tag:blogger.com,1999:blog-2549335697394479444.post6073405548278593515..comments2024-01-21T23:40:25.719-03:00Comments on Na Balada do Mario Bros: TRON e a semântica dos videogamesRafael Monteirohttp://www.blogger.com/profile/10694588292845188155noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-2549335697394479444.post-77071858380265665192010-12-17T10:24:21.184-02:002010-12-17T10:24:21.184-02:00Daew,otimo post Sheridan,enquanto Sony e MS tentam...Daew,otimo post Sheridan,enquanto Sony e MS tentam colocar as pessoas no mundo virtual,a nintendo faz o inverso.Boa comparaçao com o filme Tron,o legado.Sony_PSnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2549335697394479444.post-14896929658437275812010-12-17T02:18:46.263-02:002010-12-17T02:18:46.263-02:00Gostei de ver a abordagem usada pra tratar imersão...Gostei de ver a abordagem usada pra tratar imersão. Estou acostumado com aquela utilizada em estudo de mídia. Exemplo: tirar o joystick do usuário para lhe conferir controle através dos movimentos corporais - pioneirismo do Wii, creio eu - é um movimento imersivo.<br /><br />Nesse sentido, tudo que minimiza as evidências do meio numa experiência midiática, é imersivo. Ver filme com surround no escuro do cinema parte da mesma idéia imersiva que culminou no Wii (ou no Kinect ou em outras tecnologias análogas). Essa idéia é fundir o espaço dito real com o dito virtual, dissolvendo barreiras físicas ditadas pela tecnologia entre eles.<br /><br />"Escapar da própria vida para vir viver uma aventura num mundo criado", típico dos jogos de PS3, exige imersão, com certeza. Mas isso se dá através de postura ativa do jogador. E o inverso ocorre com o Wii. A dupla atividade/passividade pode ser um bom viés pra analisar a questão. Pessoalmente, me agrada essa coisa de poder escolher escapar.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2549335697394479444.post-56141054795031041112010-12-14T01:44:04.999-02:002010-12-14T01:44:04.999-02:00O wii tem isso de uma forma geral no wiimote: por ...O wii tem isso de uma forma geral no wiimote: por exemplo, a caixinha de som na nintendo no controle a primeira vez que usei em No More Heroes trouxe o jogo para fora da tela, como também a memória interna, são coisas que microsoft e sony não colocaram nos seus controles. Eu acredito também que a idéia de unir software e hardware que faz a nintendo fazer isso, enquanto as outras empresas ou copiam a concorrente ou tentam priorizar seu lado, caso da microsoft que o software é o primordial, assim ela prioriza a imersão.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2549335697394479444.post-27911087425084746722010-12-14T00:33:40.532-02:002010-12-14T00:33:40.532-02:00Mto legal essa post Sheridan. Existe uma direferen...Mto legal essa post Sheridan. Existe uma direferença gritante entre Wii e Kinect. O Move é uma bizarra mistura dos dois, o velho "quero ser tudo" da Sony, atirar para todos os lados até acertar alguma coisa.<br /><br />Tirar os jogos da tela tem uma vantagem, a lacuna entre a realidade e o virtual é preenchida pela imaginação do jogador. Um exemplo é Just Dance: O jogo não detecta tudo o q vc faz, mas isso é preenchido por vc realmente achar que esta dançando. Enquanto Dance Central preza por reproduzir seus movimentos perfeitamente na tela, tendendo ao realismo.<br /><br />O real demais impossibilita que a audiencia de imaginarFellipe Izauhttps://www.blogger.com/profile/10824235687473997128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2549335697394479444.post-49333540340055104382010-12-13T19:47:46.205-02:002010-12-13T19:47:46.205-02:00Virtual vai ganhar.Virtual vai ganhar.Perdidohttps://www.blogger.com/profile/10186976886677514499noreply@blogger.com