sábado, 14 de janeiro de 2017

Switch Child o' Mine, a Nintendo nunca muda


Recentemente a Nintendo realizou uma transmissão ao vivo no Japão para seu novo videogame, o Nintendo Switch. Foram apresentados mais detalhes sobre o console como data de lançamento para 3 de março e preço de US$ 300. Entretanto, uma coisa muito importante esteve ausente nessa transmissão: mudança. Veja do que eu estou falando.

A palavra "Switch" do inglês pode significar "trocar" e "mudar", mas o que vimos foi a mesma Nintendo de sempre. "Switch" também significa "interruptor", um dispositivo que só funciona em dois estados: ligado ou desligado. Este por sua vez representa o bom senso da Nintendo, que parece não existe em meio termo, apenas em ON e OFF.

Eu não esperava muito do Switch e a Nintendo me entregou exatamente isso, algo razoável mas não impressionante. No entanto muitas pessoas esperavam ser impressionadas pelo Switch e mais uma vez a Nintendo desperdiçou uma oportunidade e a boa-fé de quem ainda esperava que ela pudesse fazer diferente.

Para começo de conversa, o horário da conferência: 2 da tarde no Japão, 2 da manhã no Brasil e em fusos semelhantes para o ocidente. A Nintendo sabe que o interesse no Switch é global, que seus fãs irão querer saber as novidades de seu console o mais cedo possível, e qual horário ela marca? Um que apenas faz sentido para o Japão.

Conferência tão cedo que ainda tava dando Globo Rural

Há muito tempo a Nintendo parece cega para o resto do mundo e pensa apenas no que se passa no Japão, depois fica surpresa com a disparidade entre regiões, como foi a falta de preparo para a demanda do NES Classic. Por que o Switch tenta se vender como portátil? Porque no Japão o público prefere comprar portáteis e não investe mais tanto em consoles.

O papo de híbrido caiu por terra como já estava esperando. O Nintendo Switch não é um híbrido de console de mesa e portátil, ele é o Wii U 2 disfarçado. Durante a apresentação não houve um jogo sequer com natureza portátil, um jogo que poderíamos dizer que poderia ser lançado no Nintendo 3DS.

A única coisa que ele apresentou foi Remote Play, a capacidade de jogar longe da televisão. Porém, com bateria fraca e grande demais para ser um portátil. O forte rumor de uma versão de Pokémon Sun & Moon (fonte confiável) ainda deve se realizar, mas o fato permanece que até agora o Switch só possui jogos de console e o público já está formando sua opinião sobre ele.

Praticamente não há jogos. Os que estão anunciados deixaram uma impressão bem fraca do console. A janela de lançamento está extremamente vazia, pior do que a do Wii U. O único título forte é The Legend of Zelda: Breath of the Wild, um jogo de Wii U atrasado para segurar a barra do Switch. Não pega bem.


Em certo momento da apresentação foi dito que a Nintendo sempre tentou inovar e fala que já havia tentado trazer o conceito de portabilidade como o do Switch com o GameCube, já que ele era fácil de carregar, resistente e tinha uma alça. Então é dito que "parece que era cedo demais".

Sim, esse é o problema do GameCube para a Nintendo, ele chegou cedo demais. Nós que não estávamos ainda preparados para esse brilhante conceito de levar seu videogame com você a qualquer lugar. Nunca é a Nintendo, nunca são os jogos da Nintendo, é sempre outra coisa, como o timing, o marketing, o público que "não entendeu".

Enquanto a Nintendo não admitir os seus erros, como o GameCube, ela está fadada a repeti-los. O Nintendo Switch é o GameCube, pois o Nintendo Switch é também o Wii U e o Wii U também era o GameCube. A Nintendo está repetindo o erro do GameCube há várias gerações porque ela nunca conseguiu admitir que era um erro e que deveria mudar.

Como de costume vimos o Wii ser ignorado completamente no Switch. Não há jogos como os de Wii no Switch, apenas jogos de Wii U. A questão é que os jogos de Wii U não estavam vendendo o Wii U, por que eles venderiam o Switch? Se Xenoblade Chronicle X não vendeu o Wii U, por que Xenoblade Chronicles 2 venderia o Switch? Super Mario Odyssey? Mario Kart 8 e Splatoon?


Para quem é o Nintendo Switch? Não pode ser para o jogador de PlayStation 4, pois não tem jogos de thirds e não tem espaço de armazenamento sem um HD externo. Não pode ser para o jogador de 3DS e PS Vita, porque não é muito portátil, não tem boa bateria e em 32 GB não pode levar tantos jogos (só Zelda é 13 GB). Não pode ser para homens adultos pois o controle é do tamanho de um brinde do McLanche Feliz.

O único público que o Switch consegue atender de fato é, surpresa, surpresa, o do próprio Wii U. Afinal, ambos têm os mesmos tipos de jogos e os títulos que o Switch passará a receber são praticamente os mesmos que estavam em desenvolvimento anteriormente para o Wii U.

Por último temos a cereja no topo, o modo online do console será pago. Oras, se Sony e Microsoft cobram pelas suas redes online, por que não a Nintendo? Porque Sony e Microsoft querem ser sua primeira opção de console e alternam-se na liderança. Um dia foi o Xbox 360, hoje é o PlayStation 4.

Você só paga uma rede pra jogar online no console que você mais gosta, onde mais passa o seu tempo, onde estão seus Call of Duty, Fifa, Rocket League, Overwatch. Já há algum tempo a Nintendo não oferece esse tipo de console, então muitas pessoas ficarão sem modo online no Switch porque já estarão pagando a rede de outro videogame.

As plataformas Nintendo não tem mais tentado brigar pela primeira posição. Desde o Wii a empresa apenas lança ideias novas e torce pelo sucesso, como se o Wii tivesse sido sorte. Isso fez com que os videogames da Nintendo se tornassem plataformas secundárias, boas para jogar um ou outro exclusivo, como era na época do GameCube, porém sem moral para cobrar pelo serviço online, pois não são sua plataforma principal.


Toda essa mentalidade de GameCube irá prender o Nintendo Switch na casa dos 20 a 25 milhões de consoles, com um teto de 40 milhões. As pessoas até curtirão o videogame, acharão legal tê-lo, mas não haverá um grande motivo para comprá-lo. Diferente do Wii U, que não atendia ninguém, a ideia de um console com Remote Play irá agradar a algumas pessoas, mas elas acabarão insatisfeitas com a falta de jogos de qualidade.

Não, o Switch não vai falhar, mas só porque o Wii U foi tão ruim. Quando a Nintendo estabeleceu uma meta de mais de 100 milhões de Wii U, vender 10 milhões foi um fiasco monumental. O Switch não parece ter metas, a Nintendo aparenta apenas querer sair do buraco em que se meteu.

Ele será um console ideal para fãs da Nintendo, obviamente, e irá alcançar um pouco do Tier 2, consumidores latentes, o que dará a impressão que ele não é tão ruim assim. Porém, ele não conseguirá atingir a grande massa, o Tier 3, os consumidores casuais que fizeram o Wii ser um fenômeno.

Tudo porque os consoles mudam, mas a Nintendo continua a mesma.

Posts relacionados
- Por que o Nintendo Switch vai falhar

39 comentários:

  1. Sem palavras pra expressar o tamanho da minha decepção em descobrir que o modo online seria pago. Gosto muito dos joycons, mas a duração de bateria também é um fiasco. Dizem que roda melhor em modo portátil, mas não tem bateria pra uma jogatina longa, então vai ficar mais tempo na TV rodando pior. Eu esperava muito e recebi algo razoável. Ao menos gostei dos jogos, mas sendo fã de Nintendo e de JRPGs, isso é fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve muitas decepções nessa revelação do Switch, talvez a Nintendo devesse ter sido mais aberta no início ao invés de mostrar o conceito e deixar as pessoas imaginarem que seria muito melhor do que foi

      Excluir
  2. Vários Jrpg, um b número denthrids no lançamento.
    Splatoon eh um game de jogo rápido, acho q se daria bem no portatil como Smash deu. Arms eh a prova que o JOYCON eh a evolução do Wii Remote, até mesmo o controle pro tem sensor de.movimento, trazendo muitas características do Wii.
    Estou empolgado. Mas claro, esperando muito anúncios, inclusive um virtual console decente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra revolucionar com a mesma coisa, o Joy Con é apenas igual ao Wii Remote. Quem comprou o Wii não vai comprar o Switch por causa do Joy Con, não se pode expandir fazendo a mesma coisa

      Não achei um bom número de thirds, me parece preocupantemente baixo

      Excluir
  3. Eu li até a metade do artigo achando que você tinha pegado pesado demais, só pra depois concordar com o número de vendas estipulado. Então talvez seja eu que tenha pega muito leve com a Nintendo.

    Não acho que o switch seja tão ruim como o GC e o Wii Um. Mas também não é bom como o Wii, nem mesmo como o SNES. A ideia de unir portátil e home console é boa e a necessidade de desenvolver pra só uma plataforma vai enriquecer muito a biblioteca.

    O aparelho não parece algo inútil e desnecessário como o 3d do 3ds e o controle do wii u, ele se funde muito bem com a cultura do console. Que aliás, é muito caro, se desse pra tirar a função motion dos controles e o hd rumble pra vender por US250 era bem melhor. Nossa, se der pra incluir um jogo, tira até o touch screen se precisar, ninguém vai usar muito esses recursos mesmo.

    Uma coisa que eu gostei no switch é como jogos velhos ganham um valor a mais com o remote play. Quem comprar fifa, skyrim, minecraft e etc no switch vai poder jogar como se fosse um portátil. O que talvez faça mais pessoas comprarem de novo o jogo. E eu acho que as pessoas hoje estão mais acostumadas com bateria de pouca duração.

    A nintendo me parece bipolar em relação a cultura de jogos. Tem jogos que simplesmente não vão vender, como aqueles jogos japoneses, mario odyssey e o arms. Mas mk8 é legal, splatoon não é ruim. Acho que o console tem um apelo bom ao tier 2, e ele poderia ir bem com os jogos certos. Talvez a nintendo consiga, talvez não. Estou tendendo pro não, mas vamos ver.

    Vai ver daqui 2 anos o switch é um fracasso e eles lançam um portátil ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unir console e portátil teria sido uma boa ideia, mas aconteceu que o Switch promoveu a ideia mas não realmente realizou. Acabou que ele é mesmo um console de mesa e talvez a Nintendo lance um sucessor do 3DS

      Eu também preferia ela desenvolvendo apenas para uma plataforma e só tendo que comprar uma plataforma Nintendo para ter acesso aos jogos dela, mas não é o que vai acontecer

      Também não vi muito valor no Remote Play porque os jogos em si são jogos de console, então o Remote Play se torna algo tão relevante quanto foi para o Wii U ou para o PlayStation 4 com PS Vita, uma função pouco usada.

      Jogar Zelda em Remote Play seria uma experiência ruim porque tudo no horizonte fica difícil de enxergar. Jogos de console costumam pedir por uma tela grande, por isso simplesmente enfiá-los em uma tela pequena não os torna portáteis

      O que mais me preocupa sobre jogos é que não vi nada novo, nada que empolgasse. Splatoon e Mario Kart não são apenas jogos de Wii U, são jogos com cara de mesmice, assim como Super Mario Odyssey.

      Arms está com muita tração mas não o vejo como mais do que um Wii Sports Boxing exagerado. Não sei se é exatamente isso que o público quer, mas não sinto que é um jogo que alguém pagaria US$ 50~60 para ter

      Excluir
    2. Analisando com mais calma, eu acho que a nintendo sempre cogitou lançar um sucessor do 3ds. Um console hibrido teria que vender uma quantidade surreal de unidades pra lucrar mais que um de mesa + um portátil.

      Mas não concordo muito na questão do remote play. Acho desonesto comparar com o wii u porque você precisava estar com o console perto e o do ps4 com o ps vita nunca foi algo a ser levado a serio, alem de ter seus próprios problemas.

      Eu não vejo as pessoas jogando o switch na fila do banco ou na rua. Mas eu vejo elas colocando ele na mochila e jogando na faculdade, em viagens longas, no intervalo da escola e etc. O que seria impossível com o wii u por exemplo.

      Zelda é ruim em remote play. Tudo bem. Mas bomberman não, mario kart não, smash não, mario 2d não, pokemon não. Existem vários jogos que podem usar o feature sem se comprometer muito.

      Se voce me diz que não estão sendo lançados jogos de portátil pra ele. Tudo bem, concordo. Não estou nem dizendo que o remote play dele é a melhor coisa do mundo. Mas me parece que voce está subestimando.

      Excluir
    3. Eu não consigo ver o Switch sendo usado como portátil satisfatoriamente por causa da baixa bateria, a experiência vai ser muito interrompida. Provavelmente até botar ele em sleep vai gastar muito.

      Meu PS Vita aguenta o dia inteiro, meu 3DS XL está sempre sem bateria quando eu quero. No meu 3DS padrão, que vinha com aquela base de recarga, toda hora que eu não estava usando ele estava na base, então estava sempre bem carregado. É uma relação assim que eu imagino entre o Switch e a doca.

      Quase todo jogo feito pra tela grande fica ruim em Remote Play porque se perde profundidade demais. Eu zerei Strider em Remote Play porque era "2.5D", consegui jogar Knack e LEGO porque não exigem muito, mas qualquer coisa mais séria não dá.

      Não tem nenhum jogo de portátil sendo anunciado pra ele, as pessoas vão começar a formar a primeira impressão que ele é um console e aí já era, não vai dar mais pra mudar essa opinião.

      Excluir
  4. Olá Monteiro, gostaria de saber onde você encontra dados relacionados a números de vendas de jogos e consoles. Muitas vezes não consigo encontrar esses dados na internet e quando encontro não sei o quão confiáveis são.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo utilizar o VGChartz.com que não é uma fonte lááááá tão confiável, mas ele oferece estimativas boas que de vez em quando são atualizadas com dados oficiais. Muita gente acha pouco confiável, mas eu acho o melhor que tem dadas as limitações

      Não dá pra tirar conclusões quando os números estão muito próximos devido a essas margens de erro, mas quando as diferenças são de milhões, dá sim

      Excluir
  5. Achei meio exagerado esse seu posicionamento. Isso porque o console não é um portátil, quer dizer, ele NÃO É SÓ um portátil. É um console híbrido, então terão jogos no estilo de console de mesa e no estilo de console portátil. Mesmo que não tenham anunciado jogos no estilo portátil eles naturalmente aparecerão, até porque a tendência é que o Nintendo Switch suceda o Nintendo 3DS, então veremos séries como Pokémon e Yokai Watch, entre outras, migrando para o Nintendo Switch. E teve o novo Fire Emblem que é uma série que tem sido muito maior nor portáteis, ou seja eles anunciaram sim um jogo que corresponde ao lado portátil do aparelho.

    A questão da bateria não é tão decepcionante, o aparelho aguenta de 3,5h a 6h por dia, é a mesma duração de bateria do primeiro modelo do 3DS que apesar de não ser a duração ideal cumpre o papel. Quem joga em portáteis geralmente joga em trajetos, e somando o trajeto de uma pessoa diariamente raramente se chega a 6h, né?

    Além de que sabemos que como aconteceu com os outros portáteis da Nintendo, ano que vem sai uma versão melhorada com mais duração de bateria e etc, foi isso que aconteceu com o DS e com o 3DS. Ou vai me dizer que o primeiro modelo do DS não era cheio de defeitos?

    Não acredito que o console será um sucesso absoluto, até porque a Nintendo está com a reputação bem comprometida graças ao fracasso do Wii U, mas ele provavelmente fará um sucesso considerável e será a chance de a Nintendo ser uma empresa mainstream novamente.

    Sobre ser o segundo console de cada pessoa: bem, ele tem diferenciais o suficiente para ser uma opção relevante. Só o fato de ser um console híbrido compensa muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mito do híbrido caiu por terra porque ele só tem jogos de console, não tem nenhum jogo portátil anunciado e sequer mostrado. Mais provável a Nintendo lançar um sucessor para o 3DS, como já disse estar interessada, que lançar jogos portáteis no Switch

      O Switch é grande demais para ser jogado como um portátil na rua, então ele será mais jogado dentro de casa, onde seções de jogo constantemente ultrapassam 3 horas

      Se ano que vem sai uma versão melhorada por que comprar agora? A Nintendo vai fazer com que as pessoas se sintam traídas mais uma vez por comprarem no lançamento?

      Excluir
    2. Como falei, não é porque foram anunciados apenas jogos focados na experiência de um console de mesa que significa que os jogos no estilo portátil não virão. Temos SMT que já foi confirmado, por exemplo, que há um bom tempo foi uma série popular no 3DS.

      O Switch não é grande demais para ser jogado na rua, ele é do tamanho de um tablet, é fino e leve. Não vejo problema nenhum com ele no quesito portábilidade. Tablets são dispositivos portáteis você sabia?

      Excluir
    3. Não acho que seja o ideal lançar uma versão do aparelho carente em alguns aspectos (como autonomia de bateria) e depois lançar versões melhoradas do aparelho, mas levando em consideração o histórico da Nintendo é bem isso que vai acontecer.

      Excluir
    4. O Switch é maior que um tablet, o qual já não é um dispositivo muito portátil, dá pra usar fora de casa mas não é cômodo.

      O maior problema sobre ele não ter jogos de portátil é que a primeira impressão dele é um Wii U que pode ser jogado como portátil, não de uma cera forma um sucessor do 3DS. As pessoas vão formar sua impressão dele e depois não será fácil, ou mesmo possível, reverter.

      Excluir
  6. Você também esqueceu de mencionar que a memória dele poderá ser expandida em até 2tb por meio de cartão de memória no modo portátil ou HD externo no modo console de mesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cartões de memória tão grandes são caríssimos, HD Externo acaba com a portabilidade dele

      Eu tenho um PlayStation 4 com 500 GB e um PS Vita com 32 GB, sempre falta espaço em ambos e é preciso administrar o tempo todo, o que é cansativo.

      Excluir
    2. Memória flash também é caríssima, não seria possível lançar o Nintendo Switch com 500gb de armazenamento mantendo o preço dele minimamente acessível considerando que o armazenamento dele é SSD. Acho que você está sendo meio injusto ao criticar nesse aspecto. Por que você acha que o PSVita também não tem muito espaço de armazenamento interno? Isso é uma limitação tecnológica, na verdade.

      E como falei, terá a possibilidade de utilizar HD externo no modo console de mesa

      Excluir
    3. No PS Vita você tem Memory Cards de 8 a 32 GB para receber jogos que vão de 200 MB a 3 GB. O Switch tem os mesmos 32 GB para receber jogos que às vezes são 13 GB e ainda nem sabemos sobre instalações.

      32 GB é bastante pro meu PS Vita, eu estou no momento com 40 jogos, entre eles um de 5 GB. Em contraste, 500 GB é pouco pro meu PS4, onde eu tenho 40 jogos, mas muitos indies pequenos e jogos tão grande quanto 50 GB como GTA 5, Fallout 4.

      O Switch terá suporte a HD externo mas carregar um HD externo por aí acabaria com a portabilidade dele

      Excluir
  7. Olá Monteiro, talvez o Switch venha a ter alguma natureza portátil relevante, mas que não apareceu devido a fraca janela de lançamento ou a tendência é ser apenas um console de mesma mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto a tendência é só ser um console mesmo, pois o mito do híbrido iria pesar pro lado que fosse mais destacado e a Nintendo deu destaque pro lado console. Além de vários comentários da própria Nintendo afirmando que ele será um console.

      Para ele ser um portátil seria necessário um grande empurrão nessa direção e não é o que estamos vendo.

      Excluir
  8. Eu esperava que a Nintendo lançasse algo mais decente. Que decepção, "console" merda demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de o público ter emprestado tanta boa vontade foi mesmo algo bem aquém do esperado. Não é nenhum Wii ou DS

      Excluir
  9. Meu caro ista, Rafael Monteiro, porque não vejo no seu site matérias sobre os erros da Sony também, procurei e não achei. Que pena, uma pessoa inteligente como você, que lê bastante para se informar sobre os erros da Nintendo, e faz boas comparações, mas não usa todo esse potencial para criticar a Sony também, e todas as empresas de consoles e jogos. É triste de ver uma situação dessas, mas quem sabe um dia você possa evoluir. Eu tenho consoles de todas as empresas, mesmo sendo demorado e difícil de conseguir, e mesmo vendo todas essas empresas fazendo erros que considero grotescos, simplesmente porque eu GOSTO de jogar, e não tô perdendo meu tempo num site, que provavelmente deve tomar muito tempo da sua vida, dizendo só acertos de uma empresa e só erros de outra, se você usasse todo esse tempo jogando você seria uma pessoa mais feliz. Lembre-se que a vida passa, e pode responder o que você quiser porque eu nunca irei ler mesmo, porque não voltarei aqui porque estarei jogando de tudo por aí a fora para ter uma noção real das coisas, e não somente especulações sobre algo que nunca joguei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena Anon, se gastasse um pouco desse tempo que fica só jogando poderia ter lido este artigo e entendido por que o Blog é tão focado na Nintendo

      http://www.nabaladadomariobros.com/2012/04/cultura-dos-jogos-por-que-so-nintendo.html

      Eu não jogo tudo de todas as empresas pra pagar de isentão porque simplesmente não é tudo que me agrada. Jogos que valorizam o tempo do jogador e oferecem entretenimento de qualidade são raros, então se você investir mais em jogar o que vale a pena não vai precisar perder tanto tempo jogando títulos que não te agradam só pra botar no currículo gamer

      A vida não é só videogame, tem muita coisa mais legal pra fazer por aí, videogames e escrever sobre videogames são só alguns dos meus hobbies favoritos.

      Excluir
  10. Rafael, acho que vc errou na sua previsão. Em dois pontos, o switch é sucessor tanto do wiiu, do 3ds e do vita( no Japão). Por isso a estimativa de vendas está baixíssima, acredito que venda entre 65-90 milhões, desconsiderando o mercado chinês, que pode adicionar entre 8-20 milhões ee venda, pois segundo os boatos, a nintendo vai ser a primeira empresa a vender sem lastro nesse mercado. Os jogos AAA ocodentais nao aportaram no console, mas os AA, indie e das empresas japonesas sim. Sem falar que nintendo vai se focar em um console. Já imaginou um mario 2d AAA,.animal crossing, metroid prime 4 e pokemon num mesmo ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nintendo 3DS vende 15 milhões por ano, o que pra um portátil é ruim, mas para um console seria aceitável. A Nintendo acredita que o Switch vá vender como portátil e por isso jogou a previsão de vendas para 15 milhões também, dos quais até agora vendeu 10, isso com um boost de Zelda, Mario, Mario Kart e o fato de ser um ano de lançamento.

      Algumas pessoas podem comprar o Switch como portátil, mas sem jogos portáteis ele não vai atingir o Tier 2 e 3 do público, aquele que mantém as vendas altas a longo prazo. 15 milhões no primeiro ano não é impossível, mas eu não acho que eles vão conseguir manter esse ritmo.

      O PlayStation 4 tem vendido mais do que isso e bateu recorde nesse último ano e fora o lançamento do Switch, ele tem vendido menos que o PS4 nos últimos meses.

      Animal Crossing a Nintendo já perdeu para o público mobile, Metroid Prime não é um grande jogo em matéria de vendas e ainda não sabemos que tipo de jogo será Pokémon. Ultra Moon e Ultra Sun tiveram uma péssima recepção.

      Também não acredito que a Nintendo vá ficar focada em um único console, acho que daqui a alguns anos ela vai surgir com um novo portátil de fato, sucessor do 3DS.

      Excluir
    2. Primeiro,no Japão e em trés meses além do lançamento o Switch vendeu mais nos EUA. Ou seja, o PS4 não está vendendo mais que o Switch nas regiões. Sua dominância é na Europa, lá que a diferença é grande. Ele vendeu no black friday muito mais pq estava a custar 199 com cupons de desconto, como no caso da gamestop que adicionava ciquenta dolares.

      Não só sua analise e previsão de vendas está errada, o problema que vc previu que o Switch ia falhar ( dada sua baixa previsão de vendas) e vc não está analisando o que está a acontecer.

      Dizer que animal crossing migrou para mobile e não perceber que funciona como um cavalo de troia para vender mais jogos nos console nintendo, demonstra isso. Parei de acompanhar seu blog, pois não percebeu que errou na sua previsão.

      Excluir
    3. Até agora o Switch está vendendo menos que o PlayStation 4 e até menos que o Nintendo Wii, não é o que ninguém pensaria pelas notícias de que ele está vendendo feito um monstro. O Nintendo Wii inclusive faltou estoque no lançamento, então não tem desculpas pro Switch. Os dados vão até outubro por enquanto.

      Switch vs PS4: http://www.vgchartz.com/articles_media/images/october-sales-2017-4-2.png
      Switch vs Wii: http://www.vgchartz.com/articles_media/images/october-sales-2017-1-2.png

      Eu não acho que o Switch vá falhar, tá até no final do texto: "Não, o Switch não vai falhar", minha previsão é de 20 milhões no mínimo e no máximo 40 milhões pra uma vida útil de uns 4 anos, que é quando a Nintendo já não deve mais estar fazendo jogos de peso para ele, como foi com o Nintendo 3DS e até o Wii. O potencial de vendas dele está bem limitado pelos tipos de jogo que ele vai receber.

      O PS4 vendeu ano após ano 15 milhões, chegou a 60 milhões de unidades e vai ter uma vida útil maior porque a filosofia da Sony é diferente da Nintendo, não é impossível de ele chegar ainda mais longe nos próximos dois anos, ele pode receber um GTA 6 no final da vida e isso aumentar as vendas. Já a Nintendo mesmo com sucessos como o Wii, ela abandona rápido pra se focar na próxima plataforma.

      O presidente Kimishima da Nintendo disse que espera vender 20 milhões no próximo ano, em outras palavras, espera vender mais do que no ano que lançou, espera crescer, atingir mais público. Eu vi essa mesma previsão acontecer com o Nintendo 3DS e ele não alcançou essa meta de 20 milhões, teve que fechar em 15, e esse era um produto bem mais barato para um público diferente.

      Ele também disse que já estão pensando no próximo produto e acho que não seria impossível ser um novo portátil, talvez com algum nível de integração com o Switch, mas confundiria bastante as coisas e afetaria as vendas dele negativamente.

      A estratégia da Nintendo de usar seus jogos como Cavalos de Troia não funciona, na verdade tira uma das maiores vantagens dela, a exclusividade, como falamos aqui antes.

      http://www.nabaladadomariobros.com/2015/03/nintendo-e-sua-degenerada-estrategia.html

      Excluir
  11. "Toda essa mentalidade de GameCube irá prender o Nintendo Switch na casa dos 20 a 25 milhões de consoles, com um teto de 40 milhões. As pessoas até curtirão o videogame, acharão legal tê-lo, mas não haverá um grande motivo para comprá-lo. " Bem, sua previsão foi desastrosa, é capaz do console passar dos 40 milhões em apenas dois anos e meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro esperar um pouco mais pois deve acontecer algo no próximo ano. Posso errar pela quantidade de vendas de um ano a mais do Switch pois a Nintendo parece estar sofrendo mais do que o esperado a morte de Satoru Iwata e está atrasada na própria agenda, mas mantenho a análise que ele irá bater em um teto.

      Caso ele supere esse teto e venda tanto quanto o Nintendo 3DS vai ser possível dizer que eu errei mesmo, já que afirmo que ele é um console que venderá como console e vendas de 3DS provariam que ele é um portátil que vende como um portátil.

      Excluir
    2. Como disse,o console passou de 40 milhões em dois anos e meio.

      Sua previsão estava errada. Sua análise do mercado também.

      Excluir
    3. Aconteceu exatamente o que eu falei, lançaram o Nintendo Switch Lite. Se o Switch Lite tivesse saído quando eu esperava, o Switch teria aproximadamente 22 milhões de unidades vendidas em setembro/outubro de 2018, mas ele saiu em setembro de 2019 quando o Switch tinha aproximadamente 39 milhões de unidades. Esse é o limite dele como console

      O que não está acontecendo que eu previ no entanto é a transição para o modelo Lite pois a Nintendo não fez um bom trabalho com ele e isso vai fazer as vendas do modelo padrão aumentarem, o que vai limitar as vendas totais

      Excluir
    4. Dureza é não admitir estar errado. Voce estava errado. Sua meta de vendas estava errada, está tentando distorcer a realidade para caber na sua previsão. Primeiro, errou nos números, Seus 40 milhões estava errados, vai vender bem mais. Sobre o portátil, a forma que vc falava que ia lançar um portátil, ela lançou um console no mesmo ecossistema e ele vende menos que o console de mesa. Portanto, sua previsão de lançar o portátil para alavancar as vendas está errada. O principal console ainda é o hibrido As vezes é bom ter humildade e assumir os erros. Não existe essa transição pq sua premissa está errada,vc achava que seria um novo Gamecube, como sua premissa está errada, sua argumentação está errada. Seja humilde e assuma seu erro.

      Excluir
  12. Ainda vai manter a besteira dos 40 milhões ou vai tentar inventar outra abobrinha para tentar caber na sua narrativa?

    ResponderExcluir
  13. Sem falar que está vendendo mais rápido que o PS4 sua análise esta toda errada.

    ResponderExcluir
  14. Sem falar que Animal Crossing migrou para o mobile. Essa então.

    ResponderExcluir
  15. O Animal Crossing migrou para o Mobile? 22M de jogos vendidos. Você tem certeza disso.

    ResponderExcluir
  16. Capaz de passar o PS4 no meio do ano em 2022. Animal Crossing definitivamente não migrou para o Mobile. Smash está vendendo horrores, Pokemon seguirá as altas vendas e até Ring Fit promete chegar acima dos 15 milhões. O console talvez passe dos 150 mihões. Switch é um misto de numerosa biblioteca com a portabilidade do 3ds e do vita somados, com a capacidade de trazer jogos da oitava geraçàoe em modo portátil. The witcher 3 já passou de 1,4 milhões de unidades vendidas. Sem falar em Monster Hunter Rise que passou dos 7 milhões de unidades vendidas.

    ResponderExcluir