terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Kryptonita de DC Universe Online


Todos estão animados com o lançamento do mais novo RPG da Sony Entertainment Online, DC Universe Online, baseado no universo da DC Comics, conhecida pelos clássicos como Superman, Batman, Mulher Maravilha, The Flash, Lanterna Verde, entre tantos outros.

Longe de mim falar mal da empresa, afinal foram os criadores de Everquest, jogo que firmou a base para praticamente todos os MMORPGs existentes hoje no mercado, mas verdade seja dita, eles foram destronados.

Hoje quem domina é a Activision Blizzard, com o conhecido World of Warcraft, que já conta com quase sete anos de sucesso sem igual no ramo, com número de assinaturas e projeções de lucro de darem inveja.

Com DC Universe Online, disponível para PlayStation 3 e Computadores, a Sony espera ter uma grande arma em mãos para faturar uma grana e ainda impulsionar as vendas do seu console, já que o título não dará as caras no rival, Xbox 360.

Apesar da grande expectativa, basta um pouco de experiência para ver que o jogo não dará certo e poder traçar sua trajetória, do lançamento, ao encerramento dos serviços. Uma trajetória que será demorada, conturbada e custosa para a Sony.

Primeiro, timing errado. World of Warcraft começou a enfrentar uma crise aproximadamente no ano passado e DC Universe Online estava sendo feito. Mas o jogo demorou demais pra ser lançado e o lançamento da nova expansão, "Cataclysm", para o MMORPG da Blizzard, acabou por levar o jogo às alturas novamente.

Se antes DC Universe Online teria que ter a difícil tarefa de parar um trem que já vinha desacelerando, agora ele tem a impossível de parar uma locomotiva a todo vapor. Bom, isso seria um trabalho pro Superman, mas ele não estava na metáfora.


Alguns anos atrás a própria Marvel tentou entrar nesse ramo com Marvel Universe Online, apoiada pela Microsoft Game Studios, e ainda assim cancelaram o produto por acreditarem que não havia como competir de maneira satisfatória nesse mercado.

Segundo, por falar em Marvel, a Sony e a DC terão problemas com a quantidade de jogadores criando personagens conhecidos com a ferramenta de criação de personagens. São muitos processos e muitos problemas que não valerão a dor de cabeça.

Apesar de não haver um precedente, City of Heroes sofreu um bocado com isso e acabaram sendo feitos acordos por trás das cortinas. Com certeza custou algum dinheiro pra eles. Algo semelhante aconteceu com Little Big Planet, jogo de PlayStation 3 que permitia que os jogadores criassem suas próprias fases, e foi necessário um gasto extra em moderadores de conteúdo.

Terceiro, e o mais importante, o conceito do jogo não tem um perfil de vitória. MMORPGs de super heróis não tiveram o sucesso esperado, desde City of Heroes, que poderia ser considerado o mais bem-sucedido, é um estilo de jogo que continuamente mineira pirita pensando que é ouro.



Um MMORPG de super heróis lembra bastante uma frase do filme "Os Incríveis". Em dado momento a mãe fala para o filho que todos são especiais e ele retruca que é só uma outra forma de dizer que ninguém é. Em um mundo onde todos são super heróis, não há o elemento principal para sentir-se especial, contraste.

O que torna esses heróis especiais em primeiro lugar são as histórias deles, histórias essas que os jogadores nunca terão iguais, logo nunca poderão agregar esse tipo de valor aos seus personagens. Nunca o mundo estará em perigo e só você poderá salvá-lo.

É basicamente o mesmo que aconteceu com The Matrix Online. As pessoas não querem só participar daquele mundo incrível, elas querem ser o que torna aquele mundo incrível. Quando o jogo falha em perceber esse fato, os jogadores não se sentem estimulados a continuar jogando.


Talvez seja isso que torne World of Warcraft tão interessante, ele não é proveniente de nenhuma grande história com um personagem principal que o jogador deseja ser. Cada jogador faz parte de um lado de uma guerra contínua, a história é contada através de cada ato. Não só os grandes, mas também os menores.

Se depender da capacidade de manter os jogadores entretidos até a derradeira chegada de Brainiac, o vilão principal que deseja conquistar tudo, é bem capaz que o mundo esteja perdido e os heróis sejam derrotados pelo tédio.

13 comentários:

  1. Esqueceu de dizer que o Marvel Universe virou o Champions Online, que agora que viu que não consegue competir com outros MMOs pagos melhor sucedidos, WoW e Aion, teve que se voltar à tática de outros MMOs e ir pro Free to Play.

    E assim que eu vi informações mais detalhadas do DCU eu fiquei com a sensação de dejà vu, já que joguei o Champions por um tempo.

    O fato é, DCU tem chance de não ser um fracasso total pela falta de Final Fantasy no PS3 (sim eu sei que tem, mas ninguem em sã conciência deveria jogar aquilo, então é melhro dizer que não tem. =P) e se conseguir evitar todos os grandes erros do Champions Online que o levou a mudar sua estratégia de lucro em menos de 1 ano de jogo no mercado, se não, DCU vai se tornar apenas um rebuscado criador de super-herois que tem um modozinho online chechelento para vc exibir seu "toon"... e pagar carro por isso.

    Pra PC mesmo, não tem a minima chance de concorrer com os grandes.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que houvesse alguma maneira de criarem um Pokemon Online 3D com um mapa, jogabilidade, etc., bem elaborados, explodiria como WoW.

    ResponderExcluir
  3. Com a palavra mais uma " noivinha " de WOW ...
    não se preocupe, logo Arthas volta para a cama...

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente acho que não vai muito longe mesmo por que ira ficar na monotonia dos jogadores.

    ResponderExcluir
  5. sinceramente vou pegar essa matéria emprestada!
    Porém tem outras coisas importantes para se destacar no WOW.

    Os reis, cada um tem uma gama de história que deixa cada raça com mais vida.

    Procura no youtube "to be horde" onde o novo rei dos orcs( e da horda), mostra que aprendeu alguma coisa do que o antigo rei ( que esta vivo salvando o mundo) do que é ser HORDA.

    E na aly, é só acompanhar todas as histórias dos worgens, e em lvl mais alto ir para Hyjal andar lado a lado de Yasera e Malfurion Stormrage, personagens icones da história de um jogo que começou na década de 90! (ok malfurion apareceu no warcraft3...)!

    ResponderExcluir
  6. Sempre pensei na msm coisa q o carinha ali de cima disse... fazer um MMO do pokemon... onde os pokemons lutariam estilo Super Smash Brothers... iria estourar com muita facilidade... claro q seria bom colocar uma historia por traz e caprichar nos graficos

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o pessoal que fala de Pokémon. Acho que deveria ser a mesma arquitetura do Pokémon Cristal com graficos um pouco melhorados.

    Pos No game boy color se passava frouxo de 600h de jogo apenas para evoluir os pokémons ao máximo, trabalhar seus atributos, estratégias de ítens, cruzamentos, para formar um time perfeito e disputar contra outros game boys. Então Online Seria tudo de bom. eu jogaria sem parar! hehe

    ResponderExcluir
  8. Pro pessoal falando de Pokémon, eu sugiro este artigo, também meu ^^

    http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2011/01/o-mito-de-pokemon-mmorpg.html

    ResponderExcluir
  9. Bom eu acho que dcu tem um bom foco (que é criar um super heroi e poder lutar junto com seus idolos de infancia) porém se o jogo alem de só lutas e tivesse uma certa historia como por exemplo vc salvando cidadoes indefesos seria muito melhor.
    Mais o jogo tem potencial para ser um dos melhores.XD...

    ResponderExcluir
  10. POO NGM FAZ UM JOGO BOM DE VERDADE,O DCU NAO É RUIM,MAIS É PAGO E NEEM TODOS PODEM PAGAR,TANTO JOGO DE GRAÇA AI,TOMARA QUE FAZER O DCU PIRATA MSM '-'

    ResponderExcluir
  11. Tempos depois desta critica o jogo é um sucesso tem cada vez mais adeptos. Ter poderes pra voar e avacalhar com algum vilão já compensa as horas e o tédio passa longe kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não demorou muito para o jogo fechar vários servidores e abrir gratuidade, isso não é sucesso

      Excluir
  12. como é que se dá para ser o green lantern grátis ?

    ResponderExcluir