quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Top 25 Jogos de PS Vita

Recentemente o site de jogos IGN fez um Top 25 de jogos do PS Vita e tenho que dizer que fiquei impressionado com as más escolhas da lista. Fiquei tão chocado que resolvi fazer o meu próprio Top. Confira as 25 posições, com direito a um extra no final e algumas ausências justificadas.

Veja também: Top 25 Jogos de PS Vita - Parte 2


25- PlayStation All-Stars Battle Royale



Uma clara cópia barata de Super Smash Bros. com um elenco muito menos carismático e uma mecânica menos funcional. PlayStation All-Stars Battle Royale tinha tudo pra dar errado e realmente deu, virando jogo da cestinha de barganhas. Não significa no entanto que não dê para se divertir um pouco com Kratos, Drake e figuras clássicas como Parappa. O fato de receber personagens extras depois de pronto também foi legal, já vendê-los, não.

24- Big Sky Infinity


Pouco conhecido jogo de nave, Big Sky Infinity te apresenta um percurso aleatório a cada nova partida com zonas diferentes e até chefes. Independente do caminho que você faz, ganha dinheiro para melhorar sua nave e cada vez tentar durar mais. Seria bem menos atraente se não tivesse gráficos tão agradáveis e boa música, além de narração, que às vezes solta piadas como "Não universo... VOCÊ bote suas mãos pra cima".

23- Guacamelee!


Muitos provavelmente colocariam Guacamelee! em uma posição mais alta, mas apesar de gostar do jogo, fico feliz que tenha comprado em promoção. Guacamelee! é o seu tradicional "Metroidvania", onde a cada nova área completada você ganha um novo poder que te ajuda a acessar vários outros locais. O jogo é divertido, competente, tem uma boa temática mexicana de luchadores e dia de los muertos, mas em nenhum momento surpreende.

22- Killzone Mercenary


Apesar de gostar bastante de FPS, eu não gosto muito dos FPS tradicionais. Eu troco facilmente um Call of Duty, Battlefield ou Killzone por Goldeneye 007 do Nintendo 64. Porém, Killzone Mercenary me surpreendeu bastante, por justamente me agradar. É um jogo bastante divertido e bem produzido considerando que foi feito para um portátil, contando ainda com um bom modo online. É definitivamente o FPS do PS Vita, para qualquer um que goste do gênero.

21- Plants vs. Zombies



Não importa em qual plataforma eu esteja, eu jogarei Plants vs. Zombies. É um dos melhores jogos dos últimos tempos e sempre dá pra começar uma nova partida. Eu zerei nos smartphones, no DSi Ware, no Nintendo DS (versão mais completa), no Chrome, no Xbox 360 e onde mais surgisse eu jogaria. A versão do PS Vita une alguns dos melhores elementos, com gráficos em alta resolução porém com portabilidade e boa tela de toque. Isso tudo com extras das outras versões.

20- Jet Set Radio



Um clássico do Dreamcast refeito para a atual geração. Você pode jogar Jet Set Radio no Xbox 360, PlayStation 3 e PC, mas no PS Vita há a vantagem da portabilidade. O jogo é sobre uma gangue de patins pichando a cidade por dominância e acaba escalando para uma aventura ainda mais louca. Algumas coisas ficaram datadas, mas o jogo ainda é muito bom e merece atenção.

19- New Little King's Story



Quando eu comprei New Little King's Story eu pensei que era um novo jogo da série, uma sequência até, mas ele é na verdade uma releitura de The Little King's Story do Nintendo Wii, o que me decepcionou um pouco. Ainda é um ótimo jogo, pois já era bom no Wii. Consertaram algumas coisas óbvias, outras não, mas refizeram um pouco o visual, o que me incomodou um pouco. Mas novamente, ainda é um ótimo jogo.

18- Retro City Rampage


Retro City começou como uma versão de GTA 3 para Nintendo 8 bits e virou algo um pouco diferente. O jogo manteve a ideia de andar pela cidade e tocar o terror, mas adicionou muitas missões e estágios alternativos, cheios de referências à cultura pop e jogos clássicos. Está disponível em outras plataformas também, mas se encaixa melhor no PS Vita.

17- Zero Escape: Virtue's Last Reward



Eu não sou um grande fã de Visual Novels, então era pouco provável que eu comprasse Zero Escape com meu próprio dinheiro, mas ele acabou vindo na PS Plus e se provou agradável. Sequência indireta do jogo 999, Zero Escape mistura grandes pedaços de diálogo com puzzles do tipo "saia dessa sala". Conforme a história evolui ela começa a ficar bem interessante e os puzzles começam a exigir FAQs para preservar seus cabelos. Está disponível também para Nintendo 3DS.

16- Spy Hunter


Outra incrível surpresa foi Spy Hunter, disponível no PS Vita e 3DS. Baseado em um clássico de outrora, Spy Hunter coloca você no controle de um super carro espião, daqueles tipos que caem na água e viram um barco (literalmente). O jogo é extremamente divertido e traz o tipo de diversão Arcade, rápida e intuitiva, que se espera de um portátil.

15- Ultimate Marvel vs. Capcom 3


Um dos jogos que não podia faltar no meu PSP era Marvel vs. Capcom, o problema é que na época ele era emulado do fliperama, já que não tinha o jogo pro portátil. No PS Vita isso foi resolvido fácil. Ultimate Marvel vs. Capcom 3 foi um dos meus primeiros jogos e não saiu do aparelho por muito tempo. A jogabilidade frenética e rápida aliada àquela linda tela OLED é um casamento perfeito.

14- Army Corps of Hell


Poucas pessoas conheceram esse jogo, mas a Square Enix achou que ele era bom o bastante para trazê-lo para o ocidente. Army Corps of Hell te coloca no papel do próprio Satã, comandando um exércio de demônios tentando retormar sua coroa no inferno e lutar contra o céu. A atmosfera do jogo é incrível e é regada por Heavy Metal japonês que combina muito bem com a temática.

13- Spelunky


Spelunky é uma mistura de divertido e cruel que no início irrita um pouco, mas se torna um bom desafio com o tempo. Seu objetivo é passar por várias fases e pegar um tesouro, mas há tantas coisas pra darem errado no meio da aventura que é pouco provável que a maioria sequer consiga. A questão é que há também muitas coisas que podem dar certo e ninguém sabe como uma partida de Spelunky vai se desenrolar, sempre incentivando jogar uma partida a mais, é viciante.

12- Gravity Rush


Gravity Rush é o tipo de jogo que é uma agradável surpresa e um dos poucos com estrutura de console no PS Vita. Nele você tem uma heroína que controla a gravidade, Kat, com mecânicas interessantes de combate, exploração e dimensões paralelas. Pra variar um pouco, a personagem tem uma boa personalidade e se envolve em situações interessantes. A única parte ruim é que a história levanta um grande mistério mas deixa a conclusão pra sequência, que já recebeu um teaser recente.

11- Sonic & All-Stars Racing Transformed


Mario Kart sempre teve seus clones, mas nunca muito relevantes. Porém, enquanto Mario Kart culminou no Wii e DS, o apressado Mario Kart 7 no 3DS escorregou feio, deixando um vácuo. A sumo Digital aproveitou bem esse espaço com Sonic & All-Stars Racing Transformed. Enquanto o conceito de carros que se transformam foi bem chupinhado do jogo da Nintendo, a ideia de que as pistas também se transformassem foi uma bem-vinda e interessante inovação, que faria muito bem se fosse copiada por Mario Kart.

10- Muramasa Rebirth


Muramasa era um ótimo jogo no Nintendo Wii, não por causa de seus belos gráficos 2D desenhados, marca registrada da Vanillaware, mas por ter uma ótima jogabilidade no combate. Outras partes do jogo têm seus defeitos, mas o forte combate sempre o manteve em alta. Os controles do PS Vita são bem melhores para jogá-lo do que os do Wii e a portabilidade incentiva sessões curtas que ajudam muito a amenizar os outros problemas e alcançar o número de horas necessário para conseguir todas as espadas e fazer todos os finais. O jogo também recebeu alguns DLCs com conteúdo extra, nada muito legal, mas adições sobre o original.

09- Lumines Electronic Symphony


A série Lumines já era bastante divertida no PSP e só ficou melhor no PS Vita. Em Lumines, quadrados coloridos estão sempre caindo na tela, compostos por 4 peças, sempre de 2 cores. ao formar quadrados, ou formas maiores, de 4 peças ou mais de uma mesma cor, eles são eliminados da tela. Porém, o que torna a experiência realmente viva são as músicas, bem escolhidas e que alteram o ritmo da própria jogabilidade, tornando mais fácil ou mais difícil eliminar os quadrados.

08- Ragnarok Odyssey


Já na onda de clones de Monster Hunter, Ragnarok Odyssey tentou usar o nome do popular MMORPG para criar seu próprio jogo. Porém, enquanto Monster Hunter é lento e calculado, Odyssey é frenético e divertido, trazendo um sentimento que lembra muito mais o clássico Phantasy Star Online do Dreamcast. E ainda é uma ótima pedida mesmo para jogadores que pretendam ficar offline, diferente da série da Capcom.

07- The Walking Dead


The Walking Dead já está disponível em outras plataformas, mas não há dúvida de que é um dos melhores jogos da geração. No PS Vita por um preço extremamente acessível você leva todos os episódios da série e ainda o episódio especial 400 Days. O nível de escrita do jogo é algo superior a tudo na indústria atualmente, e torna-se mais impactante por acatar as escolhas do jogador em uma linda experiência conjunta.

06- Soul Sacrifice


Outro clone de Monster Hunter que acabou se tornando algo bem além, Soul Sacrifice convida jogadores a criarem um personagem mago cuja evolução depende do que ele escolhe salvar ou sacrificar. É possível sacrificar vidas de inimigos ou partes do seu corpo para criar magias, ao custo de deformidades físicas permanentes. Diferente de Ragnarok Odyssey, este fica bem melhor online, mas ainda é bom o bastante offline.

05- Uncharted: Golden Abyss


Não sou um grande fã da série Uncharted e a demo de Golden Abyss passava a impressão que o jogo era horrível. Porém, ao recebê-lo de graça na PS Plus, ele acabou se provando uma boa opção no portátil. Os tiroteios não são muito agradáveis, mas a aventura como um todo é incrivelmente prazerosa. Também é um dos jogos que traz os melhores gráficos do PS Vita.

04- Earth Defense Force 2017 Portable


O que dizer da série Earth Defense Force, que já conheço há tanto tempo e considero pra caramba? Originalmente lançado para o Xbox 360, essa versão portátil traz tudo que tornou o jogo popular, como batalhas com insetos gigantes, armas devastadoras e cidades a serem transformadas em pó. Tudo isso na palma da sua mão, com um personagem extra que realmente muda o jogo todo e a adição de um modo online? Facilmente uma das melhores opções no aparelho.

03- Touch My Katamari



Já há algum tempo a franquia Katamari chegou a um ponto onde não consegue seguir em frente, após a saída do criador da série, Keita Takahashi, da Namco Bandai. Touch My Katamari foi a primeira tentativa de realmente fazer algo novo com a série e funcionou. Usando a tela de toque do PS Vita é possível agora mudar a forma da sua Katamari, adicionando novas mecânicas de jogabilidade. O conceito principal continua o mesmo e funciona bem no PS Vita.

02- Need for Speed: Most Wanted



A Criterion e a Electronic Arts foram das mais ambiciosas produtoras no PS Vita, como quando anunciaram que Need for Speed: Most Wanted seria lançado para o portátil no mesmo formato dos consoles. Most Wanted foi um dos melhores Need for Speed dos últimos anos e sua estrutura de pequenas missões e exploração de mundo aberto caíram como uma luva para um videogame portátil. Apesar de a tela ser pequena a emoção das corridas é grande, tornando-o um jogo que eu não larguei até terminar.

01- Mortal Kombat




Street Fighter 4 pode ter ressuscitado o gênero de luta 3D e tem seus méritos, mas sem dúvida foi o novo Mortal Kombat que trouxe o melhor pacote para jogadores. Além de um jogo de luta divertido, ele ainda encaixa um modo história que engloba toda a mitologia de Mortal Kombat, com origens de personagens e cenários, como nunca antes na franquia. Há ainda uma torre (duas no Vita) com missões que caem bem para um portátil. A versão PS Vita peca severamente nos gráficos, mas compensa em conteúdo extra e por incluir personagens extras como Kratos, Freddy Krueger, e outros vendidos por DLC.

Grand Master - Ninja Gaiden Sigma 2 Plus


Simplesmente não tem nada tão bom quanto Ninja Gaiden 2 em qualquer plataforma. A versão PS Vita tem alguns problemas em relação à do Xbox 360, mas particularmente acabou sendo a minha preferida, pois a do Xbox 360 por sua vez tinha outros problemas. O combate de Ninja Gaiden 2 é como passar uma faca quente na manteiga, só que uma manteiga com garras que tenta te matar de vez em quando. É facilmente o melhor jogo de ação da geração, convertido para um portátil e com extras. O único defeito é que não há um sucessor à altura para depois de terminá-lo.

Ausências justificadas

Assassin's Creed 3: Liberation - Não sou fã da série, mas parece um ótimo jogo
Dragon's Crown - Ainda não joguei, pegarei quando houver promoção. É da mesma produtora de Muramasa Rebirth
Hotline Miami - Ainda não joguei, sai em outubro na PS Plus
Jogos da série LEGO - Ao invés de serem ports dos consoles, são ports melhorados do 3DS
Persona 4 Golden - Não acho que a série Persona seja para qualquer um
Sly Cooper: Thieves in Time - Não conheço a série (cadê um Sly Cooper Collection?)

Acha que mais algum jogo deveria estar na lista? Deixe nos comentários.

90 comentários:

  1. Agora ficou claro a crítica o 3DS, tu tem um vita. Tá defendendo suas escolhas. Apesar do 3DS merecer ser criticado.

    O vita vai vender 20-25 LTD.

    Tenho dito, fracasso retumbante por enquanto. Ainda que pense em adqurir um um. Como um WiiU. Os consoles da nova geração, PS4 e Xbone não me atraem nem um pouco. Eu tenho um sensação de fracasso, mesmo com os bons números de pré-venda.

    Essa gen vou adquirir um 3DS, Vita e um WiiU. Na passada eu tive todos os consoles e senti que aproveitei muito pouco os consoles HD. Difeerente do DS, do PSP e do Wii.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho todos os consoles, incluindo 3DS e PS Vita. Inclusive comprei o 3DS antes do Vita e só acabei comprando o segundo porque a qualidade dos jogos do 3DS me decepcionou muito, eu não conseguiria fazer um Top 25 do 3DS atualmente.

      Porém, acho que não vou embarcar na nova geração. O Wii U é simplesmente triste, o Xbox One é uma bagunça e o PlayStation 4 mesmo sendo o menos pior, ainda não empolga. "Menos pior" é muito pouco pra gastar o preço de um videogames hoje em dia.

      Excluir
  2. Faltou Super Star Dust.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um jogo que eu gosto, mas não o suficiente pra estar em um Top

      Excluir
  3. Mmm... Não me agradou muito, não seu top 25, mais sim, os games disponíveis do ps vita nenhum empolgante! Ficarei mesmo com meu smartphone, tela de 5 pol HD, e jogar Dead Trigger, NOVA 3, Real Racing e os emuladores! Essa nova geração não está me agradando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto dos jogos de smartphones, mas prefiro os de 3DS e PS Vita, a falta de botões limita um pouco as coisas.

      Mas poderia fazer um Top 25 Jogos de Android um dia

      Excluir
    2. A falta de botões limita muito as coisas! Os smartphones de fato possuem mais recursos, mas a experiência de jogo em um portátil é bem superior. Existem adaptações realmente boas, como SF IV pro iPhone por exemplo, mas no 3DS, o mesmo jogo oferece muito mais possibilidades de combos e etc, obviamente por conta de um controle fisíco. E apesar de existirem emuladores, o gameplay nunca será tão bom quanto no próprio console. Além das exclusividades, você nunca vai ver por exemplo, uma versão oficial de Pokemon Y no seu galaxy qqr coisa.

      Excluir
  4. Não entendo pq a galera nunca cita Wipe-Out nos Top's...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho legalzinho, mas faltou velocidade, muita mesmo. Depois de F-Zero GX no GameCube é difícil um jogo de corrida futurista acertar a mão

      Excluir
  5. Faltou o (Resistance Burning Skies) nos 5 primeiros colocados... Mortal Kombat é show de bola, merece ser o 1º da lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se alguém concordaria sobre o Resistance não XD mas Killzone Mercenaries é bem superior em todos os sentidos

      Excluir
  6. Gabriel Lima

    É verdade Paulo Sigma a falta de controle fisico limita muito a jogatina, entretanto ao inicio, ao menos pra mim. Não tenho nada a reclamar do touch, já adaptei super bem, no entanto é indiscutivel termos o velho e bom controle em mãos. Não que os jogos do Vita e 3DS sejam ruins, mas a plataforma mobile ou smartgames me fascinam. Vejo como uma mesclagem de Nintendo e Sony, de Vita e 3DS, de jogos interativos e casuais ao frenetico hardcores. Visto que os smartphones dobram de hardware a cada ano,(o bom de jogos mobile é isso, a cada novo capitulo de uma franquia os graficos dão uma 'upgradada' e tanto, ñ que o jogue só por graficos só acho eles essenciais). Adoro jogar Plant vs Zombies, Clash of Clans, Star Blitz, A Bug's Life, Flappy Birds, Cut the Rope(...) de casuais interativos à hardcore com "capim se movendo no ar, reflexo do sol no chão em objetos; sombras sincronistas e outras coisas graficais[?]" series representantes como N.O.V.A., Dead Trigger, Dead Space, ShadowGun, Frontline Commando, Swordsland, Horn, Contract Killer, Modern Combat, Asphalt, RR, Batman, Overkill, Injustice Gods, 2K NBA, Gangstar, GT Racing, Amazing Spider Man, entre outros(...) E tambem os ports feitos como já três capitulos de GTA do Ps2, Rin tin tin do Wii, Soul Calibur, Crazy Taxi, Jet Radio do Dreamcast dentre outros, ah e claro os infinitos emuladores, é o maximo jogar DS em full hd, e o PSP jogos que gosto uns já rodam lindamente no PPSSPP, já zerei RE Code Veronica, e MvC 2 no Reicast e outros diversos emus.
    Sendo assim, a plataforma Android somente em games, comprarei neste ano o Nvidia Shield, jogar meus games favoritos citados no controle seria o maximo. O Vita e 3DS também tão na minha lista, talvez no proximo ano posso compra los. ;]

    ResponderExcluir
  7. Gabriel Lima

    Rafael Monteiro, seria legal mesmo se fizesse um Top Android, vendo suas escolhas e opiniões, visto que diversos foruns e blogs sobre um top android que entrei descubro um ou mais jogos incriveis, como há centenas de milhares games android seria otimo ter mais alguns na minha biblioteca! ;]

    ResponderExcluir
  8. Joguei muito Espelunky no NES, é curioso lançarem esse remake para o Vita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existia Spelunky para NES, você deve ter confundido com outro jogo. Talvez Lode Runner?

      Excluir
    2. Existe sim! ele só errou um pouco o nome (Spelunker). Se não for um remake, é uma cópia descarada...

      Excluir
    3. Te falar que eu não sei qual a relação entre esse Spelunker do NES e o Spelunky do PS Vita

      Excluir
  9. Respostas
    1. Esse Top 25 não reflete o que há de melhor no PS Vita, reflete o que eu acho de melhor no PS Vita. E eu não me incomodo se são ports, indies, pra mim jogo bom é jogo bom e se me fez ficar colado por horas jogando e me divertindo, vale uma posição no Top.

      Já o 3DS tem muitos jogos "originais" que são na verdade os mesmos jogos de sempre da Nintendo com roupagens diferentes. como New Super Mario Bros 2, Luigi's Mansion: Dark Moon, Pokémon X & Y, jogos que são praticamente iguais aos anteriores.

      Jogos como Mortal Kombat, Ninja Gaiden 2, Earth Defense Force, são conversões quase diretas dos meus jogos favoritos para um aparelho portátil. São jogos de uma qualidade que o 3DS não tem, com exceção de um ou dois títulos como Kid Icarus e The Legend of Zelda: A Link Between Worlds.

      Excluir
    2. Esses argumentos foram ridículos demais. Os jogos listados aqui são ótimos. Não conhecer o valor de Mortal Kombat e Ninja Gaiden 2 é simplesmente triste

      Excluir
  10. Respostas
    1. Não saber o valor de Ninja Gaiden deixa seu nível de conhecimento bem aparente. A Nintendo tem deixado muito a desejar ultimamente e isso vem se refletindo nas finanças.

      Chapa, você não está tirando ninguém. Ao comentar no blog de alguém você está criando conteúdo para essa pessoa.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Cara, você está comentando no meu blog, não eu no seu, você está criando conteúdo pra mim.

      Pokémon X & Y foram dadoa de brinde em promoção pouvos meses após seu lançamento. Sinto muito se você não sabe disso, procure no Google

      Sua visão é limitada de achar que Nintendo e Sony são parecidas. Sony já foi líder de mercado tendo prejuízo e Nintendo já foi lanterna tendo lucros maiores que a Sony. O 3DS e o Wii U estão dando prejuízo pra empresa, está nos relatórios financeiros, enquanto o PS Vita sem qualquer esforço dá lucro e está vendendo maia jogos que o 3DS. Por isso o Vita vai ter Minecraft e o 3DS não. Nâo adianta ver o Vita como fracasso enquanto ele recebe jogos de peso que não saem no 3DS.

      Você não liga para vendas porque está sendo egocêntrica e não quer ter que lidar com fatos, números que possam comprovar ou desmentir oque você fala. Cita as vendas do PS Vita, das quais o presidente da Sony não reclama, mas não liga para o presidente da Nintendo se desculpando publicamente há 3 anos seguidos pelas vendas abaixo do esperado do 3DS.

      Diz que nâo liga pra vendas e ignora os numerosos anúncios de novos jogos pro PS VITA, fruto das boas vendas de jogos, mesmo que o portátil em si venda mal. Veja que não sou eu que quero que isso seja verdade, os desenvolvedores comentam em entrevistas que o PS Vita está pagando suas contas. O 3DS por outro lado, só recebe jogos da Nintendo.

      Eu previ todos esses cenários: 3DS se tornando quintal da Nintendo, PS Vita sendo um solo mais fértil para o surgimento de novos jogos, PlayStation 4 vendendo muito mais do que o esperado, entre outros.

      Está tudo escrito, então os leitores que já acompanham o blog podem decidir vir aqui e ler previsões para saber como será o cenário de jogos nos próximos 1 a 5 anos. O fato de você concordar ou não é insignificante sobre a probabilidade dos fatoa acontecerem.

      Excluir
  12. Respostas
    1. Chapa, Nintendo tá postando prejuízo há 3 anos, não um trimestre. Com 3 anos já era pro presidente ter renunciado. Ele disse que iria renunciar se postasse um 3 ano no prejuízo, e mudou de ideia depois.

      http://www.nabaladadomariobros.com/2014/01/nintendo-revisa-previsoes-e-espera.html

      O 3DS teve corte de preço porque não estava vendendo. Foi vendido abaixo do preço, deu prejuízo, era subsidiado. O PS Vita não teve corte de preço, não dava prejuízo para a Sony. Cada Vita ainda vende caros Memory Cards de formato proprietário. Nos relatorios financeiros, PS Vita lucra.

      E não é só para a Sony que é importante lucrar, o PS Vita lucra para os desenvolvedores. O 3DS vende apenas jogos da Nintendo, pois esse é o público dela. Alguns dos jogos mais vendidos do PS Vita incluem jogos de thirds como The Walking Dead e indies como Spelunky e Terraria. Desenvolvedores como os criadores de Guacamelee e vários outros afirmam como o PS Vita está vendendo bem pra eles:

      "People who rag on the Vita don't understand...the purchasing power of Vita owners"
      http://www.gamesindustry.biz/articles/2014-04-14-ps-vita-doesnt-deserve-bad-reputation-drinxbox

      "Developers have told me that Vita is among their best-selling platforms, despite the low installed base"
      "Sony's handheld might not be selling well, but it is popular, says Rob Fahey"
      http://www.gamesindustry.biz/articles/2014-04-24-la-vita-e-bella

      Nintendo distribuindo Pokémon X & Y numa promoção meses depois do lançamento:
      http://club2.nintendo.com/3ds-pokemon-promo/

      Você quem tem que correr atrás das informações. Você está no MEU blog contestando a MINHA informação, você tem que trazer as SUAS fontes. Meus leitores confiam na informação que eu trago, se você quer contestá-la, tem que trazer dados, use o Google, não é difícil.

      Por exemplo, você diz que Pokémon X & Y vendeu 20 milhões. Digite aí no Google: "Pokémon X Y 20 Million" e veja se isso realmente aconteceu. Pokémon X & Y vendeu muito mal, é o segundo jogo menos vendido da série e talvez se a Nintendo não tivesse dado ele em promoção, teriam que responder aos acionistas por que Pokémon X & Y seriam os jogos menos vendidos da série.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Cara, nem o 3DS vendeu jogo com 20 milhões. De que adianta ter um portátil tão vendido assim se as pessoas não estão comprando jogos?

      A Nintendo fecha no vermelho porque o 3DS está vendendo abaixo do esperado e o Wii U está vendendo muito abaixo do esperado. Antes de inventar algum outro motivo, esta é a justificativa dada pela própria Nintendo em seu relatório financeiro.

      Você parece não entender a diferença entre port e multiplataforma. Não importa se o PS Vita tem jogos que estão em outros consoles se ele for a sua plataforma de escolha. Você prefere comprar um PS3 para jogar esses jogos? Eu prefiro jogá-los no PS Vita. E ainda há cross-buy entre os consoles, coisa que o 3DS não tem.

      Monster Hunter 4 também não vendeu bem, vendeu abaixo de outros Monster Hunter no PSP. Uma série de sucesso vendeu em um portátil "de sucesso" menos do que uma série então desconhecida vendeu em um portátil "fracassado". Acha que isso é um bom sinal?

      Só porque você acha que Minecraft é um jogo batido, não significa que não haja demanda. É um jogo que vende extremamente bem no PC, Xbox 360 e PlayStation 3. É um jogo que as pessoas querem jogar. Onde está esse jogo no 3DS?

      Ou seja, PS Vita vai ter Minecraft, que a Nintendo arrogantemente ignorou, The Binding of Isaac, o qual ela rejeitou, La Mulana, que foi cancelado para o Wii, isso demonstra um padrão.

      O PS Vita vai receber Danganronpa 2, Tales of Hearts R, Hotline Miami 2, Freedom Wars, The Walking Dead Season 2, The Wolf Among Us, Tales from Borderland, Hyper Dimension Neptunia Re;Birth 1, Murasaki Baby, Road Not Taken, Senran Kagura: Shinovi Versus, Skullgirls Encore, Criminal Girls

      São jogos que me interessam e que eu vou comprar, mas você aparentemente não

      Excluir
    2. véi '-' se for comentar, ñ apaga o comentario, pq fica um saco ¬¬

      Excluir
    3. Não fui eu que apaguei, a pessoa que postou o comentário originalmente o removeu depois

      O Bloogger fala de uma maneira ambígua "Este comentário foi removido pelo autor.", é pelo autor do comentário, não do blog

      Excluir
  14. Respostas
    1. Chapa, sua atitude tem sido muito patética. Por exemplo, de onde você tira base pra me chamar de fracassado? Seu blog tinha 11 mil visitas por mês? Eu tenho artigo que fez 11 mil visitas em 1 dia. Esse artigo mesmo onde estamos discutindo, tem 8 mil visitas.

      Quem tem que provar o que contesta é você. Não faz sentido eu ficar catando link pra gente que não se informa. Vai lá no Google e digita "Sony Fiscal Year 2014 PS Vita" e me diz o que você vai achar lá.

      "Games suffered an operating loss last year, Sony did not attribute any of it to the PS Vita. (...) It appears that despite its small market share and difficulties with retail, the Vita is not a money-loser for Sony"

      Sua visão de mundo é muito limitada para alguém tão velha. Ainda achar que as pessoas são "fanboys" porque defendem algo, que o objetivo de vida de alguém é ganhar discussões como se fossem batalhas e "argumentos" fossem munição? É ridículo

      Excluir
  15. Acabando com seus argumentos >>> http://www.baixakijogos.com.br/noticias/mesmo-com-baixas-vendas-do-wii-u-3ds-traz-lucro-pra-nintendo_98039.htm

    http://www.gameblast.com.br/2014/01/pachter-3ds-ira-sobreviver-mas-nao-ha.html

    http://www.baixakijogos.com.br/especiais/nintendo-3ds-fazendo-sucesso_768755.htm

    http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2014/05/01/bom-desempenho-do-playstation-4-nao-impede-prejuizo-ainda-maior-da-sony.htm

    http://criticalhits.com.br/sony-tem-prejuizo-de-mais-de-1-bilhao-de-dolares-apesar-do-aumento-de-vendas-do-ps4/

    https://tecnoblog.net/122817/alguem-ainda-se-interessa-pelo-ps-vita-acho-que-nem-a-sony/

    http://adrenaline.uol.com.br/games/noticias/21425/mesmo-com-boas-vendas-do-ps4-sony-anuncia-prejuizo-de-r238-bilhoes.html

    So um tiquinho, agora veja quem realmente da lucro! Aprende!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos dar uma olhada em cada um desses links:

      "Mesmo com baixas vendas do Wii U, 3DS traz lucro pra Nintendo"
      Este é um relatório de trimestre, no relatório anual a Nintendo teve prejuízo

      "Pachter: 3DS irá sobreviver, mas não há futuro para o PS Vita"
      Isso não são dados, são opiniões de um analista. Pachter é um analista que não tem respeito nenhum na indústria.

      "Por que o Nintendo 3DS está fazendo tanto sucesso?"
      Novamente não há dados, apenas opinião.

      "Bom desempenho do PlayStation 4 não impede prejuízo ainda maior da Sony"
      "Sony tem prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares, apesar do aumento de vendas do PS4"
      "Mesmo com boas vendas do PS4, Sony anuncia prejuízo de R$2,38 bilhões"
      A Sony não é uma empresa apenas de jogos chapa. O setor de jogos está indo muto bem, mas os outros não. Sinceramente, não ligo a mínima se a série de telefones Xperia ou notebooks Vaio traz prejuízo pra Sony

      "Alguém ainda se interessa pelo PS Vita? Acho que nem a Sony"
      Mais uma vez sem dados, apenas opinião.

      Ou seja, você postou vários links que não provam nada do que você diz.

      Excluir
  16. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk So isso a dizer!!! Estas "opinioes" existem. pq sao baseadas em fatos! Qualquer cosia, da uma visitada no google antes de se "esquivar". vlw \o

    Antes de ir, esse link vai servir, quero que mostre o do vita! hehehe


    http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2014/01/vendas-de-games-para-nintendo-3ds-cresceu-45-em-2013.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são não campeã, você pode ter opiniões apenas baseadas em percepções, sem fatos. Já eu não, faço questão de formar minhas opiniões em fatos.

      Para alguém que se diz tão informada, você não parece saber separar informação relevante de propaganda de relações públicas. Por exemplo, "aumento de 45%", você sequer sabe que aumento é esse ou você só repete?

      As vendas de 2012 eram apenas vendas físicas, naquele ano ainda não eram contabilizadas vendas digitais. Em 2013 foram contabilizadas vendas fisicas e digitais, daí o aumento de 45%

      Excluir
  17. Sony vende com o ps4, isso eu sei, e muito bem por sinal, ao contrario de vc, nao sou fanboy! agora me refiro ao vita, mostre dados do "sucesso", dos lucros que ele da, mas so dele, sem ficar nas asas do ps4 e ps3! Combinar 3ds com ps4 da muita diversidade e garantia de sucesso por anos! hehehe

    ResponderExcluir
  18. Ja que nao mostrou do vita, nao provou nada, ta so esquivando, tenho que dizer adeus! provei que o 3ds e sucesso e o vita e fracasso, e vc nada fez para mostrar o contrario! flw noob \o

    ResponderExcluir
  19. Obs, estes sao dados do g1, entre outros sites e blogs infinitamente melhores e com credibilidade! Aprende! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim chapa, mas você está ignorando que esses dados não apontam aumento, apontam apenas que uma informação que não era contabilizada antes, passou a ser.

      Excluir
  20. Resumo, vc nao provou que o vita da mais lucro que o 3ds, concluida minhas provas! Agora o choro e livre! hahaha

    ResponderExcluir
  21. Aham, sei sei, nao vi nada que mostra que o vita da mais lucro que o 3ds, entao, va dormir que depois sara! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma empresa grande como a Square Enix diz que não vale a pena lançar Dragon Quest 7 para o Nintendo 3DS, pois não vai dar lucro suficiente

      Enquanto empresas pequenas como a XSeed, a Idea Factory, a NIS America, traduzem jogos como a série Hyperdimension Neptunia, Sweet Fuse, Monster Monpiece, e tiram lucro.

      Jogos japoneses não são trazidos do oriente para o 3DS porque dão prejuízo. Mas no caso do PS Vita as empresas estão ansiosas para trazer tudo que conseguirem, porque estão lucrando muito bem.

      Excluir
  22. Vc ainda insiste nisso, deixa de ser noob! Ps vita morreu, principalmente com o anúncio do N3ds! Realmente eles não irão trazer o dragon quest 7, e sim o 10 + Um game da franquia Final Fantasy para 3ds! Estou em diversos grupos de vita, 3ds entre outros, e só vejo gnt querendo trocar vita em 3ds. Quando achei que o 3ds iria parar de vender com o anúncio do new, outra surpresa, as vendas fizeram foi aumentar. Agora me diga meu caro, em que mundo vc vive? Está se dorgando demais, não tem o menor fundamento o que vc diz, é contraditório, e dizer q a lista do 3ds não tem games bons, só demonstra que é fanboy e não conhece nada de games, fato! Desiste, vc é ridículo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito desinformada. Dragon Quest 10 não vai ser lançado pro Nintendo 3DS, é uma versão por stream, ela é transmitida através da internet. A Square Enix não quer trazer um jogo simples para o ocidente, acha que vai trazer toda uma infraestrutura de servidores?

      Seu microcosmo limitado do que você vê com seus próprios olhos é insuficiente para afirmar qualquer coisa.

      Excluir
  23. Dica do dia: Vc nunca prova o que diz, e ainda por cima deve ser o único fã de vita, que acredita nestas fantasias. Eu trabalho com games, toda semana vendo em média de 4 a 6 3ds quando está ruim! Se vender 1 vita por mês, eu comemoro! kkkkkk Outra dica: Tire esse teste dos números, esse teste ridículo pra vc provar q n é um robo! No meu antigo blog desativei porque os usuários não suportavam, e é chato mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou eu que não provo o que digo, é você que quer ajustar a realidade a suas teorias ao invés de ajustar suas teorias à realidade

      Quer provar que o Vita é um fracasso? Mostre as produtoras fugindo dele. Elas fogem do Wii U, fugiram do GameCube, mas estão correndo pro Vita e afirmando que estão ganhando muito dinheiro

      Deixe de ser tão limitada

      Excluir
  24. Vc q e, mentiroso! Para todos verem, e mal caráter! Sua verdade não condiz com fatos, vc ficar ajustando meia dúzia de palavras ao vento, não mudará nada! Mostra, prova q as produtoras querem o vita, só se forem Indy, porque produtora grande se recusa. O vita não é concorrente do wii u seu verme inútil, não fica desviando o foco, e ai, onde estão teus argumentos que comprovam o "fracasso" do 3ds? Se não tem o que provar, fica na tua e recolha a sua insignificância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão aí todos os sinais do fracasso do 3DS, as produtoras fogem dele, os maiores jogos dele são da própria Nintendo, não tem novos jogos anunciados, enquanto o Vita tem anúncios diariamente.

      Tales of the Abyss foi lançado pro 3DS e agora Tales of Hearts é um dos maiores lançamentos do PS Vita. Quem sai do portátil "vencedor" para o "perdedor" pra vender menos?

      Excluir
  25. Teu blog é uma porcaria, todos sabem disso! Vc é um fracasso semelhante ao console que defende. E o pior: ainda tem mania de grandeza, tem vários tipos de fracassados q como não são porcaria nenhuma, não obtém sucesso, e nada do que gostam tem valor, fica criando falsas realidades baseadas em mentiras para se sentir "especial". O pior é que deve ter gnt patética q ainda cai nessa, mas ainda bem q são minoria! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está vendo como você tenta adaptar a realidade aos seus fatos e não ao contrário? Se meu blog fosse uma porcaria não teria tantos leitores, você deseja que meu blog seja uma porcaria para que você possa estar certa.

      Se insistir em comentários com insultos irei removê-los

      Excluir
    2. a mina tá certa.... teu blog é ruim !! ñ tô falando nem como fanboy nem nada, falo como leitor, tipo, eu prefiro ler, uol jogos, gameblast e ign do que esse blog !! sabe porque??? por que só porque alguém fala mal de uma analise ou de algum top 10, vc ñ aceita, é falta de profissionalismo da sua parte !! - Jonnas Lecau (ñ deu pra colocar meu nome)

      Excluir
    3. O que você citou é apenas discordância, não qualidade. Você só classifica como "ruim" porque você discorda. Não tem ligação com a qualidade real do blog.

      Em matéria de jogos eu sei do que estou falando e estou passando meu conhecimento adiante. Você pode escolher discordar e então eu vou explicar por que você está errado para ensinar a você e aos outros leitores.

      Se eu não soubesse do que estou falando não escreveria e não refutaria os comentários. Falta de profissionalismo seria escrever sobre o que não sei.

      Você nunca vai encontrar algo semelhante às minhas análises em outros sites de jogos. Se você prefere esses outros sites, há dezenas de sites iguais com a mesma linha editorial. Caso você prefira o meu ponto de vista, este é o único blog que o fornece.

      Excluir
  26. Dragon Quest X foi lançado seu animal! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Em que mundo vc vive seu imbecil? Vou te mostrar esse link aqui: http://www.acasadocogumelo.com/2014/09/dragon-quest-x-para-3ds-vende-quase.html

    Vc é muito patético, não cansa de dizer besteira não seu inseto?

    Outro link aqui seu animal: http://www.gamevicio.com/i/noticias/198/198007-dragon-quest-x-para-3ds-vende-quase-todas-as-unidades-em-uma-unica-semana-no-japao/index.html

    Tu não pode dizer um A para mim, não tem moral e conhecimento, fecha essa porcaria aqui seu fracassado! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não lê sobre os assuntos que você está opinando? Assim acaba fazendo papel de boba

      http://www.gamespot.com/articles/dragon-quest-x-uses-streaming-tech-to-come-to-3ds-/1100-6420972/

      Eu não tenho nem certeza de que você entende o que é "stream". O 3DS não tem como rodar Dragon Quest X, você não está comprando um cartucho com Dragon Quest X nele, você compra um receptor e joga uma versão transmitida por stream, que custa US$ 15 por mês para jogar

      Excluir
    2. Amigo vc compra o game mídia física que vem o código para baixar o digital! O 3ds não deixa de ter dragon quest, não importa q ele não rode diretamente com a ajuda do hardware, entenda, todos irão poder jogar esse game nos 3ds, não importa, seu argumento foi falho. E vou explicar de uma vez: Vê o sucesso de super smash bros? pois é, infelizmente o vita não tem isso. Podem lançar o game q vc quiser, não fará sucesso porque o público do portátil é escasso, fato! Até agora vc não apresentou um fato que determine q o vita da mais lucro q o 3ds! Vc é o único blog q acredita no vita, nenhum especialista aposta neste portátil, em que mundo vc vive? Me prove, q as empresas apoiam o vita, me prove q ele da mais lucro q o 3ds, me prove q os lançamentos do vita são mais aguardados q os de 3ds? Não misture o fato de vc gostar do console, criando realidades alternativas em q ele é o melhor portátil da geração, porque isso não é verdade. O psp sim, foi um espetacular portátil, mas o vita não é, e não vai ser com suas mentiras q vc conseguirá nada! Obs: Seu blog é ruim sim, vc não tem muitas pessoas q participam, seu layout digo e repito é pobre, vc não tem noção de como se faz isso. Não viva na ilusão rapaz, isso é ridículo e vergonhoso. Ainda estas a milhões de quilômetros de sites e blogs como: Uol games, game vício, todas as blasts e por ai vai.... Seu espaço de "previsões" é ruim por diversos fatores: 1° Vc é arrogante, mas pelo menos se sua arrogância fosse pelo seu real valor, mas não, vc não sabe o que diz! 2° Vc é o dono absoluto da verdade, se várias pessoas concordam q jogo X é melhor q Y, se vc achar q é o X, será e pronto, vc não mostra os fatos do o por que dele ser inferior. 3° Vc lida com o público, tem q baixar a bola, vc não tem ética alguma, e principalmente: bom senso!

      De boa, mas isso tudo q eu disse é verdade, não tem como fugir. Dificilmente prova o que diz, e quando prova, não se prega aos detalhes q são tão importantes. Uma coisa: vc irá ler isso, e vai achar os pontos no meu post, e irá se basear no q melhor será para dar sua resposta, prove q tenha caráter e não de várias voltas, venha e explique e prove tudo isso q eu lhe disse, mas sem rodeios! Se não fizer isso, estará mais q provado q tudo o que eu disse é verídico!

      Excluir
    3. Cara, você não sabe inglês? Não tem nada de errado nisso, mas pelo menos seja humilde de dizer. Você não consegue entender a informação que é passada e não é possível se informar bem sobre jogos usando apenas fontes nacionais.

      Dragon Quest X é por stream, ela não roda no portátil, é transmitido. Deu uma série de problemas e a Square parou de vender o jogo. Algum executivo que pensa como você teve a ideia de jerico de lançá-lo assim mesmo. Eu já poderia, no momento da concepção dessa ideia, dizer "isso não vai dar certo".

      Se o PS Vita é um fracasso e não dá lucro, explique você por que as empresas estão lançando mais jogos nele que no Nintendo 3DS. Os fatos estão na mesa, distorça-os se quiser, mas ignorá-los não te torna mais esperta.

      Excluir
    4. só li bla bla bla, como já suspeitei! O jogo foi lançado a poucos dias, e está ai, para quem quiser comprar, vc não provou nada, vc não sabe interpretar textos, acima acabará de dizer q não importa se o game não roda com ajuda do hardware, o importante é q o game está ai, e pronto! O cara não sabe nem o próprio idioma e quer dar lição de moral em inglês? kkkk Não importa q choradeira q diga, seu blog é ruim, fato! Não é q vc se da ao "luxo" de escolher seu público(sendo q só vejo deserto), é pq vc não tem capacidade de fazer algo grandioso, fato incontestável. Vai catar os cacos pelo teu "blog", q isso aqui foi demais pra vc! ;)

      Excluir
    5. Você que está fazendo papel de boba negando todos os fatos. Basta ir no Google e procurar sobre o que está falando

      http://www.ign.com/articles/2014/09/10/square-enix-halts-dragon-quest-x-shipments-for-3ds

      Você não sabe inglês? Não vou te diminuir por isso, mas fica claro que você não consegue se informar

      Só você ainda não entendeu que o blog só é ruim para você

      Excluir
    6. Te dou meu link de face, te mostro quem sou e me procura na DW, dai vc verá se sei ou não inglês! E não sei apenas inglês, não sou limitada a essa ponto, sou de descendência; suiça/austríaca/italiana. Não sei italiano completamente, mas alemão, inglês e um pouco de norueguês e croata eu sei! Isso é apenas problema de tráfego animal, vc não sabe ler inglês não? A própria square irá corrigir isso, de onde q o game foi cancelado? kkkk Não sabe o que significa: Temporariamente não? rsrs

      Excluir
    7. O blog não é apenas ruim para mim não seu hipócrita. Vi diversos comentários de criticas ao seu "método" noob de lidar. Cheguei até aqui, porque meu primo israel mostrou a mim e alguns amigos seu blog, dizendo que achará em seu espaço, uma "tentativa" frustrada de se falar de games! kkkkkk

      Excluir
    8. Não falei que o jogo foi cancelado, falei que pararam de vender. "Halt" é parar temporariamente, suspender, paralisar. Pararam porque era uma ideia idiota e apresentou um monte de defeitos.

      Stream é um tecnologia de transmissão de dados, Cloud ou Nuvem se refere a ter os dados sendo processados ou guardados em outro lugar fixo enquanto você os acessa

      Se você sabe inglês, pior ainda, pois você não parece absorver nenhuma informação que lê, apenas palavras soltas.

      Há uma enorme quantidade de leitores satisfeitos com o blog e uma pequena minoria de jogadores "hardcore" que reclamam de tudo que está aqui, como você, muitas vezes barulhentos e sem educação.

      Excluir
    9. Barulhentos? Vc consegue ouvir algo? kkkk As pessoas q não concordam com vc, são barulhentas e mal educadas, mas uma para sua lista interminável de hipocrisias! Não pararam por muito tempo, logo quando estabilizar o fluxo, tudo voltará ao normal, vc precisa mesmo de aulas de interpretação de texto! Não vi dizendo em canto nenhum q era uma ideia idiota, vc q está afirmando sem provas. Não adianta cara, vc não tem argumentos, e qual monte de leitores é este? kkk A sua última postagem deu menos de 10 comentários, e essa e a do 3ds só deu muitos, porque eu quis vir te zoar! Vai lá nos sites e blogs q são verdadeiros, e despeja estes excessivos argumentos falhos q partem de ti, tu vai ser mais zoado do quando ocorreu o fato do fórum Uol, hahahaha Vc é muito limitado, fora q vc é tão patético q veio se esconder aqui, moleque fracassado e frustrado! Pode me bloquear por te zoar, não fará diferença nenhuma na minha vida, mas para vc pelo visto sim, já q "trago" conteúdos ao seu pseudo blog! huahuahua

      Excluir
    10. O blog tem milhares de visitas e eu recebo elogios de pessoas que importam, dos leitores assíduos, e recebo reclamações de pessoas barulhentas, que se sentem ofendidas com opiniões contrárias. E no seu caso, mal-educadas.

      Não sei do que se refere ao Fórum da UOL porque eu nunca fui "zoado" lá, parei de frequentar porque achava perda de tempo

      Irei apagar seus comentários se ficar insistindo em ofensas

      Excluir
  27. "Seu microcosmo limitado do que você vê com seus próprios olhos é insuficiente para afirmar qualquer coisa."

    Acho que esse seu argumento se encaixa mais com vc, não é?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas análises são sempre em aspecto macro, por isso eu atinjo a grande maioria dos leitores e apenas uma pequena minoria de pessoas discorda

      Excluir
    2. Maioria de q? ninguém te defende, quase ninguém comenta, para de palhaçada, isso é um blog fantasma, tão fantasma q vc não tem nem capacidade de postar mais nada, e quando posta vem com diversos erros. Devo ser a pessoa q mais comentou na história disso aqui... Se vc realmente acredita q isso aqui é um "sucesso", não duvidarei q vc acredite em papai noel. Sem devaneios!

      Excluir
    3. Acontece campeão, que assim como em várias outras opiniões suas, você apenas está considerando em escala micro, aquilo que você percebe, aquilo que você observa.

      Você não tem a menor ideia da proporção do que está criticando. Eu posto pouco porque estou ocupado fazendo outras matérias com centenas de milhares de visitas. E este blog também tem centenas de milhares de visitas.

      Graças a sua percepção limitada, você imagina que isso seja impossível. Agora olhe ao seu redor. Vê o Layout simples? Eu quero que seja assim. Eu não preciso mendigar pelo máximo de atenção possível, e procurar apenas escrever o que agrade os outros. Eu tenho o luxo de poder escolher o meu público e apresentar verdades inconvenientes.

      Todos esses conceitos devem soar absurdos para você, mas o que posso fazer? Vá ler mais, se informar mais e pare de perder tempo tentando provar que você já sabe o suficiente.

      Outro conceito que deve soar absurdo é que você está criando conteúdo para o meu blog. Quando você comenta no meu blog, está perdendo seu tempo criando conteúdo pra mim. Eu respondo porque o blog é meu, estou criando conteúdo para mim mesmo. Nunca iria no seu blog comentar pra você.

      Excluir
  28. Gabriel Lima
    Não, não Rafael, há sim Spelunky para NES, o jogo é de 1984-85, dá uma olhada rápida no Google, inclusive acabei de joga-lo ! :) Lode Runner é outro, também joguei muito, um carinha que tem de fugir de três outros carinhas verdes, fazendo buracos e tal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurei mas não encontrei, qual o nome do jogo? Spelunky mesmo?

      Excluir
    2. O jogo na verdade chama Speluker e é pro Nes.

      Excluir
  29. Esses realmente devem ser o Top 25 jogos NA SUA OPINIÃO.
    Outra coisa essa guerra ai PSVITA e 3DS não é possível que vc n encherga que ja teve um fim e o 3DS ganhou. Vita tá acabado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opinião técnica sobre esses jogos, não pessoal, logo fato, não é algo subjetivo

      Não houve guerra entre 3DS e PS Vita porque a Sony nunca tentou competir com ele. O PS Vita nunca teve um objetivo e ainda assim se saiu melhor que o 3DS já que não causou prejuízo pra Sony

      Se alguém perdeu alguma coisa foi o 3DS, que perdeu o público do DS após anunciar que seu objetivo era superá-lo, perdeu relevância pros smartphones após a Nintendo afirmar que não faria jogos pra eles mas vai ter que fazer, perdeu dinheiro pra empresa, etc

      O 3DS afundou a Nintendo, o PS Vita não fez nada pela Sony, nem prejuízo

      Excluir
  30. Não sei porque essa briga, esse dialogo cansativo a respeito de números. Ambos os consoles tem sua qualidade. Tenho o 3ds e considero um bom console, também não encontraria 25 títulos para ele sem repetir as mesmas franquias, como por exemplo Zelda que tem 4 títulos. No auge dessa publicação muitos jogos bons ainda não tinham sido lançados, do meu top list pelo menos 8 são recentes. Em relação a qualidade ambos trazem experiências diferente, as produtoras tem caprichado muito nos rpg do nintendo. Já o Vita traz alguns jogos de aventura inquestionáveis. Achei muito boa a sua lista e ela é fundamental para auxiliar aqueles que possuem dúvidas em qual portátil adquirir. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom descer do muro quando o assunto é criação de jogos porque isso vai definir os jogos que serão criados no futuro. 3DS e PS Vita possuem filosofias completamente diferentes e jogos que são fruto dessas filosofias

      A filosofia do PS Vita não encontrou um grande público, mas é uma filosofia saudável, transformou o portátil em uma máquina indie e de jogos tipicamente japoneses, atende apenas a um nicho.

      Na Nintendo não tem esse espaço para jogos indie, eles chegaram a banir The Binding of Isaac do 3DS (depois voltaram correndo) e não tem espaço pra eses jogos tipicamente japoneses, os quais também não chegam aos consoles devido aos altos custos.

      Ambas são qualidades que faltam aos videogames hoje em dia, e são coisas desejáveis que as plataformas aprendam com o PS Vita. O PlayStation 4 aprendeu sobre os indies, mas não vi suficiente abertura para jogos japoneses.

      Já a filosofia do 3DS o transformou apenas em uma versão inferior de outros portáteis muito melhores da Nintendo. Esse é definitivamente um caminho que não deve ser seguido e nem aprendido por ninguém, a Nintendo vai ter que dar meia-volta e fazer outra coisa.

      Sem um posicionamento, podemos ter outro portátil tão ruim quanto o 3DS como um ainda pior. Acredito que ninguém gostaria disso. Por mais que finjam que o 3DS é um sucesso, com certeza prefeririam um sucesso de verdade como o GameBoy original, o GameBoy Advance ou o Nintendo DS

      Excluir
  31. Caralho.. o Cara não é fã de porra nenhuma... Tanto aqui no PSVita como no 3DS... SIUAHIUSHAIUHSA :)

    ResponderExcluir
  32. Legal a lista. Tenho um PS vira e me ajudou a decidir alguns jogos a comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Hugo, temos Parte 2 =)

      http://www.nabaladadomariobros.com/2016/12/top-25-jogos-de-ps-vita-parte-2.html

      Excluir
  33. Passei aqui para avisar que no futuro, eu estava completamente certa. Por mais que goste do vita, é inegável que foi um fracasso comercial. Outra vez repito; aprende!!! Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PS Vita vendeu muito bem em matéria de jogos, muitas empresas ganharam muito dinheiro com ele e agora estão perdidas pois não têm para onde ir. Séries como Senran Kagura, Hyperdimension Neptunia, entre outras, que tiveram diversos jogos no PS Vita estão deixando de existir porque não podem ir para o Switch, não tem público lá. No Japão ele ainda recebe jogos como Catherine, só a Sony que não tem mais interesse em alimentá-lo no ocidente mesmo.

      Enquanto isso o Nintendo 3DS segue como o portátil com as piores vendas da Nintendo e está completamente largado às traças.

      Excluir
  34. Vim aqui dizer, que vc não manja nada de games kkkkk Eu consigo fazer um top 25 no Nintendo 3ds sem citar Mario,Donkey Kong, Zelda, Metroid, Pokemon e Kirby.
    Nintendo 3ds tem uma biblioteca gigantesca de games.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns jogos, não chamaria de gigantesca mas também não têm muita qualidade. Acho que não faz sentido fazer um top sem franquias da Nintendo se é justamente elas que eu vou querer jogar em um portátil Nintendo e a maioria delas não teve bons jogos no 3DS.

      Excluir
  35. Achei q ia ter mais pessoal falando de games para baixar com vpkj ....so teve discussão kkkkk mais valew pela lista

    ResponderExcluir
  36. Fanboy detected,postei e sai correndo,kkk.

    ResponderExcluir