sábado, 26 de março de 2011

Os melhores comentários da GDC 2011

Oi pessoal, como vocês devem saber eu ando ocupado escrevendo pro TechTudo e quase não tenho tempo de postar no blog, mas eu cobri algumas notícias muito interessantes durante a Game Developers Conference 2011, a GDC para os íntimos, e queria compartilhar com vocês

Infelizmente apesar do que os desenvolvedores disseram me deixar muito feliz por eles não parecerem completos idiotas e saberem o que está errado nos jogos, toda a minha esperança vai pelo ralo quando após falarem tudo isso, eles fazerem o contrário do que pregaram.

Pra quem quiser uma dose mais constante de chateação sobre o mercado de jogos,eu ainda atualizo meu Twitter de vez em quando, um pouco mais que o blog, então podem me seguir em @CapJSheridan

Ah sim, eu também tive a oportunidade de fazer umas montagens legais, espero que gostem ^^


Criador de God of War diz: "Estamos afastando os jogadores"




O mercado de portáteis está crescendo, mas por que? Porque nós no espaço dos consoles estamos fazendo escolhas que estão afastando os consumidores. O tempo que leva para ligar o seu console e estar no jogo, jogando, é muito. O espaço de tempo entre pressionar o “On” e realmente começar a jogar está ficando maior e está irritando os consumidores


Cenas não interativas, instalações, atualizações, loadings, tempo para o sistema do console ligar – muita coisa poderia ser driblada. Pra mim, há vezes em que eu quis jogar um novo jogo no console, mas não o faço porque não quero lidar com o tempo que demora pra começar. Talvez eu seja preguiçoso, mas olhe para as outras coisas que estão competindo pelo meu tempo livre.


- David Jaffe -
Criador de God of War e Twister Metal

Pai de Pac-Man explica como o jogo ficou popular com garotas

Os fliperamas na época eram sujos e fedorentos, território exclusivo de garotos e nós queríamos atrair as jogadoras. Você não podia jogar jogos em casa, você tinha que ir ao fliperama. então queríamos fazer as garotas irem a esses locais para que se tornassem mais limpos.


Garotas gostam de comer – como a minha esposa que gosta de comer muito. E isso me deu a idéia de Pac-Man comendo o tempo todo. Os fantasmas inimigos também foram feitos bonitinhos porque as garotas gostavam disso.

- Toru Iwatani -
Criador de Pac-Man

 
Idealizador de Minecraft diz que pirataria não é roubo

Pirataria não é roubo. Se você rouba um carro, o original está perdido. Se você copia um jogo, só há simplesmente mais deles no mundo. Não existe tal coisa como venda perdida. Uma análise ruim é uma venda perdida? E uma data de lançamento atrasada?

Faça seu jogo durar mais do que uma semana. Trate o desenvolvimento de jogos como um serviço. Você não pode piratear uma conta online.

- Markus "Notch" Persson -
Criador de Minecraft

“Ico e Shadow of the Colossus não eram bons o bastante”, diz criador


Acho que o problema é diferente. Eu acredito que o problema é com o produto. O fato é que Ico e Shadow of the Colossus não venderam bem porque eles não eram bons o bastante. Eles não tinham apelo suficiente para os usuários. Queremos aprender com isso em The Last Guardian. Estou fazendo o jogo para que seja atraente, com a esperança de que muitas pessoas irão experimentá-lo e adorá-lo.

- Fumito Ueda -
Criador de Ico e Shadow of the Colossus


Criador de God of War diz: "Jogos artísticos ferem jogos tradicionais"
Elogios como “Jogos são arte” (dados por desenvolvedores, imprensa e fãs) para jogos “artísticos/significativos” ferem jogos puros. “Como?”, você pergunta? Bem, eu vou te contar


Colocando os poderosos holofotes da mídia nesse tipo de jogos – que te dizem que eles são importantes, mas não são realmente tão atraentes / interessantes quando se trata de jogar e não chegam nem perto de serem tão emocionantes ou significativos quando a maioria dos Filmes B que passam nas madrugadas na TV – significa que os holofotes da mídia e o dinheiro das publicadoras é tirado dos jogos tradicionais.


Ficar falando e falando sobre como jogos precisam / podem / devem ser / já são “mais” do que só “jogos”, pra mim desrespeita a alegria e felicidade que jogos tradicionais trazem ao mundo. Eu não sei vocês, mas minha vida seria um pouco menos fantástico (e provavelmente bem pior) sem Baseball, Basketball, Chess, Chutes & Ladders, Old Maid, Ms. Pac-Man, Zork, Super Mario Bros., Gears of War, Killzone 3, Guitar Hero e o multiplayer de Call of Duty: Black Ops.


Só porque há vento soprando, uma trilha sonora mínima, vastos espaços para explorar e um ritmo lento não significa que o jogo que você está jogando é arte. E só porque a história de um jogo e a apresentação contém elementos que você vê nos “filmes de garotos crescidos”, não faz um jogo adulto ou significa que o meio está amadurecendo.

Esses são todos elementos superficiais que – enquanto tão desafiadores de produzir quanto qualquer outra coisa em um jogo – não significam a maturação do meio nem de longe. Estou cansado de ver jogador – e os jornalistas de jogos especialmente – caindo nessa

- David Jaffe -
Criador de God of War e Twisted Metal


“Jogos são arte… ou não”, diz criador de Shadow of the Colossus


Normalmente há dois tipos de classificação de arte: alta arte e baixa arte”. Explicando que alta arte seria a arte no sentido clássico, enquanto baixa arte englobaria mangás e filmes: “Mas quando você está falando de arte, a palavra arte, as pessoas tendem a pensar que você está falando da primeira definição, que é uma definição estreita. Então se estivermos usando essa definição, eu não acho que videogames são arte.

- Fumito Ueda -
Criador de Ico e Shadow of the Colossus

Até que tem muitos pensamentos coerentes no meio dos desenvolvedores, eu só não entendo por que nada disso chega ao real desenvolvimento dos jogos, que continuam cometendo os mesmos erros.

Por exemplo, apesar de algumas declarações ótimas de David Jaffe e Fumito Ueda, o próximo Twisted Metal e The Last Guardian cometem os mesmos erros grotescos de Game Design que os jogos anteriores

Faz você se perguntar por que eles fazem jogos da maneira que eles mesmos dizem ser errada.

3 comentários:

  1. Ora, Jay. A resposta é uma só. GRANA!

    ResponderExcluir
  2. cara não vou falar nada sobre isto, mais acho que o T.M não pode sair muito do que era antes, só aperfeiçoar... " a primeira arte"

    e outra, nimguem aqui sabe os defeitos de last guardian, sabem? porque que eu saiba o jogo só vem final/proximo ano e não foi duvulgado muita coisa sobre ele.

    então antes de dizer que dinheiro é isso e é aquilo (o que talvêz seja) esses grandes produtores não seriam NADA se estivessem penssando só no dinheiro, assim como muitos produtores andão por ai criando games que são apenas cópias dos que estes gigantes criaram.

    ResponderExcluir
  3. Garotas gostam de comer – como a minha esposa que gosta de comer muito. E isso me deu a idéia de Pac-Man comendo o tempo todo.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir