quarta-feira, 29 de maio de 2013

Analisando Sonic Lost World em 1 minuto


A Sega anunciou um novo título de seu mascote, chamado Sonic Lost World, que será exclusivo para o Wii U e 3DS, divulgando um trailer de aproximadamente 1 minuto do jogo. Ele é o primeiro de uma série de três Sonics exclusivos para o console e sairá em 2013. Vamos analisar aqui o que já podemos ver nesse 1 minuto.


O trailer começa mal. Muito mal. Por que? Texturas de Green Hill Zone. É, a primeira fase de Sonic Lost World é novamente inspirada em Green Hill Zone, a primeira fase de Sonic the Hedgehog para Mega Drive. Isso já era um mal sinal em Sonic Generations, imagine agora que o tema não é mais esse.

Essa mania de fisgar jogadores por nostalgia está se instaurando em empresas como Sega e Nintendo e é uma bandeira de aviso sempre que surge. Você quer dizer que se esse fator nostálgico não estivesse ali eu olharia mais torto pro resto do jogo? Quanta confiança no seu produto, hein.

A segunda coisa a se perceber é uma certa influência de Super Mario Galaxy, já que tudo parece flutuar em planetoides, pequenas seções controladas pelo jogador interligadas por trampolins e arremessos involuntários. Não é das piores influências, mas não é algo que o público vá aceitar bem e prejudica o level design e o conteúdo, pois mundos flutuantes não criam um mundo com o qual o jogador possa se conectar.


Poucas pessoas sabem, mas Super Mario Galaxy tem uma taxa de rejeição imensa. Muitas pessoas ficam confusas com a gravidade do jogo, com a câmera, com os movimentos rápidos, com as transições mais rápidas ainda. E isso tudo só tende a ser ainda mais acelerado em um jogo de Sonic quando em comparação a Mario.

Há alguns mistérios sobre a jogabilidade e isso já diz muito. Se houvesse algum grande mecanismo original que usasse o controle, ele seria mostrado no vídeo, pois seria o diferencial do jogo, então podemos esperar que o Game Pad não seja muito importante no controle.

Em uma matéria antiga para o TechTudo, falei sobre alguns conceitos que poderiam ser utilizados para mudar a jogabilidade de jogos já existentes. No caso de Sonic, sugeri a possibilidade de jogar com a jogabilidade em 3D em uma tela e 2D na outra. A Sega fez quase isso em Sonic Generations e acredito que isso já seria suficiente para empolgar mais os fãs de Sonic do que qualquer outra coisa.

A possibilidade de trocar entre 2D e 3D é uma vantagem que nem mesmo Mario tem sobre Sonic, pois a diferença de seus jogos bidimensionais e tridimensionais são gritantes, realmente jogos diferentes, enquanto Sonic muda um pouco na filosofia, mas mantém muitos conceitos semelhantes.


O porco-espinho deverá ter novos movimentos, como a corridinha na parede de Prince of Persia, o que não é nada demais, como quando Sonic Adventure 2 introduziu Grind. Porém, se virmos Power-Ups será um mau sinal. Sonic Colors tinha Power-Ups e eles eram incríveis, dentro de um ótimo level design.

Sonic Lost World já mostrou que tem um level design inferior devido ao conceito de planetoides e Power-Ups introduzidos nesse conceito ficariam forçados. Como em Super Mario Galaxy 2, onde eles são para resolver quebra-cabeças e missões, não para levar o jogador a novos locais.

Os vilões da vez serão os Monstars, um time de monstros que roubou o talento dos jogadores de basquete... ou algo parecido, não sei, não prestei atenção neles. Por mais que o Dr. Robotnik esteja por trás disso, ele já não será o vilão principal e os novos vilões não deverão ser tão marcantes, o que é uma pena e afetará o valor como um todo.


Sonic Lost World será um jogo mediano e até vai agradar um pouco aos fãs de Sonic Generations, mas dessa vez não há mais tanta nostalgia para segurá-los como antes, o que vai fazer com que eles se desanimem.

A Sega vai ser pega no contrapé, pois não esperava pisar em falso logo no primeiro passo, e isso deve abalar seus planos para a série, tendo que criar novos conceitos mirabolantes para os próximos. Mais ou menos como aconteceu com a planejada série Sonic 4, e olha que essa era numerado, ou seja, da série principal.

No fim das contas, Sonic Lost World não será tão bom quanto Sonic Colors.

32 comentários:

  1. Quantas certezas, não?

    Olha aí na sua bola de cristal quais serão os números do próximo sorteio da mega sena, cara!

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é difícil prever estatisticamente o resultado da Mega-Sena, muita gente ganha, por isso as apostas com 15 números são tão caras

      Excluir
    2. Então preveja e ganhe. O que está esperando pra se tornar um milionário?

      Você é até inteligente, o que me irrita é que tudo o que você fala neste blog é em tom de certeza, como se você pudesse prever com exatidão TUDO, mesmo sem quase nenhuma informação.

      Excluir
    3. Eu não gosto da ideia de ganhar na loteria nem de ser milionário, por isso não jogo

      Só é postado no blog o que eu consigo prever, seja com pouca ou muita informação, se eu não consigo prever não vira um post.

      Você deve continuar lendo o que um analista escreve se ele continuar acertando, se errar comece a questionar o que está lendo e se nunca acertar, pare de ler porque é perda de tempo.

      Recomendo este artigo de Ninja Gaiden 3, baseado em um teaser de 30 segundos que saiu com um ano de antecedência em relação ao jogo e cuja previsão está toda correta.

      http://www.nabaladadomariobros.com/2011/03/analisando-ninja-gaiden-3-em-30.html

      Excluir
  2. Nada a ver com o assunto, mas gostei do seu top 10 remakes!

    Sobre o Sonic, eu me empolguei um pouco. Mas eu nunca fui fã de Sonic, então sou um caso a parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma matéria divertida de fazer, imaginar possibilidades pra segunda tela

      Excluir
  3. Bem, eu detestei terem recriado a Green Hill de novo (sim, pq apesar de a fase ter outro nome, pra mim continua sendo a Green Hill), inicialmente tive uma má impressão do jogo, mas depois das noticias sobre os controles e tals eu fiquei mto contente.

    Sinceramente, fico abismado com a quantidade de coisas que vc consegue prever com um trailer minúsculo q n mostra quase nada do jogo '-'. Se fosse pra prever a qualidade de jogos pelo trailer, Sonic '06 seria incrível. E Sonic Unleashed, então? SO-BER-BO (analisando pelo primeiro trailer).

    Nem sequer da pra saber como será a câmera do jogo vendo esse trailer...

    Bem, n sei de onde vc tirou que Mario Galaxy tem uma taxa de rejeição grande. É um jogo incrível, os controles são confortáveis, a câmera é ótima. Agora, sobre Sonic Lost World ser inspirado em Mario Galaxy, talvez seja sim, só que vc esqueceu que esse novo Sonic em muito se assemelha com Sonic Xtreme.

    Conte-me mais sobre suas conclusões sobre a jogabilidade que vc nem experimentou LOL. Pelas últimas noticias, eu fiquei muito empolgado com os controles. Vc controla Sonic pelo analógico do GamePad, ao segurar um dos gatilhos Sonic aumenta a velocidade, ao segurar os dois gatilhos, Sonic alcança o "boost" speedy. Os color powers estão de volta (alguns inéditos) e serão ativados por meio da tela do Gamepad.

    Modo 2P, uma espécie de modo cooperativo usando o Wiimote, itens, tem mta coisa '-'

    Será um exelente jogo, o único ponto q me incomodou mesmo foi esse excesso de nostalgia. N que ela seja ruim, mas é q já tá enxendo o saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra dizer muito sobre certos jogos pelos trailers, os de Sonic 2006 e Sonic Unleashed não eram bons também. Há vários detahes que indicam a direção em que o jogo está indo e assim fica fácil prever onde ele vai terminar.

      Super Mario Galaxy tem uma taxa de rejeição enorme, muitas pessoas acharam o jogo complicado pois você tinha que andar em 360º nos planetoides, tiveram dificuldade com a câmera automática que os acompanhavam e ainda tiveram Motion Sickness. Claro que você não vai ouvir falar disso no meio hardcore, que só vai ter coisas positivas pra falar sobre o jogo.

      Eu não compararia com Sonic X-Treme, isso é meio que uma coisa de fãs da Sega pra dizer que Super Mario Galaxy era parecido com Sonic X-Treme. Porém, tudo lembra mais Super Mario Galaxy mesmo.

      Eu não preciso experimentar a jogabilidade pra saber como ela será, ela é bastante óbvia. Não tem nada de empolgante e inclusive espero por bugs tradicionais do Sonic Team quando você tentar interagir com o cenário usando os novos movimentos de parkour, será frustrante.

      Como mencionei, power-ups têm que ter suporte no level design e esse jogo terá level design fraco. Você vai pegar um power-up e ele vai ter um uso imediato que não dará muita satisfação, assim como em Super Mario Galaxy você pegava um power-up e o usava para algo no mesmo instante, até com limite de tempo.

      Excelente? Não, apenas mediano.

      Excluir
    2. Essa fase inspirada na Green Hill é muito parecida com uma fase do Sonic Xtreme, inclusive. "Jade Guily", o estilo artístico das duas é muito parecida.

      O trailer de Sonic 2006 era ótimo, dava a entender que o jogo seria um novo Sonic Adventure, porém foi lançado um jogo mais quebrado que Sonic Adventure, com um enredo péssimo, etc.etc.etc.

      O primeiro trailer de Sonic Unleashed mostrava apenas as fases diurnas, não havia qualquer sinal de werehog, logo, pelo trailer o jogo seria magnífico. Nem sinal de humanos também.

      Claro que precisa experimentar a jogabilidade para saber como ela é, pelo trailer vc nem sequer sabe quais serão os controles, qual será a câmera (a Sega sempre utiliza câmeras mais "cinematográficas" nos trailers). Sonic Generations, Sonic Colors e até mesmo Sonic Unleashed não são jogos quebrados (cheios de bugs inaceitáveis), logo já faz uns 6 anos que a Sonic Team não segue a tal tradição que vc menciona, aliás 7 anos se formos contar com Sonic and the secret rings.

      Agora com relação a Mario Galaxy, não estou falando de reviews web a fora estou falando da MINHA experiência com o game. Não tive problema algum em andar em 360° nos planetas, e apesar de a fase ser toda fragmentada ela ainda tem a linearidade típica de plataformers. A câmera também foi algo que me agradou. Vc ter tido esse tipo de dificuldade com o jogo não significa que todos tiveram.

      O level design de Mario Galaxy é impecável, se Sonic Lost World for tão ruim quanto Mario Galaxy então teremos um exelente jogo. Nunca senti necessidade de mover a câmera de Mario Galaxy, ela sempre se posiciona da melhor forma. Os controles são tão precisos e intuitivos que foi só pegar o controle e sair jogando. Os power ups de Mario Galaxy são ótimos acrescimos ao gameplay. E qual o problema de serem temporários? Os de Sonic Colors também são e nem por isso deixam de ser exelentes...

      Mas enfim, espero mesmo que esse novo sonic seja tão "ruim" quanto Mario Galaxy ^^

      Excluir
    3. Você tem que aprender a ler através do que está e também do que não está no trailer. O trailer de Sonic 2006 dava a entender que a empresa não fazia a menor ideia do que estava fazendo e por isso trazia apenas CG, sem nenhuma cena de gameplay.

      Já o trailer de Sonic Unleashed mostrava apenas cidades, cenários muito monótonos, o que por sua vez indicava falta de conteúdo e uma necessidade de encher linguiça em algum outro ponto.

      Não dá pra prever o Werehog especificamente, mas dá pra ver que há um espaço vago para algo como o Werehog preencher. Antes de ser um Sonic lobisomem o que atrapalhava o jogo, eram outras milhares de coisas, como personagens extras, áreas de combate, áreas de exploração, etc.

      Todas essas adições eram respostas a uma única questão, o fato que o Sonic Team queria botar Sonic correndo o tempo todo. Como fazer fases suficientes para um jogo onde cada fase dura 5 minutos e tem um tempo de produção de meses? Ou seja, se essa pergunta não é respondida, dá pra prever que vai haver algo, seja esse algo um lobisomem ou não

      Não, não é preciso experimentar a jogabilidade se você souber o que está procurando. A inclusão de um botão para parkour por si só já abre a possibilidade de muitos bugs de colisão, os quais são tão numerosos que não há como o Sonic Team excluir todos. Não há como a Ubisoft excluir todos, para imaginar a proporção.

      Dá pra notar que a câmera de Sonic Lost World alternará entre momentos fixos, quando você está em caminhos predeterminados e dinâmicos, em áreas mais abertas. Na parte em que Sonic corre num looping e a câmera gira com ele, muitos jogadores se sentirão zonzos.

      Eu também não estou falando de reviews, estou falando da experiência que tenho com público. Eu raramente tenho problema com o que comento, sou extremamente hardcore, apenas dou voz aos que não costumam comentar em sites de jogos.

      Super Mario Galaxy tem uma alta taxa de rejeição por causa da câmera e também pela falta de conteúdo, causada pelo level design fraco que é fruto do conceito de planetoides. Está tudo flutuando, não há algo como um Reino dos Cogumelos para se explorar, e sem isso as pessoas não podem se conectar.

      O problema dos power-ups temporários é que em um jogo de plataforma (Super Mario Galaxy não é mais plataforma) os power-ups criam uma variável caótica na jogabilidade. O que isso significa? A função de um power-up em um jogo de plataforma é alterar a forma como você joga.

      Pegando de exemplo o primeiro Super Mario Bros., se você está pequeno, você tem cuidado, se você está grande, pode relaxar um pouco, se você tem uma flor de fogo, parte para a ofensiva.

      São 3 maneiras diferentes de jogar e que podem surgir em momentos diferentes da fase e do jogo, dependendo da sua habilidade. Cada partida é única, você pode pegar power-ups e jogar mais ofensivo ou pode perdê-los e jogar com cautela. Altera a sua forma de jogar.

      Como são os power-ups em Super Mario Galaxy? Há um boneco de neve no caminho, use bolas de fogo para derretê-lo. Há um abismo muito grande, use nuvens para atravessá-lo. A estrela está muito alta, vire uma mola e chegue até lá. Cadê a opção? Cadê a escolha? Cadê o poder de decisão dado ao jogador?

      Não estou dizendo que Super Mario Galaxy seja ruim, mas definitivamente você não quer lançar um jogo parecido com ele utilizando o Sonic, ou mesmo o Mario, como protagonista, porque não são os valores por trás desses personagens e você vai encarar rejeição do público.

      Excluir
    4. Não, pelo excesso de CGs no trailer de Sonic '06 eu concluí que a Sega estava dando um grande enfoque para o enredo do jogo, assim como ela fez na série Adventure...

      Com relação ao trailer do Unleashed, n sei de qual vc está falando, mas eu estou falando do PRIMEIRO, q vazou e tinha cerca de 45s. A única coisa que vemos nele é o Sonic correndo, não aparecem humanos, não aparecem as "villages". Também não dava pra saber o tempo de duração das fases, pq HÁ não aparecia nem sequer uma fase inteira. As cidades em nenhum momento passaram essa sensação que vc citou pq junto com o trailer haviam vazado alguns informações que diziam que os cenários do jogo seriam baseados em vários países. Não senti a sensação de repetição, senti a sensação de variedade nos cenários.

      Eu não senti que houvesse um espaço "vago", pensei que o jogo seria uma experiência pura do Sonic assim como Sonic Colors e Generations foram posteriormente. E, sim, esses dois títulos mostram que é possível sim que o Sonic fique correndo jogo inteiro...

      Sobre o parkour no Sonic Lost World, de onde vc tirou que será um botão específico? A ativação dos movimentos de parkour será por meio do gatilho de correr. Quando Sonic estiver acelerado bastará mover o analógico para os lados para que ele execute os movimentos.

      Agora sobre Mario Galaxy, não vejo problema algum em os power ups serem assim o.o. Nunca me senti privado do meu poder de decisão '-'

      Excluir
    5. Depende muito do timing do trailer. Por exemplo, a geração havia acabado de começar, a Sega estava completamente perdida, e mostrou só CG. Dava pra ver qe tinha algo errado, pois eles poderiam ter mostrado algo bem melhor, mas não mostraram. Porque não tinham.

      Não gosto muito de trabalhar com trailers vazados, estava falando do primeiro oficial. Você está falando desse trailer de Sonic Unleashed?

      http://www.youtube.com/watch?v=2atOJMpqDYk

      Dá pra saber o tempo de duração das fases pela lógica. Por quanto tempo você acha que dá pra jogar uma fase dessas sem parar? Ao basear o jogo em países eles ficaram com pouco conteúdo, pois é tudo muito parecido. A imagem que Sonic Unleashed deixa (depois do Werehog) é a de cidades humanas.

      Sonic Colors trazia uma temática de parque de divesões com mundos bem diferentes e Sonic Generations trazia nostalgia. Então agora que Sonic Lost World não tem parque de diversão nem nostalgia (exceto pela primeira fase), por que eu devo acreditar que eles vão acertar no conteúdo?

      É impossível que Sonic fique correndo o tempo todo sem um gimmick para fazê-lo parar, não dá pra gastar tanto dinheiro pra fazer cenário que passa em milésimos de segundo.

      Sonic Generations tinha o esquema dos dois Sonics, deixava as fases 3D rápidas e depois praticamente as repetia em 2D para encher linguiça. Depois te obrigava a fazer missões nessas fases, etc.

      Sonic Colors foi um milagre que não tem explicação para nós, apenas quem participou do desenvolvimento vai saber a real história. Eu via os vídeos e não acredita no que via. Estava tudo certo: conteúdo, game design, level design.

      Porém, eu sabia que na Sega e no Sonic Team não havia gente qualificada para fazer o que eu estava vendo e nem havia recursos suficientes para o que eles estavam fazendo. É possível que um estúdio terceirizado tenha entrado no meio por baixo dos panos, há lendas urbanas sobre esse tipo de coisa.

      Se a ativação do parkour é pelo gatilho de correr, é um botão. Uma vez correndo você vai desviar de qualquer obstáculo pelo caminho automaticamente e isso vai apresentar um bocado de bugs. É uma moda da indústria e eles querem pegar a onda.

      O fato de que em Super Mario Galaxy você só consegue fazer o que os designers pensaram para você fazer, é a prova de um design fraco, não há espaço para a sua imaginação, apenas para a deles.

      Excluir
    6. Bem, vamos lá, foi esse trailer mesmo. E, sim, pelo trailer eu esparava um jogo no nível de Sonic Colors. Em Sonic Colors temos uma experiência pura com o Sonic, pq em Unleashed isso seria impossível? O jogo ficaria mais curto, como Sonic Colors realmente ficou, mas seria possível SIM. Todas essas conclusões que vc diz ter tirado não seriam possível analisando o primeiro trailer de Unleashed.

      Não, o mundo não é todo parecido, há diferenças climáticas, culturais, etc.etc.etc. Temos Windmill Isle e temos Cool Edge que são fases com visuais completamente diferentes. Temos rooftop run, temos até Eggmanland. Os cenários de Sonic Unleashed não são repetitivos...

      Os humanos já haviam sido inseridos na série desde Sonic Adventure, não foi Sonic Unleashed que os deixou lá. Oq Sonic Unleashed fez foi tentar outra abordagem, menos séria. Os cenários passaram a ter visuais mais estilizados, os humanos passaram a ter visuais mais cartunescos e o enredo passou a ser mais simples e infantil. Se Sonic Colors e Sonic Generations foram possíveis pq n seria possível um Sonic Unleashed sem werehog?

      Agora sobre Sonic Colors, foi um ótimo jogo superando todas as suas previsões correto? Isso não é milagre, apenas prova que vc errou.

      A Sonic Team sempre teve boas ideias em seus jogos, porém não sabia aproveitar. Shadow the hedgehog possuiu um sistema de fases interessante, porém o jogo todo é um desastre, Sonic Unleashed tem uma nova proposta de gameplay pro Sonic, mas os conteúdos desnecessários e pouco estudados comprometeram a diversão do game, Sonic and the Black Knight possui ótima caracterização e ambientação, trilha sonora, gráficos, bem como diálogos, mas peca no gameplay mal estudado. Potêncial a Sonic Team sempre teve, oq acontece é q quem estava no comando do estúdio não sabia conduzir a equipe.

      Nessa última geração aos poucos a Sonic Team foi passando por uma reestruturação interna comandada por Takash Izuka. Segundo ele, dentro do estúdio não havia um consenso sobre o conceito e a filosofia por trás de Sonic. Então ele deu uma penerada na equipe. A cada título lançado foi possível perceber esse amadurecimento. O fiasco de Black Knight e o feed back de Sonic Unleashed resultarem em Sonic Colors e Sonic Generations. Não foi difícil prever que depois de Sonic Unleashed faltava pouco para um Sonic bom, bastava a Sonic Team querer. Sonic Unleashed bateu na trave.

      Quanto ao conteúdo de Sonic Lost World, sinceramente, oq vc diz não possui nenhum embasameto. Quer dizer que um Sonic bom não pode ter conteúdos inéditos? Só nostalgia e parque de diversão valem?

      Pela imagem de Lost Hex divulgada pela Sega (que saiu antes do trailer, inclusive) dá pra ver q haverá muita coisa interessante sim

      Excluir
    7. Sonic Colors não é curto, tem uma boa duração, tem um bom conteúdo e tem bons motivos para jogar novamente, diferente de Unleashed.

      O conteúdo de Unleashed são apenas cidades, é fraco, é monótono, é comum, não tem graça. É como comparar Castle of Illusion com Epic Mickey, um tem locais fantásticos como uma terra de brinquedos, que mexe com a imaginação, e o outro tem cidades, lixões e coisas do gênero

      Eu não errei com Sonic Colors, eu previ que seria bom, eu só não acreditava nos meus próprios olhos. Um jogo de Sonic... bom? É um milagre porque o Sonic Team não tinha competência nem pessoal para produzir o que produziu na época.

      Alguém sabia exatamente o que estava fazendo em Sonic Colors e essa pessoa não esteve presente nos jogos anteriores, como Sonic Unleashed, e nem nos posteriores, como Sonic Generations. Quem é esse cara?

      Além disso, fazendo um cálculo especulativo, imagino que eles precisariam de pelo menos 30 a 50 integrantes a mais no time para produzirem a quantidade de conteúdo que produziram. Veja bem, quantidade, é uma questão técnica.

      Há lendas urbanas sobre estúdios de elite que funcionam quase como mercenários. Eles aparecem, colocam seu jogo nos trilhos e somem, sem aparecerem nos créditos. Nunca havia acreditado nisso, mas as evidências de interferência externa em Sonic Colors são gritantes.

      O que você descreve desde Sonic Adventure -> Sonic Heroes -> Secret Rings -> Black Knight é um estúdio que nunca conseguiu acertar a mão na própria franquia. De repente eles conseguiram por acidente? E logo depois erraram de novo em Sonic Generations?

      Como mencionei, a pessoa que fez as coisas certas em Sonic Colors, jamais cometeria os erros que aparecem em Sonic Generations. E vale lembrar que Unleashed ainda pecava no conteúdo, enquanto Colors trouxe bom conteúdo.

      Interprete melhor o que eu estou falando. Eu não sou a favor de nostalgia, acho Sonic Generations um golpe baixo, mas era um golpe baixo que as pessoas engoliriam.

      Já Sonic Colors tinha um parque de diversões espacial, com mundos fantásticos que captavam a imaginação, como uma terra feita de doces. Sabe quem também tinha uma terra de doces? Castle of Illusion.

      Enquanto isso Sonic Unleashed tem uma cidade baseada na Grécia, chato. Sonic Lost World tem um design de mundos que passa por Deserto -> Mundo do Gelo -> Mundo do Fogo. Conteúdo tão antigo quanto Super Mario Bros. 3

      Desde o fim do Mega Drive o Sonic Team não sabe criar conteúdo (nem a Nintendo), e isso não vai mudar com Lost World. Mudou em Sonic Colors e não tenho por que não acreditar que foi fruto de uma intervenção alienígena

      Excluir
    8. Fruto de interferência alienígina? UAHSUHAUSHAUHSUAHSUHAUSHUAHSUHAS OH GOSH

      Deixando conspirações sem sentido de lado, os créditos de Sonic Colors estão lá ^^, e não não foi o mesmo time que desenvolveu Sonic Generations. A Sonic Team estava divida em dois times, um era responsável pelos jogos HD e a outra pelos storybooks. A Dimps entrava em cena de vez em quando.

      Sonic Colors foi desenvolvido paralelamente pelo mesmo time da série storybooks. E eles nunca haviam acertado completamente, mas muitos dos títulos que vc citou agregaram alguma coisa a franquia. Até mesmo Sonic Heroes. Sonic and the secret rings envelheceu rápido demais pra essa geração, mas foi um jogo muito interessante como spin off. Os cenários tbm são muito criativos.

      Com relação aos cenários de Unleashed, isso é mto subjetivo. Não é pq vc acha sem graça q de fato É sem graça.

      Sobre o fator replay, descordo veementemente. Sonic Colors teve um fator replay mto menor que Sonic Unleashed e isso se dá principalmente pela baixa dificuldade. Eu só parei de jogar Sonic Unleashed (HD) após pegar S em todas as fases e desbloquear praticamente todo o conteúdo enquanto Sonic Colors eu zerei em um dia e nem joguei tanto depois. Sonic Colors é um jogo curtíssimo.

      Vc está se precipitando muito quanto a sonic lost world...

      Ah sim, nem a Nintendo, nem a Sega sabem criar conteúdo -.- kkkkkkkkk. Sonic Colors foi feito por aliens. AH VÁ UAHSUAHUSHAUHSUAHS

      Excluir
    9. Assim como você ri da intervenção alienígena, eu rio da sua teoria de que o Sonic Team de repente tomou jeito, devem soar igualmente absurdas um pro outro.

      Sonic Colors não foi acidente, quem fez, sabia o que estava fazendo, e é de um nível que não está no patamar do Sonic Team. A Dimps que eu saiba só mexe nas versões portáteis e mesmo eles não justificariam as mudanças positivas em Sonic Colors.

      Não é subjetivo, eu raramente falo aqui do que eu gostou ou não gosto particularmente, eu costumo falar pelo público. Cidades não são bom conteúdo, são monótonas, são locais comuns.

      Alice não cai em um país de cidades interessantes e com culturas diferentes, cai em um bizarro país de maravilhas. São arquétipos antigos enraizados na cultura humana, como Joseph Campbell documentou, o chamado à aventura deixa o mundo comum para trás.

      Você sim está considerando o que você gosta ou não para tentar determinar a qualidade do jogo. Sonic Unleashed beira o intragável, pois não dá pra excluir o lobo da equação, e você gostou bastante dele. Funciona pra você, mas se a Sega fizesse sempre jogos assim, fecharia as portas.

      Eu não acredito estar me precipitando com Sonic Lost World, se acreditasse, não postaria, assim como não postei uma análise do novo Zelda 3DS, pois variáveis importantes estão faltando.

      Sega e Nintendo pararam de fazer conteúdo por volta dos 8 e 16 Bits, desde então eles vêm reciclando ou criando conteúdo não canonizado. Por exemplo, quando foi a última vez que a Nintendo criou algum novo mundo para expandir a mitologia do Reino dos Cogumelos? Em Super Mario Bros. 3

      Excluir
    10. Não, eu não gostei de Sonic Unleashed, no geral, apenas mencionei alguns pontos positivos nele. Ele foi um jogo amargo. Foi quase um balde de água fria, porém ele trouxe esperança na franquia novamente. Esses pontos positivos acabaram servindo de base para os próximos jogos (Sonic Colors e Generations). Esses pontos positivos seriam a nova pegada menos séria, gráficos estilizados, enredo simples, mais enfoque na estrela da franquia (Sonic) doq nos outros personagens, etc.etc.etc.

      Dei um enfoque também a alguns pontos positivos do Unleashed q foram excluídos do Colors e Generations. Um deles é o nível de dificuldade. Como Colors e Generations são jogos muito fáceis e curtos é difícil voltar a jogá-los depois de concluí-los. Sonic Unleashed não, zerar o jogo foi penoso, mas curtí-lo depois de zerá-lo até que valeu a pena. No Colors e no Generations não há um sequer um final épico. Nenhuma fase no nível de Eggmanland, no caso do Colors a coisa é mais grave pq a última fase é praticamente um corredor '-'

      Eu não "desconsiderei o lobo da equação", acontece que vc distorceu um pouco o meu comentário. Falar bem de algum aspecto do jogo não é o mesmo que considerá-lo "bom".

      Quanto a temática de Unleashed, apesar de se basear em locais reais, ele continua com um ar fantástico durante o enredo todo. Aliás, o enredo é a melhor parte. Nunca gostei tanto de um enrendo em um jogo do Sonic como gosto do enredo de Sonic Unleashed.

      E eu não disse que a Sonic Team DE REPENTE tomou jeito, eu disse que ela demorou quase 7 ANOS para aprender com seus erros. Sonic Colors jamais teria sido Sonic Colors se n tivesse havido antes dele Sonic Unleashed, Secret Rings e pq não até Sonic Heroes. Oq eu disse não é uma teoria, o próprio Takash Izuka falou que os sucessos recentes são resultados da estruturação que ele fez dentro da Sonic Team. Acho muito mais plausível doq a sua teoria maluca sobre Sonic Colors.

      Vc não acredita q está se preciptando, mas está. Podemos ver apenas 26s do gameplay do jogo e vc já está julgando o jogo inteiro.

      Excluir
    11. Você não falou apenas bem de Sonic Unleashed, você disse que tirou rank S em todas as fases e desbloqueou todo o conteúdo. Isso em um jogo que não gostou? Que não considera bom? É paradoxal, acredito que você o ache bom sim.

      Sonic Colors não partilha nada com Sonic Unleashed e Sonic Generations, para um olho destreinado é possível achar que o Sonic Team foi aprendendo, mas são água e óleo, quem fez Colors, não foi a mesma pessoa que fez os outros.

      O Sonic Team não vem aprendendo há 7 anos, ele vem errando há 7 anos e é extremamente improvável que de repente, após 7 anos de erros, tenham feito tudo certo.

      A filosofia aplicada em Colors, não existe no Sonic Team tradicional, quem tomou as decisões daquele jogo, nunca tomou decisões em outro jogo de Sonic. Não há resquícios da filosofia de Sonic Colors em qualquer outro jogo de Sonic, como Unleashed ou Generations.

      Em 26 segundos eu já posso ver a filosofia por trás de Sonic: Lost World, que indica a direção que estão tomando, e não é tão boa quanto a de Sonic Colors.

      Excluir
    12. Tbm disse que Sonic Unleashed foi um jogo amargo, um "balde de água fria", que ele foi penoso para finalizar (no sentido de que foi SOFRÍVEL) e ainda utilizei ele como exemplo de como um trailer pode nos dar uma impressão ERRRADA do jogo (nesse caso a impressão causada pelo trailer de Sonic Unleashed foi positiva). Novamente vc distorceu meu comentário. Desde quando enxergar algum ponto positivo em um jogo ruim é o mesmo que considerá-lo "bom"?

      E desde quando é preciso gostar de um jogo para finalizá-lo? Eu parto do principio de que para ter uma opinião crítica sobre um determinado jogo devo CONHECÊ-LO.

      E qual é a "filosofia" por trás do trailer? Acho muito engraçado a forma como vc utiliza o termo "filosofia". Mas enfim, oq eu percebo nesse trailer é que Sonic ainda está na onda CLASSISTA que começou em 2010 com o lançamento de, olha só, Sonic Colors. Sonic Colors é um jogo novo, mas com muitos elementos classistas. Os flicks estão lá "espiritualmente" (Wisps), até as máquinas que prendiam os flicks estão lá (dessa vez prendendo os flicks). Artisticamente, Sonic Colors retorna ao estilo dos jogos do Mega Drive sim. É um jogo lotado de nostalgia.

      Excluir
    13. Pior que analisando suas previsões em torno da qualidade do jogo são as melhores possíveis, vc diz que ele será tão ruim quanto Mario Galaxy.

      Que venha então um Sonic tão ruim quanto Mario Galaxy *--*

      My body is ready

      Excluir
    14. Como eu disse, você não apenas falou algo positivo do jogo, nem apenas o terminou. Você jogou muito dele, acho que precisa admitir que gosta do jogo, isso não diminui a sua opinião em dizer que ele é ruim. São coisas diferentes.

      A filosofia de Lost World é a de sempre do Sonic Team e outras empresas, os jogos-messias. Adicionar um pequeno elemento diferente, muitas vezes nostálgico ou que simplesmente apele a jogadores clássico e usar isso como uma forma de vender o resto do produto, que as pessoas não querem.

      Por que Sonic tem partes 2D mas nunca é totalmente 2D? Porque as partes 2D que as pessoas querem são usadas para vender as partes 3D que elas não querem. Um Sonic totalmente em 2D não teria impacto suficiente, pareceria algo que já foi feito antes à exaustão. Antes de New Super Mario Bros. Wii era impossível imaginar um jogo totalmente 2D.

      Não, Sonic Colors não é nostálgico e os Wisps não são Flicks. Sonic Colors não pega inspiração do Sonic do Mega Drive, mas sim de Super Mario Bros. 3, algo bem inesperado.

      Eu comentei isso no meu vídeo sobre o jogo na época e a Sega confirmou recentemente que tentou fazer Sonic Colors para agradar aos fãs de Mario. Em Colors era uma inspiração sutil, a qual provavelmente eu fui um dos poucos a perceber, em Lost World é uma inspiração óbvia de Super Mario Galaxy.

      Excluir
    15. Eu disse que foi PENOSO finalizá-lo...

      Sim, eu joguei exaustivamente pq após zerar o jogo eu pude optar por jogar as partes boas dele. Sonic Unleashed é metade bom, metade ruim, simples. A metade boa tem melhor fator replay que Sonic Colors e Generations juntos, mas é uma parcela pequena do jogo como um todo.. Depois que sofri zerando o jogo pude optar por jogar as partes boas. Considerar metade (ou menos da metade) do jogo boa não é o mesmo que considerar o jogo inteiro bom, percebe a falta de lógica?

      Bem, Sonic Colors não foi nostalgico pra vc, mas eu logo percebi a volta do enredo "Sonic salvando os animaizinhos do tirano Dr. Eggman", percebi a referência aos CLÁSSICOS DO MD nas máquinas onde os Wisps ficavam aprisionados nos finais das fases (referências às máquinas q aprisionavam os flicks) também e a direção artística do jogo, no geral, me lembra muito os estilo dos Sonics do MD e até Sonic Heroes. A única semelhance que vi de Sonic Colors com Super Mario Bros 3 foi o hub world. Só. De resto não lembra nada. Nem os power ups são utilizados de forma semelhante a Mario Bros 3.

      E há muito público para os jogos 3D do Sonic sim senão eles não venderiam tanto

      Excluir
    16. Só pra deixar claro, considerar as partes boas do Sonic Unleashed (versão HD, por favor) melhores em FATOR replay que as fases de Sonic Colors e Sonic Generations NÃO signigica considerar que elas são melhores no todo. Eu acho que a jogabilidade amadureceu muito em Generations só pecou pelo nível de dificuldade irrisório.

      Excluir
    17. A teoria do Rafael de um estúdio terceirizado em Colors não é tão absurda. Por exemplo, o Generations perdeu os power ups que eram o grande diferencial do Colors e dava um replay incrível pro jogo.
      A diferença de apenas 1 ano de um jogo para o outro leva a crer que foram feitos por estudios diferentes também. Além é claro do Generations nem sequer ter saido pro Wii, enquanto o Colors é exclusivo. Uma mesma equipe trabalhando em 2 jogos para plataformas tão diferentes em apenas 1 ano? Muito improvável.
      Lembrando que o Generations tem dois tipos de jogabilidade em um jogo só. Sinal claro que a Sega nem sabia o que fazer com Sonic, em uma tentativa de agradar todos os públicos possíveis. Colors era bem mais definido e trazia conteúdos novos.
      E veja só, eu prefiro o Generations ao Colors, mas apenas por causa da jogabilidade 2D. Eu odeio Sonic 3D, acho um saco, monótono e linear. Mesmo Colors sendo o melhor Sonic 3D, eu ainda acho o pior Sonic 2D melhor.



      Excluir
    18. Isso, Fellipe, só quem nem é uma teoria foi oq aconteceu mesmo. Na época a Sonic Team estava dividida em duas equipes, uma ficou responsável pelos jogos multiplataformas e a outra pelos exclusivos de Wii (série storybooks). Sonic and the secret rings teve uma boa recepção, então a série se extendeu, porém com as baixas vendas do Black Knight a Sega deu a série storybooks como morta e a mesma equipe desenvolveu o próximo jogo, q foi Sonic Colors.

      A Dimps atuou na adaptação de Sonic Unleashed pra Wii e PS2 e recentemente pra versão de Generations do 3DS

      Excluir
    19. o duro é acreditar que a Sonic Team é grande e boa o suficiente pra se dividir em duas equipes

      Excluir
    20. É o maior estúdio da 5ª maior softhouse do mundo e é também responsável pela marca mais importante dessa softhouse. Creio q seja possível sim

      Excluir
    21. Não vamos esquecer que a Sega faliu e voltou dos mortos, seus estúdios não estavam em bom estado depois disso.

      Alguns dos melhores jogos dela pós-Dreamcast vieram de estúdios como o Amusement Vision e Sumo Digital, a própria Sega mal conseguia se segurar, inclusive o Sonic Team. Apenas nos últimos anos eles vêm se recuperando.

      A Sega não é grande, ela se fundiu a outra empresa, pra formar a Sega Sammy, não significa que ela seja uma empresa grande e nem mesmo que tenha alcançado esse tamanho por merecimento ou competência.

      Excluir
  4. Super Mario Galaxy o.O , Cara olhando o trailer umas 5 Vezes ele lembra bem mais o Cançelado Sonic X-Treme do que o Mario Galaxy , Os gráficos podem ser melhorados na versão final , A Jogabilidade cara...é so um trailer .-. , Mario Galaxy Rejeição WHAT ? , nunca tive problemas com esse jogo , Na boa a única coisa que concordo é com o fato dos vilões , não acho que eles vão ser tão marcantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse acima, lembra mais Super Mario Galaxy mesmo, essa comparação com Sonic X-Treme é exagerada. Eu não mencionei gráficos e sim, dá pra dizer a jogabilidade por um trailer.

      Super Mario Galaxy tem um índice muito alto de rejeição, mas você tem que ir além do que você achou do jogo e descobrir o que outras pessoas acharam. Pegue um conhecido seu que goste de Mario, mas não jogue muito videogame e veja se ele gosta do jogo.

      Excluir
  5. O que eu sinto ao ver Lost World é, sinceramente, a mesma coisa que eu sinto ao ver Unleashed (fases warehog). É um bom jogo, mas não é um "jogo do Sonic".
    Eu sinto que a Sega e o Sonic Team querem fazer "outros jogos" com "outros personagens" usando "outras mecânicas", e não Sonic e sua mecânica de corrida e tempo. Mas tem medo de fazer, tem medo de investir em algo que pode não dar certo, e então "enfiam tudo que podem" nas costas do pobre Sonic.

    Se as fases do Warehog fossem com um personagem "batedor" e fossem em um game diferente, de outra franquia, aquilo daria muito certo. Tirando tudo o que existe de Sonic em Unleashed, sobra "um personagem batedor" em um beat-up/plataforma mediano estilo Spyro que poderia muito bem iniciar uma nova fraquia, e quem sabe agradar um publico diferenciado, e no final das contas não seria algo tenebroso como acabou sendo.

    Com Lost Worlds e também Xtreme é mesma coisa. Eu vejo um jogo bom, um jogo que tem potencial para ser grande.
    Mas simplesmente essa "coisa" não é Sonic.

    http://www.youtube.com/watch?v=wzvS_beXtXk

    Se Lost World foi baseado "nisso" do vídeo acima, ou se foi baseado em Mario, ou se foi ideia do "Tekeru da pastelaria", pra mim tanto faz. Eu ver "isso" (tanto os vídeos de World quando esse de Xtreme que postei) eu não enxergo o Sonic ali, eu enxergo um "Alex Kid" ou algo semelhante. Sim, eu enxergo o "Alex Kid" pulando naquele "mundo de doces", e não o Sonic. Da mesma forma que eu enxergo um "Spyro" em Unleashed, e no o Sonic.

    Color agradou e é unanime porque "aquilo é Sonic", eu "vejo o Sonic lá", eu "me sinto o Sonic naqueles mundo".
    Em Adventure, durante as fases do Sonic, eu também "me sentia o Sonic" e via "o Sonic lá". Coisa que se perdeu de Adventure 2 pra frente (não sinto o Sonic em Adventure 2, eu sinto o Shadow ou o Eggman, mas não o Sonic). Ironicamente a série paralela, a Advance, não sofre desse mal eu sinto o Sonic nela.

    Eu acho que a Sega tem que "parar de fazer games do Sonic" para "conseguir fazer games do Sonic", é irônico e paradoxal, mas é verdade. Se a Sega demorasse, sei lá, uns "seis anos" produzindo um único game do Sonic, mas paralelamente testasse suas novas ideais e filosofias em games de outra marca ou outra franquia (ela tem uma cacetada de franquias), todos os problemas que estamos vendo estariam resolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa análise. Só não acho que parar de fazer jogos do Sonic ajudaria a Sega.

      Ela não insere elementos diferenciados em Sonic porque quer estar fazendo outros jogos, ela insere porque ela não conseguiria fazer um jogo de Sonic puro sem que expusesse toda a incapacidade da indústria atual em criar algo do nível do Sonic clássico

      Não é um problema só da Sega, essa incapacidade das produtoras acaba transformando todos os jogos em outros jogos. Sonic não é mais Sonic, Mario não é mais Mario, Banjo não é mais Banjo, nem Resident Evil é mais Resident Evil e assim vai.

      Excluir