segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Como o PlayStation 3 superou o Xbox 360 em gráficos

Recentemente encontrei perdidos pelo HD uma série de artigos que escrevi para um site europeu e que não chegaram a ser publicados em português, então como ando sem tempo de escrever algo original, pensei em dar uma traduzida neles.

Algumas abordagens são sobre assuntos mais superficiais, como gráficos, coisas que hoje em dia eu raramente falaria, mas não deixam de ser interessantes.

Este foi publicado originalmente como "Easy Comes, Easy Goes" (Vem Fácil, Vai Fácil) e foi retirado do ar por questões contratuais. Ele fala sobre como o PlayStation 3 conseguiu superar o Xbox 360 graficamente a longo prazo.

Você é um entusiasta gráfico? Então imagino que normalmente você está pulando de uma plataforma para a outra, como Xbox 360, PlayStation 3, isso para não mencionar o PC.

No início, os jogos pareciam melhores e mais polidos no Xbox 360, então o PlayStation 3 empatou com alguns jogos, e às vezes o superou, mas ainda era raro. De repente, os exclusivos do PlayStation 3 começaram a superar os exclusivos do Xbox 360 graficamente com boa vantagem. Podemos pensar na série Uncharted ou Killzone contra Gears of War 2.

Mas o que aconteceu? Por que o Xbox 360, que estava liderando com uma vasta vantagem, começou a perder graficamente para o PlayStation 3? Essa é uma longa história, que remete a como os videogames costumavam funcionar.


No início, videogames eram feitos para serem difíceis de programar. Sério, montar o melhor hardware possível com o mínimo de custo era muito mais importante do que torná-lo fácil de programar.

Então muita coisa parece ilógica, como o fato de que precisa-se de mais poder para emular um Atari do que um NES. Apesar do NES ser mais poderoso, o Atari era uma bagunça pior, montada da melhor maneira que eles puderam na época.

E por que isso é importante? Bom, como você pode ver, cada videogame era um conjunto de peças aleatórias unidas, então, atenção aqui, havia uma "curva de aprendizado", para dominar essas peças.

Mas isso começou a dar errado com o Nintendo 64, que era difícil demais de programar no início e o 3D ainda era novo naquela época. E realmente falhou miseravelmente no Sega Saturno, que não conseguia se decidir se era uma máquina 2D ou 3D e tinha tantos gargalos que dava pra cantar "99 garrafas de cerveja no muro".

Porém, havia vantagens nessa "curva de aprendizado", havia a impressão que o console evoluía durante o seu ciclo de vida, e isso ajudava a mantê-lo sempre revigorado, com novos elementos surgindo em novos jogos.

Não há exemplo melhor do que o PlayStation 2, que teve um começo lento com conversões inferiores do Dreamcast e jogos que não traziam os impressionantes gráficos prometidos, mas no final apresentou jogos como God of War e Shadow of the Colossus (agora estou começando a soar como Jack Tretton)

O primeiro dos consoles a quebrar a regra da dificuldade e oferecer benefícios aos desenvolvedores foi o GameCube. A Nintendo pensou ter aprendido a lição quando reclamavam que o Nintendo 64 era muito difícil de se programar.

O GameCube foi o começo dos Pixel Shaders nos videogames. No início, o que importava no 3D era a contagem poligonal, mas já na geração passada não importava mais quantos polígonos você botava na tela, mas quais efeitos aplicava neles.

Esses efeitos eram os Pixel Shaders. Por Deus, alguma coisa parece melhor do que Star Wars: Rogue Squadron 2: Rogue Leader?


A maioria das pessoas reconhece alguns desses efeitos, o mais fácil deles de ver sendo a típica água do GameCube, que aparece muito bem em Super Mario Sunshine. Então qual era a pegada? Era um efeito fácil de aplicar que parecia ótimo graficamente, mas era exclusivo do GameCube.

Você não verá jogos multiplataforma usando esses efeitos, pois a produtora não gastaria tempo extra na versão GameCube do jogo só para isso, mas pode vê-los em parcerias de third parties, como Final Fantay: Crystal Chronicles da Square Enix, e Star Fox Assault da Namco.

Agora pense, onde vimos esses efeitos serem mais usados? Rogue Squadron II: Rogue Leader, Star Fox Adventures, Pikmin, Luigi's Mansion, todos jogos de lançamento. Assim que o interesse no GameCube despencou, também se foi o esforço gráfico que faziam por ele.

Os efeitos ainda estavam lá e enquanto alguns eram fáceis de aplicar, outros precisavam ser programados, então ainda era um pedaço de hardware aleatório para garantir custo. Temos que lembrar que o GameCube era um hardware bem robusto, com compoenentes de incrível alta performance e durabilidade com um custo imbatível.

Tudo isso mudou com o primeiro Xbox. A Nintendo está no mercado desde a segunda geração (se contar Atari e Odyssey como a primeira), e a Sony tem sua própria cultura de jogos, ramificada do Super Nintendo com o PlayStation One e um crescimento natural no PlayStation 2. Já a Microsoft simplesmente não tinha nenhuma responsabilidade pelo que estava fazendo no mercado de jogos, era só sobre dinheiro.

O Xbox simplesmente converteu toda a cultura do PC para um caixa preta e chamou de videogame. Era o primeiro a trazer um HD, incentivar jogo online e um grande foco em jogos em primeira pessoa e jogar títulos multiplataforma com gráficos melhores.

Mas não foi só isso que eles trouxeram. O Xbox foi o primeiro a ter total suporte a Pixel Shaders, com muita facilidade para aplicar todos os seus efeitos. Era como se o Xbox fosse mais um console dessa geração do que da geração passada.


Jogos como Splinter Cell: Chaos Theory e Ninja Gaiden usavam tantos efeitos de shaders que os faz parecer melhores que muitos jogos de Wii sem efeitos de shader. Não era um problema naquela época, pois o Xbox chegou uns anos atrasados e tinha muito para compensar, com certeza não podia bater o líder estabelecido, o PlayStation2.

Agora com o Xbox 360 a figura era diferente, eles chegaram antes do Playstation 3, com um hardware superior (é, eu disse) e mais fácil de programar, porque, assim como o primeiro Xbox, era mais parecido com desenvolver para um PC. Mas espere, o artigo não é sobre como jogos do Playstation 3 superaram o Xbox 360? O que aconteceu?

Duas coisas: desenvolvedores preguiçosos e Unreal Engine 3.0. Os primeiros jogos do Xbox 360 eram só versões exageradamente entupidas de pixel shaders de títulos da geração passada. Então a Unreal Engine 3.0 veio e todos colocaram suas mãos em uma ferramenta gráfica estável que poderia prover bons gráficos com mínimo trabalho.

O problema é que a Unreal Engine 3.0 não é otimizada. É uma engine generalizada que não poderia rodar bem no PlayStation 3, porque como todo software generalizado demais, requer mais RAM do que se estivesse focada em uma tarefa específica.

Então programadores começaram a fazer pequenos remendos no PlayStation 3, como instalação no disco rígido. De repente tínhamos vários desenvolvedores que normalmente não fariam ótimos gráficos, emparelhados com bons desenvolvedores que eram só preguiçosos, criando visuais genéricos para a maioria dos jogos do Xbox 360. Nada parece muito feio, nada parece muito bonito.


O que a Microsoft fez foi ruim para o mercado, e é responsável pelas conversões ruins para o PlayStation 3 e até os gráficos ruins no Wii, ao tornar os desenvolvedores preguiçosos demais para criarem suas próprias ferramentas gráficas para seus próprios propósitos específicos usando seus talentos.

Não é só culpa dos desenvolvedores, já que os custos realmente aumentaram nessa última geração e uma solução simples como essa não parece tão mal, mas feriu a indústria. Quando eles aceitam essa posição estagnada, deixam espaço para o PlayStation 3 alcançá-los e superá-los, pela natural evolução da anteriormente mencionada "curva de aprendizado".

O problema é que ninguém está aprendendo no console da Microsoft

67 comentários:

  1. Muito tosco! uehueheuh
    to ratiando cara, muito boa tua argumentação, e bem realista tua análise

    ResponderExcluir
  2. Muito bom parabens pelo post

    ResponderExcluir
  3. mais um ISTA q vem com um monte de falácias,argumentos q primeiramente não se podem contestar,mas q no final continua sendo um ISTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de ver você rebater os argumentos do cara, não encontrei falacias no texto dele, já no seu comentário extremamente pobre, usar palavras bonitas não te fazem ganhar uma argumentação, só te fazem parecer pseudo-intelectual, e pior fica quando você não sabe do que está falando. Favor ler sobre falacias para entender como elas funcionam. Não tenho PS3 e muito menos Xbox 360, mas acompanho suas historias de perto. O hardware do Xbox é superior, porem mal aproveitado, o PS3 sem seus exclusivos não seria porra nenhuma, e o PC supera os dois em hardware e multitarefas porem parece o filho bastardo do mundo dos games, estamos sempre esperando as migalhas. Ele bateu a real sem puxar o saco, os produtores do PS3 pegaram pesado para superar as deficiências do console da Sony. Isso é fato, a Microsoft não tem investido no console como deveria, a divisão do xbox 360 está as moscas, os exclusivos da Microsoft são fracos comparados aos da Sony cheios de grandes e bem feitas franquias.

      Excluir
    2. Falou bonito, acontece que os exclusivos são ao meu ver o principal atrativo de um console, não importa se muitos jogos ficaram visualmente piores no PS3, os exclusivos dele compensam tudo. Os caixistas podem jogar GTA IV, Red Dead Redemption e outros com gráficos melhores na caixa, mas nunca irão por a mão nas obras de arte como os jogos da franquia Uncharted, God of War, Killzone, inFAMOUS e Heavy Rain.

      Excluir
    3. Com certeza, mais eu tenho um Xbox aqui e os exclusivos não são tão ruins. Alguns como Forza Horizon e Gears Of War 3 são incríveis e são alguns dos jogos que quem tem o console da Sony queriam botar a mão.

      Excluir
    4. Contra o Forza Horizon tem o Gran Turismo 5(mesmo sendo antigo) e contra Gears Of War 3 tem Killzone 3 ou inFAMOUS 2...
      E, além disso, os exclusivos do Xbox 360 na verdade também são pra PC.

      Excluir
    5. pffffftchhhsiadgiyadg gran Turismo 5 ??? contra forza horizon ? ate forza 4 e melhor...

      Excluir
    6. quem disse pra ele q tem outro gears q não seja o 1 pro pc,,,e quem foi tbem q disse q tem forza pra pc,,,quem disse pra ele q todos os exclusivos pro xbox tem pra pc kkkkk,,,,,,microsoft transformou os jogos de maiores sucesso em exclusivos apenas do xbox

      Excluir
    7. o microsoft trabalhava primeiramente com pc...apsodkapsdoka
      eu tenho windons 8 e jogo forza e gears of war no pc amigo ^^
      ja vem com apricativo pra vc baixar os jogos ^^

      Excluir
  4. Post gigante ... cheio de opniões baseadas em nada! Absurdo seguido de absurdo! Fanboy é assim mesmo! UMA MERDA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fanboy aqui é você amigo! Você nem leu o texto! Só leu o título, ficou brabinho e escreveu esse comentário totalmente sem fundamento. Aceita a realidade como um adulto e para de choramingar!

      Excluir
    2. de boa, tenho os 2 aparelhos e jogo video game desde os 8 anos sem duvida nenhuma prefiro o x box,nao desmerecendo o ps3, como pode um aparelho que quando se esta on line tenho que estar na sala do jogo para trocar uma ideia com amigos,isso é ridiculo ,diferente do x box bate papo livre independente de jogos sem dizer tmb que da pra curtir uma musica jogando um game, coisa que no ps 3 é limitado e jogos de ps3 é raro vc ver em 1080 p do x box ate hoje nao vi nenhum negar essa resoluçao e que comparaçao estupida que vc fez do sega dreamcast com ps 2 cara ridiculo isso

      Excluir
  5. Finalmente uma argumentação séria sobre o assunto. Obrigado! O PS3 tem melhores gráficos, melhores jogos exclusivos, Blu-Ray... Só não vende mais que o X-Box porque é mais caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei de onde essa galera tira essa historia de xbox vende mais pq é mais barato,,,casa e video, casas bahia, ricardo eletro em todas as lojas q conheço, o valor dos dois aparelhos são compatives,,e nas casas bahia o xbox é até mais caro

      Excluir
  6. Cara, o texto tem sentido sim. Geralmente os jogos multiplataformas são ligeiramente (as vezes muito ligeiramente) melhores no console da Microsoft. É nos exclusivos, com uso total do do Blu-ray que o console da Sony mostra gráficos superiores. Eu possuo um Xbox 360 com reset glitch, é muito cômodo, todos os jogos rodando direto de um Hd interno, DLc's, jogos da live arcade, retrocompatível com Xbox1, emuladores de tudo que se possa imaginar, pode jogar online na Xlink Kai.... Acho ele em si um console muito mais robusto e completo que um Playstation 3, que na MINHA OPINIÃO, não compensaria apenas pelo blu-ray, God of War, Uncharted... Mas o mais ideal, pra quem tem condições financeiras seria ter todos os consoles e desfrutar de tudo sem preconceitos.

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que seja tanto um problema o que a microsoft fez, ela foi esperta, mantendo uma plataforma parecida com um pc ela facilitou o desenvolvimento, isso é bom pq os jogos estão cada vez mais caros e são lançados em cada vez mais plataformas simultâneas. A Sony que ficou pra traz pq lançou um console totalmente diferente de tudo que existe, obrigando a empresa gastar muito para ter o mesmo resultado do xbox.

    Essa estrategia é tão boa que a Sony vai lançar o PS4 nesse mesmo esquema, provavelmente com hardware AMD modificado.

    E acredito que a reclamação do esquema do PS3 ser difícil de programar não é só de desenvolvedores preguiçosos ou com poucos recursos, e sim de todos, até o John Carmak (ID software) já disse que o PS3 é um problema.

    A sorte do PS3 é que ele é mais potente computacionalmente falando, tem mais núcleos no seu CPU e etc. Senão ele tinha afundado mais ainda.

    ResponderExcluir
  8. Nossa mãe!!!! Matéria feita por sonystas para sonystas, nunca vi tanta besteira junta em um só lugar. "foi retirado do ar por questões contratuais" fala serio daqui a pouco vai dizer que também "acho perdido no HD" matérias sobre coelho da pascoa e papai noel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cria vergonha na cara, seu analfabeto. você nem leu o texto. imbecil

      Excluir
    2. Ficou com raivinha?? vai chorar??
      Você sabe que é verdade só não aceita, no minimo é aquele tipo de pessoa que depois de encher muita a paciência dos pais ganhou um ps3 e como não tem grana para compra outro console defende o ps3 com unhas e dentes mais não faz isso porque gosta do console da sony e sim por falta de opção...

      historia triste essa sua...

      Excluir
    3. Basta clicar nesse link para ver que o artigo foi publicado há mais de 3 anos, mas se clicar em "Read full story" não está mais no ar

      http://n4g.com/news/336557/easy-comes-easy-goes-graphical-enthusiast-on-playdevil

      Excluir
  9. Realmete faz sentido, eu sou fã de carteirinha do 360, mas não há como negar que jogos como Heavy Rain e Uncharted 3 desbancaram titulos do 360 facilmente. A Microsoft anda pisando na bola, não só com graficos, o que nos resta é esperar, talvez a proxima geração de consoles seja a ultima! muito bom o post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara.. são pessoas como vc que agrada o mundo gamer!!!
      Esses idiotas ficam brigando por causa de fãmboyolismo atoa, quando agente sabe que o console não está legal falamos mesmo.
      Eu tenho ps3, mais sempre quis ter um xbox 360, e hj eu vejo que fiz a escolha certa, mais se me derem um xbox fico muito feliz.
      Na verdade todos os gamers deveriam ter os dois consoles e deixar essa besteira de lado, ja que eles são feitos pra uma unica coisa: entreterimento!!

      Excluir
    2. mano também tenho ps3 e não me arrependo disso de todos os comentários o seu foi o melhor pois não liga para essa besteira de ps3 ou xbox360 belo comentário.

      Excluir
  10. Poucas vezes vi tanta.

    Primeiro os videogames antigos nunca foram feitos para serem difíceis de programar. Foram feitos de acordo com a tecnologia da época e com a cultura da época. Seria o mesmo que dizer as pessoas do século 16 gostavam de sofrer porque faziam viagens da europa para a américa de veleiro.

    Segundo: a afirmação que o hardware do xbox 360 é superior é MUITO contestável. Em termos de poder de processamento o PS3 é bem superior.

    Terceiro: Afirma que os programadores do ps3 são medianos. Dispensa comentários.

    Quarto: Pixel Shaders são uma pequena parte de toda a arte da computação gráfica.

    Quinto: Chamar os programadores de preguiçosos é pretensioso e demonstra desconhecimento total do trabalho na indústria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O Cell (o processador do PS3) não foi um dos símbolos de poder de hardware dessa geração? Não foi esse um dos motivos que os clusters de PS3 começaram a ser usados em universidades?

      Pra mim o hardware do PS3 sempre foi superior ao do Xbox 360 (o que não se traduz necessariamente em gráficos melhores). Do contrário gostaria de uma prova mais convincente do autor do artigo.

      Excluir
    2. felipe disse tudo, sem maís!

      Excluir
    3. O processador não vai ajudar tanto em gerar gráficos quanto a placa de vídeo e a memória RAM, dois quesitos nos quais o Xbox 360 é superior

      Pixel shaders são o diferencial gráfico dessa geração, é só olhar para o Nintendo Wii. Jogos sem pixel shaders, tem cara de PlayStation 2, mas jogos com pixel shaders, como Super Mario Galaxy ou Resident Evil: The Darkside Chronicles, tem gráficos que rivalizam com o Xbox 360 e PlayStation 3

      O abismo gráfico entre o Nintendo Wii e o Xbox 360 e PlayStation 3 é muito menor do que aparenta, mas é feito maior pelo fato que ninguém queria investir nos gráficos dele, e nem mesmo era a proposta do console

      Excluir
  11. Quem tem pc forte não precisa de Xbox, 90% dos "exclusivos" isso mesmo entre aspas, porq são exclusivos em parte, pois não sai pro PS3 mais muitos saem pra PC, o jogos que acho atraente no 360 eu jogo no pc, e no ps3 jogo os exclusivos dele, simples assim.

    ResponderExcluir
  12. Nunca li tanta baboseira, perdi preciosos minutos da minha vida.
    Tenho os Dois consoles, e quem tem os dois como eu, Sabe que sempre foi, e sempre sera melhor os graficos do Xbox, mesmo perdendo em exclusivos, graficos não da pra discutir.
    E a diferença não é gritante, só pros mais chato, pq um gamer normal vai achar tudo igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, falou pouco mais falou bonito.

      Excluir
  13. A "preguiça" dos desenvolvedores de jogos é justificavel, pois o tempo e custo de desenvolvimento dos jogos está estratosferico. Os caras que já não tinha vida social, nem tem mais vida alguma, a coisa tá feia. Prevejo somente falta de criatividade e repetição até a quebra, justamente por conta de prazos irreais de desenvolvimento.
    Essa é a ultima geração de videogames mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Rafael Monteiro!

    Gostei de seu post, mas a superioridade gráfica do PS3, com relação a jogos exclusivos, se dá não por programadores preguiçosos por parte do Xbox 360 ou pela Unreal Engine 3.0 (que é ruim concordo), mas sim por uma técnica gráfica exclusiva chamada MLAA, Morphological Anti-Aliasing, que foi criada em resposta a técnica MSAA, Multi-Sample Anti-Aliasing, da Microsoft.

    Técnica essa (MLAA) que o Xbox 360 não utiliza, pois ela consome 5 processadores do PS3, como o 360 é otimizado para jogar todo o processamento gráfico para a placa de vídeo fica inviável utilizar essa técnica, pois a placa de vídeo não tem toda essa quantidade de núcleos presentes no seu hardware. Se por um acaso a Microsoft mudasse de estratégia e utilizasse os núcleos do processador do console para processar o gráfico essa técnica poderia ser adotada.

    Porém há alguns meses dois pesquisadores anunciaram uma implementação da técinica MLAA que pode ser utilizada no Xbox 360 e que daria a mesma qualidade gráfica observada nos jogos exclusivos do PS3 e sendo executada mais rápida, pois no PS3 essa técnica demora de 3 a 4 milissegundos e no Xbox conseguiram executar em 2.47 milissegundos sem otimização.

    Parabéns pelo post!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma única técnica responsável pela superioridade gráfica, mas a ideia é mais ou menos essa, desenvolvedores vão buscando aproveitar melhor o hardware.

      Acredito que quando escrevi esse artigo na época, o PS3 ainda não utilizava MLAA e já estava superando o Xbox 360 em gráficos

      Excluir
  15. ESTE POSTE E ESTUPIDO PRIMEIRO PORQUE PARA SE OBTER GRAFICOS MUITO BONS E NECESSARIO UM MONTE DE DETALES UM DELES E A CPU E GPU MEMORIA RAM E MOTOR GRAFICO O FAN BOY DA SONY SEMPRE DIRA Q BLU-RAY MELHORA GRAFICO ISSO E UM EQUIVOCO ,OUTRO EQUIVOCO E O CELL Q APESAR DE SER POTENTE NAO FOI CRIADO PARA JOGOS E SO POSSUI UM NUCLEO PRINCIPAL COM 512 KBITS DE KECH EO DETALE MAIS IMPORTANTE A GPU QUEM CONHESE DE PLACAS GRAFICAS EM PCS SABE Q A ATI SEMPRE TEVE VANTAGEM EM SUA TECNOLOGIA DE GPU APESAR DE COMCORDAR COM UMA PEQUENA PARTE DO Q VOCE DIS COMVERSAO NAO E BOM PELO FATO DE Q AS DUAS MAQUINAS FUNCIONAREM DE MANEIRAS DIFERENTES AGORA A QUESTAO DE SUPERAR XBOX OU FICAR IGUAL OU ATRAS DEPENDE DA TECNOLOGIA DO MOTOR GRAFICO E COMO TRABALHA AS IMAGENS E EFEITOS GRAFICOS EM 3D

    ResponderExcluir
  16. pra mim o importante é se divertir. joguei muito pokemon, zelda, super Mário, chrono trigger.... to pouco me fodendo pro gráfico hj em dia.... podem me chamar de retardado mas um jogo repetitivo como os da serie God of War, não tem gráfico que salve, prefiro ficar com o Shadow of the Colossus. Halo Reach me da dor de cabeça so d olhar a capa, não aguento meia hora jogando....E agora vcs ficam ai de viadagem.... deviam agradecer de ter console pra jogar. vcs que gostam de GoW e Halo se divirtamos jogando e não fiquem de putaria discutindo gráfico, pq aposto que vcs concordam que não tinha nada melhor que passar o dia jogando Sonic..( ou super Mário, ou final fantasy, ou Zelda, ou Pokemon, ou King of fighters.....)

    ResponderExcluir
  17. Pera aí. Primeiro, quem se gabou de uma pataforma totalmente revolucionário foi a Sony. Ela disse que com o seu super processador totalmente feito sobre encomenda em conjunto com a IBM e outras seria revolucionário. Veio a Microsoft e provou que o seu "processadorzinho" conseguiu fazer praticamente o mesmo. Se há superioridade do PS3 em relação ao X360, isso ninguém duvida, pois os dados técnicos estão aí para provar, mas a diferença é mínima. Isso leva a pensarmos nas baboseiras de superioridade que a Sony disse ao lançar PS3. Para mim, ponto para o Xbox360, pois com uma plataforma humilde conseguiu empatar e, em muitos pontos, ser melhor que a Sony. Issosem contar no Kinect que nenhuma delas conseguiu fazer igual. Ponto para o tio Bill.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kinect cara!!! Os jogos hj tem que sair da infantilidade, tem que passar a ser mais hardcore, tem que ser para adultos!!

      Excluir
  18. NAO IMPORTA O QUE DIGAM XBOX360 OU PLAY3 É QUASE A MESMA COISA, RETIRANDO OS EXCLUSIVOS, QUANDO VEJO UM JOGO MULTIPLATAFORMA SEMPRE APARECE RETARDADO FALANDO "TAH VENDO, AQUELE GRÃO DE AREIA É MAIS BONITO NO MEU CONSOLE..." A DIFERENÇA É MINÍMA ENTRE OS DOIS. PREGUIÇA DOS DESENVOVEDORES ?, ISSO EH A VIDA REAL, NEGUINHO NAO VAI GASTAR 200% A MAIS DE HORA DE TRABALHO PARA FAZER UM JOGO SE PODE FACILITAR AS COISAS.

    ResponderExcluir
  19. BANDO DE RETARDADO, BLUE-RAY FOI CRIADO PARA SER USADO EM FILMES E MELHORAR A QUALIDADE DE FILMES, EM JOGOS NÀO FAZ DIFERENÇA NENHUMA SÓ É UMA MÍDIA COM MAIS ESPAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso.. quando se tem mais espaço da pra fazer oq?? Um jogo maior,e convenhamos, quantos aqui zeraram um jogo em menos de um mês?? quase todos..

      Excluir
  20. os exclusivos do ps3 sao bons certo os graficos sao melhores os efeitos tabem e aparentemente sao melhores que o do xbox 360 certo.mais agora eu quero entende pq os exclusivo do xbox dao um baita chocolate em termos de vendas vendem muito mais que o do ps3. killzone 3 que é um jogaço apropria sony disse que foi o joga mais pobre da serie vendeu 1´6milhoes de unidades em 5 meses. ja halo reach que muita gente fala mau por ser inferior graficamente vendeu em um dia 3milhoes de unidades entao oque conta sao os graficos ou historia ou modo online o stilo ou oque?me expliquem por favor

    ResponderExcluir
  21. tem gente que é burra,,, acha que se o ps3 não roda a 1080p a maioria dos jogos,, os graficos dele são piores,,nada a ver,,, god of war 3 é 720p e é melhor que muito jogo de pc em 1080p,,, não tem nada a ver a resolução ser a 1080 p,,que adianta ter 1080p e ter um monte de serrilhado igual os jogos de x box 360,,,

    ResponderExcluir
  22. O que mais tem na internet e video mostrando que os graficos do ps3 sao inferiores ao xbox360 , tem varios videos em hd mostrando a falta de detalhes do ps3 , prova disso e a diferença no grafico do black ops 2, que no xbox360 e ate no wiiu essa bosta da nintendo ta melhor que o ps3, pra que nao sabe o ps3 tem um problema em processar alguns graficos , e isso se agravou com uma atualizaçao recente!!da uma olhada aqui que ta explicado o porque, nesse link http://www.brasilgamer.com.br/articles/2012-11-19-confronto-call-of-duty-black-ops-2-xbox-360-vs-ps3-vs-pc_0. FANBOY DE MERDA PESQUISA DIREITO!!

    ResponderExcluir
  23. tive a oportunidade de jogar alguns jogos nas duas consolas (um exemplo foi o GTA 4 Episodes from liberty city). No Xbox 360 parecia mais bem representado que no ps3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artigo fala em maioria de exclusivos, pois em jogos multiplataforma é mais comum o Xbox 360 levar a melhor, pois tem mais RAM e uma mídia mais rápida para ler

      Porém, se houver instalação no HD, o PlayStation 3 pode carregar texturas mais pesadas pois tem uma mídia com maior armazenamento, transferindo-as para o HD, de onde pode ler com mais velocidade até do que o Xbox 360 do DVD

      Excluir
    2. Ao Contrario,gta iv do niko esta melhor no xbox 360,agora episodes from liberty city esta melhor no ps3

      Excluir
  24. PS3 e XBOX 360, cada um tem suas vantagens e desvantagens na parte de hardware, mas o que importa e o resultado final, o que aparece na tela, para os entusiastas e que apreciam a qualidade gráfica como eu ( diferente de caras que só sabem jogar PES e FIFA e acham que o video da comemoração do gol e um gráfico bonito rss ) percebem que o xbox ganha essa tranquilo, agora quem só que jogar e não liga pra isso, os dois são video games(e não um PC)e só escolher o seu e jogar.

    ResponderExcluir
  25. Assume pessoal,os exclusivos do ps3 tem melhor grafico,mas como disse exclusivo,multi são as mesmas coisas,tem uma ligeira diferença de cada um pro outro ,mas pouca mesmo,os dois são otimos consoles,o ps3 fica pior em multi porque as produtoras tem preguiça e so faz um port mal feito,se fosse bem feito seria igual, o ps3 e dificil para programar,por isso que jogos multi que são feitos no ps3 e portado pro xbox 360,ou quq foram criados engines para cada console,ficaria identico,o ps3 não iria usar placa de video para texturas,issso seria o cell que ia fazer,que o cell foi projetado para processamento grafico e do jogo em geral,seria um processador e placa de video ao mesmo tempo,por isso a sony falou que seu processador seria revolucionário,so que viu que ia ser muito mas dificil progamar do que é hoje,e implementou a placa de video rsx,o ps3 era pra ter 512 mb de ram dedicado ao jogo,e não compartilhado com a placa de video,por isso a dificuldade de progamar para o ps3,porque eles tem que equilibrar a placa de video e o cell,por isso os exclusivos do ps3 tem graficos melhores,a naughty dog fez isso,usou o cell como processamento grafico e a ram para inteligencia artificial,colisões ,movimentação e o resto do jogo,dai a qualidade grafico dos exclusivos,por isso que jogo não e progamado no ps3,é portado do xbox 360,por que o processador do xbox 360 não faz isso,pensa,uma produtora pensa em progamar um jogo no ps3,usa o cell como processamento grafico central,e usa sou vai uns 128 da sua placa de video,pensa na dificuldade pra portar no xbox 360,so de pensar da lag no meu cerebro porque o processador do xbox 360 não faz isso,mas o xbox 360 é um otimo console,ele e o ps3 não tem diferença,nem vem fanboy dizer que um e melhor que o outro,que não é,ok,tenho ps3 ,mas seu meu amigo chegar e me chamar pra jogar xbox 360 ,vou de boa e me diverto,cada compra o que quer né,fanboy e uma nova praga nesse mundo,da que um dia existe fanboy de papel higienico tipo,o meu papel e mais suave que o seu,e dai,o meu é folha tripla,o meu tem toque de seda,o meu e papel importado,boa materia

    ResponderExcluir
  26. Post mais @#%$@ os dois sao a mesma merda mais prefirops3 cara dem valor a que vc tem não liguem a opniao dos outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou podemos analisar ambos tecnicamente e chegar a conclusões

      Excluir
  27. o negocio é junta dinheiro e compra um XBOX 360 E UM PLAYSTATION 3 pronto problemas resolvidos

    ResponderExcluir
  28. tenho os dois pq posso joga os exclusivos dos dois,sou a favor da diverção e não da Fanboyolagen

    ResponderExcluir
  29. Não tem nada a ver ser fã ou não, o cara só fala isso quando quer ser bestão, por que do mesmo modo que eu você ou qualquer outra pessoa DEFENDERIA O QUE ACHA MELHOR, seja lá estilo, carro, canto, musicas, não importa, sempre tem essas coisas. -.-

    ResponderExcluir
  30. nossa gente sao so consoles eles nao falam nao andam nao vao t acordar de manha nao sao vivos....eu tenho ambos nunca liguei pra essas discussoes pq se pararem pra pensar nunca vao parar de falar disso pq quando "esquecerem" do x360 e ps3 e passarem todo mundo pra nova geraçao vao continuar nos novos consoles com a mesma merda de discussao sem sentido... tipo parem pra pensar os consoles nao vao fazer nada por v6 alem de os entreter so issso......sao maquinas e discussoes sobre elas nao tem sentido nao importa se e melhor ou nao sao tudo videogame nada mais......esse negocio de fanboy foi criado por gente q nao tinha o que fazer pra ter alguma coisa pra falar na internet,algumas pessoas para eles poderem xingar tendo algum argumento
    vamo parar gente pq isso ainda vai dar treta ...to ate vendo ja ....

    ResponderExcluir
  31. Cara sua argumentação não foi mais que óbvia, não vejo o PS3 superior ao Xbox 360 gráficamente, isso é muito balanceado existem diversos titulos para um lado ou para o outro que superam e assim vai. A grande diferença do ps3 para o xbox foi a midia o blu-ray trouxe uma ligeir vantagem não visual mais de capacitar as construções de jogos com maiores cenários enquanto o 360 precisava de duas midias o playstation não, mais isso só foi aproveitado agora no PS4 pois a Sony nunca usou essa fantagem como deveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você falou não fez sentido, o Blu-Ray não possibilitava praticamente nada ao PlayStation 3, pois mesmo que você possa colocar arquivos maiores, o console ainda é limitado pela memória RAM no que pode mostrar de uma vez, pois o Blu-Ray era lento demais para fazer stream de dados

      Excluir
  32. Vamos as comparações ... entre os mult plataforma praticamente não há diferenças sendo melhores em um ou outro ligeiramente, aos exclusivos compare os ultimos lançados como Halo 4 com Kilzone ou então Gears of War 3 com Uncharted 3 ou Grand Turismo com Forza Moto esport 4 vai ver que Halo é melhor que kilzone, Uncharted é melhor que Gears of War 3 e que Forza e Grand Turismo se equivalem ... Nota final empate técnico mais por utilizar DVD e não Blu-Ray acredito que a Microssoft fez milagres com seu console, pecaram em não focar nos games mais levaram vantagens na construção de sua rede xbox live que é muito melhor que a PSN que só agora com o PS4 comessou a ser melhor trabalhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A comparação não foi sobre colocar vários games na balança e ver se ela pende pra um lado, mas ver quais jogos foram mais longe. Uncharted do PlayStation 3 conseguiu ir mais longe graficamente que os jogos do Xbox 360, pois a Naughty Dog programou seus próprios shaders, enquanto o Xbox 360 usava a Unreal Engine 3 padronizada

      Excluir
  33. Tenho ps1, ps2, ps3 e ps4 e vim aqui só pra ver a treta huebr

    ResponderExcluir
  34. Cara larga de ser fanboy velho,a questão não são os gráficos.A diferança entre os gráficos dos 2 sempre foi imperceptível,apenas uns pixelzinhos a mais no 360.Cara olha bayonetta, dark souls 2 no final da geração...Veja o desempenho horrível no PS3, FPS no dark souls 2 cai pra 15!!!! em alguns momentos.Sério 15 FPS num jogo em 2014 velho !! Bayonetta é tão ruim quanto,vou deixar aqui as provas do que to falando.Vc não pode comparar os gráficos de jogos exclusivos,semplesmete pq eles não existem na outra plataforma.Cada jogo tem seu estilo gráfico próprio.Quem fala que Zelda skylord sword tem gráfico ruim??? O jogo é lindo !!! Abaixo segue a PROVA que o PS3 engasgava nos jogos com FPS medilcre.Red Dead redemption rodava no PS3 numa resolução abaixo de 720P com upscaling ainda !! Desempenho muit ruim do ps3 em vários jogos !!

    Bayonetta https://www.youtube.com/watch?v=du0eEWddqVQ
    Dark souls 2 https://www.youtube.com/watch?v=6YJPVIA8nmM
    GTA 4 https://www.youtube.com/watch?v=5iv0s4qWCuE
    GTA 5 https://www.youtube.com/watch?v=_fbYyMq4cGU
    Rea dead redemption https://www.youtube.com/watch?v=tOq25Zo8pes
    Dragon Age inquisition https://www.youtube.com/watch?v=3ZjtFYHeGMQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro ler o artigo para saber do que ele fala. Ele fala sobre o ponto máximo dos gráficos de cada console. O máximo apresentado pelo PlayStation 3 acabou sendo melhor que o máximo apresentado pelo Xbox 360

      E isso aconteceu justamente devido a facilidade de que no Xbox 360 os jogos multiplataforma rodavam muito bem e eram mal otimizados para o PlayStation 3, o PS3 tinha um ponto fraco.

      Os jogos exclusivos por sua vez, focavam-se não no que o console não fazia direito, mas no que ele podia fazer como diferencial, e superaram os gráficos do Xbox 360, onde ninguém se importou de fazer isso porque justamente não existia esse ponto fraco para compensar.

      Todos os jogos que você citou são multiplataforma, vão rodar melhor no Xbox 360

      Excluir