quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Pokémon Jumper Beta 4

Atualização de 1º de setembro, 2016: infelizmente a Nintendo tirou o jogo do ar com uma DMCA (Digital Millennium Copyright Act), uma requisição unilateral que remove qualquer coisa de um servidor sem a necessidade de um julgamento em prol da proteção dos direitos de cópia.

Pokémon Jumper e mais de 500 outros fan games foram removidos do site GameJolt pela mesma requisição. Quem conhecia o jogo sabia que ele era uma paródia, sem a menor intenção ou condição de competir com a série da própria Nintendo e portanto protegido pelo direito de Fair Use (uso justo) descrito na lei dos Estados Unido. Porém, o DMCA não leva isso em consideração pois não há um juiz envolvido.

Tudo isso aconteceu devido a um precedente criado pelo caso Megaupload no qual um servidor foi responsabilizado pelo seu conteúdo, o que levou servidores a se tornarem subservientes a empresas em disputas de Copyright. Eles imediatamene removem qualquer coisa deles ao receberem requisições e assim evitam processos, mesmo que no fundo o conteúdo estivesse protegido.


Download do Pokémon Jumper Beta 4 (quebrado)

Quando eu tinha uns 10 anos comprei um jogo esquisito pro GameBoy com um monstro mais esquisito ainda que parecia uma tartaruga gigante com canhões nas costas. A partir daí eu me tornei fã de Pokémon, um joguinho pouco conhecido, até que o desenho foi lançado no Brasil e se tornou uma febre imensa.

Como a Nintendo não fazia jogos de Pokémon que seguissem a história do desenho, eu comecei a fazer o meu próprio, o qual chamei de Pokémon Jumper na época. Mostrei para alguns amigos duas versões beta, um dia lancei a Beta 3 e tive mais de 100 mil downloads, o que me levou a fazer a Beta 4, que teve mais ou menos a mesma quantidade de downloads.

Pokémon Jumper é um jogo de aventura para PC que segue a primeira temporada de Pokémon até o episódio 14, cheio de besteira e coisas que só um garoto de 10 anos acharia legal. Eu cresci fazendo esse jogo e fiz questão de não mudar certas coisas por esse mesmo motivo, mas infelizmente hoje em dia eu não tenho mais tempo para investir nele.

Frequentemente fãs me acham pelos confins da internet procurando pelo download desse jogo e ficava cada vez mais difícil hospedá-lo, então eu resolvi cadastrá-lo na GameJolt para que ficasse disponível para todos permanentemente (espero).

É muito pouco para pagar todo o carinho que recebi dos fãs durante todo esse tempo e ter tido a honra de ter marcado a infância de alguns deles. Talvez um dia eu possa retribuir melhor com o jogo completo.

21 comentários:

  1. Tomara que você o faça algum dia, mesmo assim, muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Joguei esse jogo na epoca que vc lançou, quando eu tbm tinha uns 10 anos. Recentemente lembrei dele, mas nao conseguia lembrar do nome. Foi um parto achar esse post, mas fibalmente consegui e me sinto extremamente nostálgico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucas, foi bem difícil recolocá-lo no ar por um tempo, mas fiquei surpreso que assim que recoloquei tanta gente ainda estava procurando por ele.

      Excluir
    2. Tem ainda aqui o link do game? Nao achei

      Excluir
    3. Infelizmente não, a Nintendo tirou do ar

      Excluir
  3. Meu deus cara, simplesmente, PARABÉNS!
    A primeira vez que joguei esse jogo, lembro de ter baixado no
    casa dos jogos ou algo do gênero, lembrei recentemente e com aquele ar de nostalgia... Que delícia mano... Parabéns pelo jogo incrível!

    ResponderExcluir
  4. Cara, o jogo é mt bom, 10, mas eu gosataria de saber sobre todos aqueles espaços para itens e os quadrados não disponíveis na tela inicial; existe como eles ficarem disponiveis? e onde eu consigo passwords tipo as do *Mewtwo*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Anon. Então, o espaço para os itens era planejado para todos os itens do jogo, então havia espaços vazios para coisas que ainda seriam adquiridas em partes futuras. Não tem como pegá-los na beta.

      As passwords universais foram criadas como uma forma de brincadeira, pros jogadores ficarem testando palavras e vendo se elas as levavam pra algum lugar, depois trocar as descobertas com outros como no antigo grupo de Orkut do jogo.

      A única forma de descobri-las é no chute, porém cada password tem algo a ver com o que está acontecendo em cada cena. Porém, tudo que elas fazem é te permitir pular o jogo diretamente para alguma cena específica.

      Excluir
  5. Cara, lembrei desse game hoje, marcou muito... Ele trouxe uma temática diferente dos outros games, se fizer a continuação seria sucesso na certa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, com a recente política da Nintendo contra fangames vai ser difícil =/

      Excluir
  6. Lembrei desse jogo recentemente, e pelei pra achar o nome, só que por 15 dias eu não vou conseguir baixar e jogar novamente :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, eu espero um dia poder colocar no ar novamente =/

      Há alguns vídeos no YouTube de pessoas jogando

      Excluir
  7. Rafael Monteiro... Seria o famoso Cap. J Sheridan da minha infância? Sou mais um dos fãs destes seus jogos... Jogos que me inspiraram a arriscar em alguns makers da vida... Jogava este jogo a 10/12 anos atrás. Não só esse, como alguns outros que eram hospedados na casa do jogos... Enfim, fica o meu agradecimento a este jogo e toda nostalgia que esta lembrança me trás! :') Grande abraço! o/

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Rafael!

    Por favor, eu lhe imploro, até pago (100 reais no maximo) para você continuar o jogo, corrigir o multiplayer e colocar as opções nos quadrados brancos, porfavor :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Anon, aceito sua nota de 100, mas não dá pra continuar o jogo, a Nintendo o tirou do ar.

      Se não fosse por ela haveria um novo capítulo em breve e talvez até versões para Android

      Excluir
  9. Para quem quiser jogar, aqui o link dps de procurar tanto https://web.archive.org/web/20070226215059/http://paginas.terra.com.br/informatica/pkjumper/PkJumperbeta4.zip

    ResponderExcluir
  10. Ma home, como eu jogava esse jogo nos meus 8 anos de idade (hoje tenho 21). Naquela época, eu assistia Pokémon pela RedeTV kakaakakaakkakakakakaa
    Saudades... e pena que a Nintendo meteu o pau em tudo... e olha que eu tenho muitos jogos para Switch...

    ResponderExcluir