segunda-feira, 25 de maio de 2015

Arte moderna e jogos antigos

Este é um vídeo da Prager University que eu acho muito interessante, chamado "Por que arte moderna é tão ruim?". Infelizmente ele só está disponível em inglês. Ele menciona como o "Profundo, inspirador e belo" foram substitúdos pelo "Novo, diferente e feio" em um movimento de relativismo artístico.

Provavelmente vocês notarão a ligação entre esse vídeo e o que falamos aqui no blog sobre jogos. Sempre somos acusados de sermos nostálgicos por apontar que "antigamente era melhor", mas as mesmas críticas relacionadas à arte moderna podem ser feitas aos jogos modernos.

As afirmações feitas no vídeo são o tipo de coisa que deixam "artistas" loucos, pois dizem que expressão pessoal não é o mesmo que arte, e que mesmo arte, ainda pode ter sua qualidade medida. Há também alguns dos mesmos problemas levantados pela velha discussão "Jogos são arte?"

Obviamente há pontos onde também discordamos do vídeo, como quando eles acreditam que para medir a arte é preciso de especialistas, pois aqui sempre damos o poder ao público. Também não concordamos com algumas das ideias deles sobre como trazer os valores antigos de volta.

Ainda assim vale a pena ser assistido



Nenhum comentário:

Postar um comentário