Lomadee

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Lenda de Emirin

Você já ouviu falar de uma game designer chamada Emirin? É bem provável que não, mas ela é responsável por vários jogos que fizeram parte da infância de fãs da Sega, em especial, Castle of Illusion. Após muitos anos no anonimato, finalmente foi possível sabermos quem ela era.

Emiko "Emirin" Yamamoto

Emirin era o pseudônimo de Emiko Yamamoto, uma designer ainda inexperiente que trabalhava na Sega nos anos 90. Seu apelido, Emi-rin, parece significar "amigável Emi" em japonês, porém em uma linguagem mais coloquial usada por adolescentes, talvez refletindo o fato de que ela ainda era uma jovem novata naquele tempo.

Tudo isso iria mudar no primeiro jogo que Emirin viria a dirigir, Castle of Illusion. Por incrível que pareça, a aventura de Mickey foi a primeira vez que a jovem designer teria total controle na produção de um jogo da Sega e de alguma forma isso o tornou único e diferente de muitos outros títulos de sua época.

Era um tempo em que a Sega estava na verdade sem mascote, pois o mascote do Master System, Alex Kidd, havia acabado de falhar em cativar o público do Mega Drive em 1989 com Alex Kidd in the Enchanted Castle, e Sonic the Hedgehog só viria a surgir e se estabelecer como mascote da Sega em 1991.

Castle of Illusion para Mega Drive

Castle of Illusion era de certa forma uma maneira de a Sega tentar estabelecer Mickey Mouse, o rosto mais conhecido daquele tempo, como seu mascote e por algum motivo acharam que era uma boa ideia deixar nas mãos de uma designer inexperiente. E o resultado foi inesperadamente positivo, livre de vícios da indústria da época.

Com o tempo, Emirin foi chamada para ainda mais trabalhos relativos à Disney dentro da Sega. Ela supervisionou a criação de outros títulos para o Mega Drive, como QuackShot e World of Illusion, série que é uma espécie de continuação do próprio Castle of Illusion.

Os fãs aclamavam os jogos, mas ninguém sabia realmente quem era o tal de Emirin que os assinava no final. O mais perto de saber sua identidade eram rumores, provavelmente provenientes do Japão, que indicavam que era uma mulher a designer dos jogos.

Em algum ponto na história de Emirin, perto do fim do Mega Drive, a Disney deve ter percebido o talento da moça para lidar com suas franquias e personagens em um ambiente de videogame. Foi quando a designer saiu de seu posto na Sega para assumir uma posição na Disney Interactive Studios, onde trabalha até hoje.

Magical Quest 3 starring Mickey & Donald

Pode-se dizer que Emirin morreu na Sega, mas sob o nome de Emiko Yamamoto ela passou a aparecer então nos créditos de vários jogos, como a série Magical Quest do Super Nintendo, a versão SNES de Aladdin, The Great Circus Mystery para Mega Drive e até mesmo a série Kingdom Hearts para PlayStation 2.

Por mais de 20 anos a identidade de Emirin permaneceu em segredo e havia se tornado um hobby pessoal meu tentar descobrir quem ela era. Quando Marcus Fielding, diretor da Sega Australia, disse que estavam trabalhando com a designer original de Castle of Illusion no remake, eu não acreditei.

"Será que estão mesmo falando de Emirin?". Incomodei a Sega (e até um pouco a Sony) por canais oficiais e não-oficiais tentando conseguir essa confirmação, a qual acabou por vir no mais recente vídeo do PlayStation Blog.

Atualmente, Emirin está envolvida na produção do remake de Castle of Illusion para Xbox 360, PlayStation 3 e PC, em um papel de consultora. E em respeito a sua lendária carreira, eu nem mesmo vou falar mal do novo jogo.

5 comentários:

  1. Só eu acho muita birra não sair o jogo para plataformas nintendo? Onde a performance do Mickey normalmente é melhor?

    As devs são tão cegas que não enxergam obviedades. Jogo de plataforma fora de consoles nintendo é perder dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. O problema está no serviço digital da Nintendo que é muito burocrático frente à PlayStation Network e Xbox LIVE

    Pra piorar, as empresas não tiveram uma boa impressão com o Wii Ware, o qual a Nintendo ainda por cima abandonou

    ResponderExcluir
  3. Esqueci que tu tá no esquemão já.

    Muito jabá e jogos grátis para ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post é para o Castle of Illusion original e para Emirin, que nunca recebeu o reconhecimento que devia, diferente de nomes como Shigeru Miyamoto, Yuji Naka e Keiji Inafune

      Nesse remake eu não estou botando fé não

      Excluir