ai,manda a nintendo pros quintos!E quem defende ela,no dia q 1 console da nintendo passar o PS2 vcs veem falar mal do artigo.

    ResponderExcluir
  28. caralho, quanto fanboy qualquerista imbecil vomitando merda.

    o outro ali falando de sábado à noite. amigo, ser descolado numa caixinha de comentários de um blog é top4 coisas mais boçais do comportamento humano. vá chupar uma buceta.

    amplexos

    ResponderExcluir
  29. esse foi o pior site q eu já vi na minha vida!!!
    se não gostam da nintendo porque falam dela para de falar.
    gosta do ps3 fala dele de como ele é bom não falem da nintendo.

    ResponderExcluir
  30. muito bom. não concordo com um monte de coisas mas acho que vc está certo em muitas outras. fundamentalmente acho que voce esta errado. o wii 2 (odiei o nome preferia que mantiessem o nintendo café mas tambem não gostei do cube preferia o dolphin olha a sonoridade nintendo dolphin x nintendo cube ou nintendo café e nintendo wiiu) falhar ou não falhar é só uma questão de preço do wii2, da potencia dos consoles da rival e o tempo que levarão para lança-los. o wii tem potencial, está sendo muito esperado, tem um bom apoio (o que faz o jogo hoje fundamentalmente são os first, no ps3 god of war e afins na nintendo mario, zelda metroid e afins, mas o apoio de thirds é importante para nao ficar com cara de aé quando aquele jogo perfeito for lançado para os dois rivais e nao para o meu console), alem disto o fato de a nintedo ter pouco apoio das thirds me obrigou a comprar dois consoles, um wii e um ps3 (deveria ter sido um xbox pelo kinect, mas pesou god of war, shadow of colossus e ico,). Ao meu ver as coisas não estão tão definidas quanto para voce, a conta para mim é simples. se o wii sair por menos de 400 dolares de preferencia 350 vai vender como agua, se sair caro vai sair mais ou menos, e dependera dos concorrentes, se sairem muito tempo depois e tiverem potencia mais alta um pouco essa é da nintendo, se sair pouco tempo depois e tiver potencia mais ou menos semelhante vai ser briga feia, se sair depois e tiver potencia muito superior ai fujam para as montanhas, o wii2 falhou. Não vejo grandes problemas em atender os dois publicos, os casuais não tem ainda para onde fugir, é nintendo ou nintendo, apesar do otimo kinect e da copia do ps3 nao há suporte em jogos e não há marketing. Aqui por exemplo se o wii tivesse apoio de thirdies eu jogaria e jogaria com minha esposa os casuais.

    ResponderExcluir
  31. eu não me lembro de nenhum game que ganhou a geraçaõ por que foi o mais foda. Pelo contrario parece que os mais fracos sempre ganham. O nes ganhou do master, super do mega, psx do saturn e 64, ps2 do cube e xbox, wii do ps3 e xbox2. Eu acredito que quem ganha a geração tenha algo a ver com quem sai primeiro, mas o snes fugiria a essa regra. talvez uma combinação disto e da presença de alguns jogos chave. por exemplo o nintendinho tinha mario e o master nenhum game para rivalizar, quando o sonic saiu ja era era do 16 bits. Na geração seguinte as coisas ficaram meio empatadas, acredito que o sucesso de mario definiu as coisas em favor da nintendo apesar de sonic. Na geraçao seguinte quando o 64 saiu o psx ja estava estabelecido, e games como teken 2 e 3, final fantasy 7, 8 e 9 embora bem rivalizados por mario zelda 007 e starfox acabou deixando as coisas para o psx mesmo, note que desta vez foram as thirdies que resolveram o imbroglio na verdade a nintendo fez muitas exigencias afastando elas. no ps2 veio o embalo do ps1, god of war e o lançamento na frente enquanto os rivais não tinham muito o que mostrar. No wii a nintendo atraiu um publico diferente e vende justamente para eles, quando se pega aqueles jogadores das gerações anteriores inclusive snes acredito que a nintendo perdeu mercado

    ResponderExcluir
  32. nunca li tanta idiotice na minha vida, tenho um wii e não me arrependo e pretendo comprar o wiiu assim q for possivel.

    ResponderExcluir
  33. pior site que ja entrei o autor do texto escreve muito mal nunca mais vo entrar

    ResponderExcluir
  34. O.o como assiiiiiiiim? kkk frescurada nivel expert, pra mim nao existe videogame perfeito, nem melhor q o outro, e como se fosse a mesma merda modificada, quem gosta dos jogos da nintendo vai optar por um nintendo, quem quer jogar ps3 compra um ps3, e sem +, potencia, grafico, frescura na minha opiniao, temos q escolher simplesmente pelos titulos, ou se for o caso a inovaçao trazida pelo console, como o kinect do xbox, o controle do wii...vamos voltar pro passado, quem era mais potente? o mega drive ou o super nintendo? quem teve mais sucesso? o n64 e o ps1? quem trouxe a inovaçao e teve mais sucesso? quem era mais potente o GC ou o play2? quem teve mais sucesso? mas parece q nessa geraçao podem fazer qualquer merda com lindos graficos e uma jogabilidade porca q vao considerar melhor so pq tem graficos melhores q tal game.

    acho q eu ficaria com o xbox por ter bons graficos e uma inovaçao que é o kinect, mas ai eu lembro dos titulos pra ele... ai prefiro ficar com um wii ultrapaçado, mas ai eu lembro q o wii vai virar um ps3 da vida tambem... ai do 3 pulinhos e acabo com um supernintendo.

    bom, eu com experiencia com os 3 consoles, prefiro o wii, pela diversao q ele me proporcionou, o ps3 pude testar alguns jogos e demos, e nao me agradaram muito, gostei bastante dos jogos com kinect do xbox, mas senti falta de alguns jogos...enfim

    ResponderExcluir