quarta-feira, 10 de abril de 2019

Earth Defense Force: Iron Rain - Nova esperança ou novo Armageddon


Mas pera aí Rafael, você não acabou de falar sobre Earth Defense Force 5? O combinado não é que só temos que aturar você falando sobre essa série uma vez por ano? Bom caro leitor, normalmente sim, mas tivemos aqui uma reviravolta que me leva a falar de um novo jogo na franquia: Earth Defense Force: Iron Rain, que será lançado essa semana, apenas 4 meses após o lançamento de EDF 5.

Começa pelo seguinte ponto: Earth Defense Force 5 e praticamente todos os outros jogos da série são desenvolvidos pela Sandlot, uma empresinha japonesa genial que eu quero apertar as bochechas sempre. Porém Earth Defense Force: Iron Rain foi desenvolvido por outra empresa, a também nipônica Yuke, com um objetivo totalmente diferente.


A intenção é tornar a série mais atraente para o ocidente, porém da última vez que isso foi tentado acabamos com o terrível Earth Defense Force: Insect Armageddon da Vicious Cycle Software que simplesmente não entendia nada do que fazia a série interessante. A Yuke olha para a Sandlot como um senpai e parece respeitar mais o que o jogo simboliza, então nesse ponto pelo menos eu tenho um pouco mais de esperança.

Um ponto que eu acho inevitável é que provavelmente o jogo não terá o sistema de danos aos membros de EDF 5 e Zangeki no Reginleiv. Por ser outra produtora que praticamente desenvolveu outro jogo ao mesmo tempo que a Sandlot, então não devem ter ido pela mesma direção que ela foi com o quinto jogo.

Aparentemente Iron Rain só terá umas cinquenta missões, o que é muito pouco para o padrão da série, mas pode trazer uma experiência diferente da campanha de cem missões tradicionais de EDF. O jogo utilizará um sistema estranho de créditos nos quais você junta dinheiro pra comprar suas armas novas e melhorar seu personagem. É um pouco estranho, mas não posso julgar no momento se melhor ou pior que o atual.

Don't stop me now! Cause I'm having a good time!

O visual do jogo é bem diferente pois Iron Rain tenta ser mais realista à primeira vista. Isso se reflete em vários conceitos. Nada é apresentado apenas como algo natural sem explicação. Por exemplo, os personagens só são super resistentes porque usam exoesqueletos, se suas armas fizerem coisas impressionantes o jogo vai detalhar qual a fonte de energia delas e assim por diante.

No entanto logo depois o realismo vai pra casa do... pelos ares, com a introdução de novidades totalmente loucas e aparentemente muito divertidas. Uma delas é a nova classe Prowl Rider que é basicamente uma cópia dos caçadores de Ataque dos Titãs. Outra loucura é a capacidade de montar um dos insetos de alguma forma bizarra que não consigo entender. Todas as classes agora têm variantes masculinas e femininas.

Um ponto que me divide é que os personagens genéricos de EDF são substituídos por personagens de verdade com nomes e histórias que você poderá seguir. Alguns são promissores, mas não sei se isso é uma boa coisa. O multiplayer também parece ter sido ampliado pra um total de seis pessoas segundo as imagens, ao contrário dos grupos com quatro de EDF 5.


No início eu fiquei bem empolgado com as novidades de Iron Rain, não com todas, mas com as grandes mudanças na jogabilidade já que EDF 5 já tinha sido um passo tão impressionante pra franquia. Por outro lado o fato de que não é o mesmo estúdio desenvolvendo e que algumas mudanças parecem estranhas me preocupa.

Infelizmente a menos que eu consiga mexer uns contatinhos para conseguir uma cópia de review de EDF: Iron Rain, eu não vou ter como falar sobre o jogo por um bom tempo, até que ele seja vendido em uma promoção já que a cotação do dólar está valendo quase 4 formigas gigantes.

Amazon:


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário